Confira 5 passos para ser um profissional assertivo

profissional assertivo

Com o mercado de trabalho em constante evolução, muitos profissionais precisam buscar formas de se destacar perante a concorrência para conseguir uma boa colocação em sua carreira. Para isso, alguns chegam, até mesmo, a voltar a estudar ou buscar uma segunda graduação.

Porém, desenvolver algumas habilidades é tão importante quanto a formação. Ser um profissional assertivo é uma boa forma de chamar a atenção de seus recrutadores. Afinal, esse é o perfil de alguém que sabe se relacionar bem com os colegas e consegue conquistar o apoio das pessoas.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é um profissional assertivo e mostrar 5 passos para desenvolver essa habilidade. Continue a leitura e acompanhe!

Como é o perfil de um profissional assertivo?

Assertividade é a capacidade de respeitar as crenças, os pensamentos e os sentimentos próprios e de outras pessoas. Além disso, ela ajuda a manter uma comunicação clara e aberta, de forma a não prejudicar os direitos de ninguém.

Um profissional assertivo, portanto, consegue analisar todos ao seu redor antes de se posicionar em uma conversa, sem ofender os demais. Ele é educado, assume os próprios erros e compartilha com a equipe os acertos, parabenizando a todos pelas ações acertadas.

Como ser um profissional assertivo?

Por considerar sempre os desejos e as necessidades de todos, além dos seus próprios, o perfil assertivo está sendo cada vez mais procurado pelos recrutadores das empresas, pois esse profissional ajudará os líderes a conquistar o apoio dos demais colaboradores e obter o melhor rendimento das equipes. 

Por isso, a seguir, confira algumas dicas para desenvolver essa habilidade!

1. Avalie o seu comportamento

O primeiro passo é avaliar o seu comportamento. Se você estiver agindo apenas de acordo com os seus interesses, comece a levar em consideração também as necessidades dos seus colegas.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Dessa forma, você não apenas dará um passo importante em direção à assertividade, como também ganhará aliados importantes nessa jornada.

2. Desenvolva a sua comunicação

Não importa se você ainda está na universidade ou se já entrou no mercado de trabalho: a comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de relacionamento, profissional ou pessoal. 

Portanto, procure desenvolver a sua comunicação de forma a garantir que todos entendam o que você fala, para que a mensagem esteja sempre clara.

3. Expresse-se de forma positiva

Os sentimentos podem ser contagiantes, principalmente em momentos de crise. Portanto, busque se expressar de forma positiva, para que mesmo os problemas mais difíceis sejam encarados com uma ótica mais otimista por toda a equipe, aumentando as chances de sucesso.

4. Desenvolva a sua inteligência emocional

O profissional assertivo é aquele que consegue desenvolver a inteligência emocional, controlando os seus sentimentos de forma a se comunicar com clareza e tranquilidade.

Dessa forma, ele se tornará mais objetivo e confiante em sua fala, demonstrando maturidade para tomar decisões e lidar com as consequências delas.

5. Aprenda a entender o outro

Por fim, é importante entender a forma como as pessoas ao seu redor agem e se comunicam. Assim, você não apenas demonstra respeito, como facilita a comunicação e o relacionamento profissional.

Como vimos, ter o perfil de um profissional assertivo demonstra a capacidade de manter bons relacionamentos com as pessoas ao seu redor, o que é uma habilidade muito bem-vista pelo mercado de trabalho. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e desenvolva esse comportamento ainda na faculdade!

Se você conhece alguma outra dica para a manutenção do comportamento assertivo, compartilhe-a conosco nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0