4 dicas para se destacar como profissional do mercado financeiro

profissional do mercado financeiro

Se você gosta de profissões de Exatas, quer trabalhar com finanças e progredir profissionalmente, saiba que é importante saber se destacar como um profissional do mercado financeiro. De modo geral, é fundamental obter certificações específicas e estudar bastante para conquistar uma carreira exemplar.

Nos últimos anos, aumentou a demanda por pessoas capazes de identificar, analisar e gerar oportunidades no mercado. Além disso, a área financeira é uma das mais bem remuneradas e com ótimas possibilidades de trabalho. Portanto, vale a pena ter diferenciais para se destacar no ramo.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas para se tornar um bom profissional do mercado financeiro. Confira!

1. Busque a persistência

O mercado financeiro não é uma área que segue uma base tradicional, em que você trabalha de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Esse campo é exigente e as negociações podem acontecer em qualquer horário, independentemente do dia.

Além disso, é fundamental ter uma boa capacidade analítica e uma afinidade com os números. Tudo isso parece cansativo, mas com foco e persistência, chega o retorno financeiro e dias de férias tendem a ser uma realidade.

2. Invista em especializações

Mesmo que a sua trajetória de carreira ou a primeira formação não estejam muito relacionadas com o mercado financeiro, você pode potencializar a sua habilidade por meio de especializações, que proporcionam mais segurança no desempenho de suas funções.

Os cursos de longa duração são ótimas alternativas para quem deseja atuar nesse setor, pois se apresentam como oportunidades reais para ampliar a experiência.

3. Escolha a área de atuação que mais gosta

O mercado financeiro oferece ótimas oportunidades aos profissionais, com algumas áreas de atuação em alta. Veja algumas alternativas:

  • gerente de compliance — campo ideal para quem gosta de interpretar dados e tem alta capacidade analítica. A formação inicial está nas áreas de TI, Ciências Contábeis e Administração;
  • controller — é um defensor do acionista nas empresas. Os profissionais devem gerar relatórios que ajudam na tomada de decisão dos gestores de cada área da corporação;
  • analista financeiro — o profissional é responsável por gerar, planejar e analisar os recursos financeiros de uma empresa. Seu papel é garantir a rentabilidade nos investimentos e nas contas, além de verificar os recursos disponíveis.

4. Domine o Inglês

O Inglês é a principal língua dos negócios — e uma prova disso é que vários termos usados no mercado financeiro não são traduzidos para outros idiomas. Para expandir a sua chance de conquistar uma boa posição na área, a dica é investir em um bom curso.

Na atualidade, ter uma boa fluência nessa língua estrangeira deixou de ser um diferencial, para se tornar uma capacitação fundamental. Portanto, não fique para trás!

Agora que você já entendeu a melhor forma de se destacar como um profissional do mercado financeiro, saiba que é importante investir na formação para alcançar os melhores cargos. Aqui na Cruzeiro do Sul Educacional, você encontrará vários cursos livres e pós-graduações que complementam o seu aprendizado.

Gostou do conteúdo e quer conhecer os cursos oferecidos pela Cruzeiro do Sul Educacional? Então, acesse o nosso site e fique por dentro de mais informações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0