Saiba o que é ser um profissional de sucesso e como se tornar um com estas dicas

profissional de sucesso

Ser um profissional de sucesso é um dos objetivos de vida de boa parte das pessoas. Afinal, ter uma carreira bem-sucedida tem a ver com estabilidade financeira, reconhecimento no mercado, trabalho com paixão e alcance do sentimento de realização.

Para cada pessoa, algum desses fatores é o mais importante, afinal, o sucesso profissional é bastante subjetivo. Por isso, não existe uma receita de bolo para alcançar esse objetivo. Porém, algumas características e atitudes sempre fazem parte de uma jornada de sucesso.

Conhecê-las pode ajudar no desenvolvimento de seus próprios planos. Pensando nisso, preparamos este texto com algumas dicas para se tornar um profissional bem-sucedido. Confira!

O que significa ser um profissional de sucesso?

A resposta para o que é ser um profissional de sucesso pode variar muito. Para algumas pessoas, é receber salários avantajados e ocupar os cargos mais altos. Para outras, é a oportunidade de trabalhar com o que ama ou empreender no próprio negócio. Há, ainda, quem acredita que o sucesso é se tornar referência na sua área e deixar um legado de conhecimento.

Não existe certo ou errado. No entanto, você deve saber responder essa questão: sua definição de sucesso profissional vai guiar seu planejamento de carreira e motivar suas conquistas. Uma boa dica para descobrir o que significa ser bem-sucedido, é imaginar como gostaria que fosse sua vida profissional daqui a 15 ou 20 anos.

Como se tornar um profissional bem-sucedido?

Depois dessa reflexão, é hora de conhecer as características e atitudes que se relacionam a uma jornada de sucesso. Pegue papel e caneta e anote aí o que você precisa aperfeiçoar para chegar lá!

Planeje sua carreira

Alcançar o sucesso profissional por mero acaso é muito difícil. É claro que existem alguns sortudos por aí, mas contar apenas com a sorte é desperdiçar chances muito maiores de realização profissional com um planejamento pé no chão. Por isso, o primeiro passo para ter uma carreira bem-sucedida é planejá-la!

Isso significa projetar o caminho que você precisará percorrer até chegar naquela situação imaginada daqui a 15 ou 20 anos. A partir dessa projeção, poderá definir suas metas de curto, médio e longo prazo. Pense nas etapas da sua formação acadêmica, nos cargos que pretende ocupar e nas competências e habilidades que deve dominar.

Seja autêntico

Apesar de ser o objetivo de muita gente, o sucesso profissional não é alcançado pela maioria das pessoas. Basta olhar à sua volta, há sempre alguém reclamando do cargo, do salário, da estagnação profissional, dos sonhos abandonados e assim por diante. Isso quer dizer uma coisa: infelizmente, os profissionais bem-sucedidos são a exceção.

Agora, a exceção nunca é o comum, é sempre algo que se destaca em meio a um certo padrão. Por isso, o sucesso profissional e a autenticidade combinam muito. Ser autêntico quer dizer abraçar sua singularidade e não ter medo de pensar diferente, de buscar coisas que fazem sentido para você, mesmo que não sejam lugares-comuns.

Tenha responsabilidade

Autenticidade é diferente de extravagância, e é bom ter isso em mente. Afinal, outra característica importante dos profissionais bem-sucedidos é a responsabilidade. Apropriar-se da sua singularidade é ótimo, desde que você não fuja do bom senso e se lembre de que o seu trabalho impacta o de outras pessoas.

Por isso, aperfeiçoe sua capacidade de comprometimento, começando pelo básico. Cometer atrasos frequentes, por exemplo, significa pensar que o seu tempo é mais importante que o das pessoas à sua volta. Ter responsabilidade é fazer aquilo que deve ser feito e entender as implicações de seus atos no ambiente profissional.

