Como investir em você para se tornar um profissional qualificado?

profissional qualificado

Tornar-se um profissional qualificado não é uma tarefa que acontece da noite para o dia. É por esse motivo que vale a pena aproveitar o período universitário para adquirir habilidades que vão ajudar você a ter sucesso na carreira.

Desenvolver diferenciais é importante para todo profissional. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e qualquer competência ou habilidade pode ajudar a se destacar entre os colegas.

A boa notícia é que a jornada universitária oferece o que você precisa para dar os primeiros passos para encarar essa realidade e criar uma perspectiva de carreira bem sucedida. Quer saber como começar a se preparar? Então, acompanhe este post e veja ótimas dicas!

Esteja por dentro das atualidades

Conhecer as novidades e continuar se atualizando é muito valioso para se desenvolver. Assim, é possível identificar as tendências e no que vale a pena investir no momento. Com isso, você consegue estar um passo à frente dos colegas e se destacar no mercado, além de se tornar um profissional cada vez mais inovador.

Para continuar se atualizando, é importante acompanhar o noticiário, ler livros e artigos relacionados à sua área de atuação, conversar com profissionais formados e, é claro, dedicar-se aos estudos.

Vale ressaltar que a sociedade atual consegue ter acesso às informações de maneira muito rápida. Por esse motivo, não tem como ficar para trás durante o período de formação. Investir na atualização é o primeiro passo que você pode dar, antes mesmo de começar o curso superior.

Aprenda um novo idioma

Vivemos em um mundo globalizado. Desse modo, por mais que você planeje construir a carreira no Brasil, é importante saber falar outros idiomas. Afinal, nunca se sabe com quais profissionais você vai precisar interagir, e a comunicação é uma habilidade indispensável para ter destaque na carreira.

O idioma mais indicado para o mercado de trabalho é o inglês, justamente por ter uma grande quantidade de pessoas que o compreende. No entanto, após dominar a língua inglesa, também é válido embarcar em novas línguas, como o francês, espanhol, mandarim e alemão.

Tenha um objetivo firme

É fundamental também que você tenha em mente aonde quer chegar com a carreira. Caso contrário, é muito mais difícil criar um planejamento profissional com base nas suas aspirações e expectativas.

Desse modo, o melhor a se fazer é definir um objetivo para a sua carreira logo durante o curso superior. Isso significa que você nunca mais poderá fazer outra escolha? Não. Apenas que existe uma meta definida e, assim, é possível criar estratégias para alcançá-la.

Caso as suas perspectivas mudem, ao menos, você já se acostumou com a ideia de definir um objetivo e, por meio dele, identificar as melhores estratégias para alcançá-lo. Desse modo, se houver mudanças de planos, basta estabelecer outras táticas para conquistar os novos desejos profissionais.

Trabalhe seu networking

As pessoas com as quais você se relaciona também têm de tudo para ajudar na sua qualificação profissional. Dentro do trabalho, no estágio, na sala de aula e, até mesmo, pelos corredores de sua instituição de ensino é possível encontrar pessoas com objetivos muito parecidos com os seus.

Compartilhar uma visão profissional com alguém é importante para criar uma conexão que pode ajudar muito na realização de seus objetivos no futuro. Sendo assim, por que não aproveitar o período universitário para começar o seu networking?

Participe de eventos especializados, frequente grupos de estudo, faça amizades na universidade e no trabalho. Tudo isso vai ajudar a fazer contatos profissionais e a ter novas visões da carreira.

Por meio do networking, é possível encontrar parcerias, abrir um negócio, receber indicações de emprego e, ainda, ter todo o apoio que você precisa receber para continuar o seu trabalho e investir ainda mais na carreira.

Conheça as Trilhas Customizáveis

As Trilhas Customizáveis são uma iniciativa da Cruzeiro do Sul Educacional para apoiar todos os seus estudantes na qualificação e no desenvolvimento profissional. Esse é um produto para você que deseja construir uma carreira sólida e bem-sucedida na área de interesse. Por meio das Trilhas, é possível ter acesso a um programa curricular flexível, que tem de tudo para ajudar na sua formação.

Tudo isso parte das suas próprias metas de carreira e de uma jornada de aprendizado moderna, que tem a ver com o que o mercado de trabalho do século 21 cobra dos seus profissionais.

Com as Trilhas Customizáveis, você pode escolher os conteúdos que vão complementar a sua formação e ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para se destacar na carreira dos seus sonhos.

Dessa forma, os alunos saem da graduação com um ótimo diferencial: conhecimento teórico e competências específicas para seguirem os seus caminhos profissionais, de acordo com o que o mercado espera e procura.

Não caia na zona de conforto

Se acomodar pode ser confortável, mas também é prejudicial para a carreira. Por esse motivo, tenha cuidado para não cair na zona de conforto. É fundamental estar em constante atualização, desenvolver suas habilidades e aprender novas coisas.

É por isso que reforçamos a importância de acompanhar as notícias e ficar por dentro de todas as novidades relacionadas com a sua área de atuação, mercado de trabalho, economia nacional, entre outras.

No entanto, existem ainda mais formas de sair da zona de conforto e investir na sua qualificação. Fazer cursos livres é um exemplo disso. Além disso, realizar atividades extracurriculares faz toda a diferença na sua jornada universitária e vida profissional.

Não pense que após o término do curso superior não será necessário investir na qualificação profissional. Fazer especializações ajuda a se aprofundar em um determinado assunto e a obter diversas vantagens na carreira, como maiores salários, melhores oportunidades no mercado de trabalho, mais chances de promoção no emprego e mais conhecimento sobre a área.

Como você viu, tornar-se um profissional qualificado não é uma tarefa fácil. No entanto, todo esse esforço é recompensado, principalmente considerando que, por meio de toda essa preparação, você pode conquistar uma carreira próspera na área que tanto sonhou.

Este post ajudou você a se inspirar para começar a investir ainda mais em sua vida profissional? Então, ajude os seus amigos a se motivarem também. Compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0