Entenda o que é um profissional interdisciplinar e como se tornar um

profissional interdisciplinar

O conceito de interdisciplinaridade reflete a interação entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento. Dessa forma, entende-se que o profissional interdisciplinar é aquele que pode transitar por várias áreas de sua profissão, sendo capaz de atuar de forma diversificada dentro de uma empresa.

Um profissional assim é multifacetado. Ele foge do perfil clássico, que pode ser altamente habilidoso, mas focado em uma única função.

Ao contrário, seu conhecimento interdisciplinar garante uma visão abrangente, acompanhada de características como resolução de problemas, agilidade nas tomadas de decisão, olhar estratégico em relação aos processos e serviços etc.

Veja agora como você pode se tornar um profissional interdisciplinar para ganhar mais destaque em sua atuação!

Atualize-se sobre as demandas

Fique atualizado quanto às demandas do mercado de trabalho, mantendo-se sempre de olho nas novidades e oportunidades. Isso vai ajudar a definir novos rumos e fazer escolhas inteligentes, ampliando suas possibilidades de carreira.

Aposte na integração

É possível integrar o seu trabalho a diferentes atividades dentro da empresa? Se sim, comece pelo seu ambiente atual de trabalho. Assuma uma postura comunicativa, proativa e interessada em explorar outros espaços em que seus conhecimentos possam ser aplicados.

Fortaleça o networking

Você já deve saber que uma boa rede de contatos pode abrir portas. Sendo assim, fortaleça o networking por todos os caminhos que puder, como:

  • colegas do trabalho atual e de empregos anteriores;
  • professores e colegas da época da faculdade;
  • presença ativa no LinkedIn e em grupos ou páginas profissionais de outras redes sociais;
  • participação em eventos corporativos.

Busque cursos de formação

Existem outras áreas ou atividades da sua profissão que você gostaria de conhecer melhor? Busque cursos rápidos de formação ou extensão para se qualificar. Conhecimento nunca é demais — aliás, quando se trata de melhorar seu perfil e se tornar um profissional interdisciplinar, quanto mais conhecimento, melhor.

Desenvolva novas habilidades

Não se trata apenas de repertório técnico. Habilidades pessoais também são essenciais para destacar alguém no ambiente de trabalho. Torna-se mais interessante quem tem competências emocionais e interpessoais, como:

  • inteligência emocional;
  • facilidade de expressão e comunicação;
  • bom relacionamento com os colegas;
  • gestão de conflitos;
  • espírito de liderança;
  • proatividade;
  • criatividade;
  • abertura às novidades.

Faça uma segunda graduação

Obter um segundo título de graduação certamente ajuda na formação de um profissional interdisciplinar. Você pode arriscar uma área totalmente diferente da sua ou escolher um curso que o habilite a desenvolver atividades específicas, mas ainda compatíveis com seu trabalho atual.

Por exemplo, se já é formado em Administração e exerce funções administrativas em uma empresa que precisa de pessoas com sólido conhecimento em Comércio Exterior.

Fazer cursos de pós-graduação também é importante para se aprofundar em diferentes áreas da sua profissão. E não é repetitivo dizer que você pode aproveitar a faculdade ou a pós para construir uma boa rede de contatos.

Na hora de escolher um novo curso, a qualidade do ensino fará toda a diferença. Os cursos oferecidos pelas instituições do grupo Cruzeiro do Sul têm tudo o que você precisa para se tornar um profissional interdisciplinar: grade curricular abrangente, corpo docente com sólida experiência, ótimas notas no Enade, entre outros indicadores acadêmicos.

Acesse agora a página institucional do grupo Cruzeiro do Sul Educacional e conheça nossas instituições!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0