Exercite a curiosidade

Os profissionais curiosos têm maiores chances de se tornarem bem-sucedidos, já que eles não se intimidam facilmente com desafios. O prazer em descobrir novas possibilidades é um grande estímulo para sair da zona de conforto e evitar a estagnação profissional.

Além disso, uma pessoa curiosa tem a tendência de reagir melhor às inovações e ter atitudes mais positivas quando se depara com grandes mudanças, pois está sempre pensando no que pode aprender de novo. Em resumo, a curiosidade beneficia a adaptabilidade, uma característica essencial no mercado de trabalho e que pode ser decisiva para o sucesso profissional.

Crie um bom networking

Quem tem contatos, tem tudo, já diz o ditado. Isso porque fazer um bom networking é sinônimo de ser visto por mais pessoas da sua área. Assim, há maiores chances de que todo o seu comprometimento e sua autenticidade sejam reconhecidos por quem pode abrir portas para o sucesso profissional.

Além disso, a rede de relacionamentos é uma rica fonte de trocas de experiências e aprendizados. Por meio do contato com colegas e sobretudo com referências da sua área, você poderá aperfeiçoar cada vez mais o seu perfil profissional. Por isso, vale a pena se fazer presente em cursos de especialização, simpósios, congressos, entre outras opções.

Não pare de se aperfeiçoar

Assim como a rede de relacionamentos é ótima para aprender sempre algo novo com outras pessoas, é importante investir no aperfeiçoamento constante dos seus conhecimentos. Quando não saímos daquela bolha do diploma, perdemos a oportunidade de descobrir coisas incríveis para a nossa formação.

Muitas vezes, essas descobertas podem estar na sala ao lado: ir lá, bater à porta e perguntar ao colega o que ele descobriu se torna o suficiente para transformar sua atuação profissional de uma hora para outra. Por isso, nunca deixe de fazer cursos de extensão, especialização, pós-graduação, cursos de idiomas, intercâmbios ou treinamentos.

Tenha automotivação

Por fim, a última dica para ser um profissional de sucesso é desenvolver a automotivação. Contar com recompensas é pedir para cair em um círculo vicioso de perda de engajamento: toda vez que a motivação externa não tiver resultados, você sentirá frustração e perderá o foco do seu plano de realização profissional.

Exercitar a automotivação, por outro lado, ajuda a adquirir constância — e esse é uma dos aspectos mais importantes para realizar qualquer objetivo. Não busque do lado de fora a motivação que necessita estar dentro de você, faça o que precisa ser feito porque deve ser feito, não porque alguém prometeu um aumento por isso.

Como a graduação ajuda a impulsionar sua jornada de sucesso?

Agora que conferimos algumas dicas importantes para ser um profissional de sucesso, vamos compreender por que a graduação tem um papel importante nisso. É durante a formação no Ensino Superior que adquirimos os conhecimentos e as técnicas necessárias para o exercício da profissão.

Então, fazer uma faculdade tem importância prática: o diploma garante aos recrutadores que você sabe fazer o que é exigido para determinado cargo. Contudo, a Universidade é uma experiência ampla para o desenvolvimento profissional de uma pessoa, pois ajuda a desenvolver competências e habilidades que fazem muita diferença no mercado de trabalho.

Também é durante o curso que você pode visualizar algumas das possibilidades de atuação na sua área e, a partir disso, abrir perspectivas para que entenda melhor o seu conceito de realização profissional. Em uma boa universidade, os alunos aprendem como pensar em um plano de carreira e alcançar objetivos.

Enfim, como vimos, não há uma fórmula mágica para ser um profissional de sucesso. Nem mesmo o diploma de ensino superior pode garantir uma carreira realizada no futuro. Porém, desenvolver as características que citamos e investir em uma formação de qualidade é um ponto de partida em comum aos profissionais bem-sucedidos.

Você tem alguma outra dica para ter uma carreira de sucesso? Ajude a enriquecer este conteúdo deixando seu comentário no post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0