Profissão cientista: a importância do profissional para a sociedade

profissão cientista

Dedicar a vida em prol de pesquisas, encontrar soluções para tornar o dia a dia da sociedade mais prático e desenvolver estudos que explicam fenômenos da natureza, comportamento de seres vivos, entre outros assuntos, é o que pessoas da profissão cientista fazem.

A área da ciência é uma das mais promissoras e necessárias para o mundo. Afinal, é por meio dela que novos dispositivos eletrônicos são criados, que medicamentos e tratamentos para várias doenças surgem, que aspectos da natureza são compreendidos e que formas de viver em sociedade são estudadas e aprimoradas.

Se você tem interesse em seguir essa carreira ou, pelo menos, quer saber mais sobre como os profissionais da ciência trabalham, este post é perfeito para tirar as suas dúvidas. Acompanhe e entenda a importância dos cientistas para a sociedade!

Como é ser cientista no Brasil?

No Brasil, existem diversas pessoas que promovem pesquisas de grande qualidade, algumas até com impacto mundial. Para se tornar um cientista no país, é necessário dedicar diversos anos de estudo para fazer a graduação e pós-graduação (geralmente mestrado e doutorado).

Além disso, mesmo após conquistar todos esses títulos de ensino superior, o desenvolvimento profissional não para, sendo necessário investir diversas horas de estudo diárias para dar continuidade às suas pesquisas.

Entretanto, assim como todas as profissões, existem desafios enfrentados por quem deseja ser cientista. Apesar de ser uma carreira de prestígio, o Brasil ainda tem pouco investimento em pesquisa e tecnologia. Sendo assim, muitas pessoas optam por deixar o país em busca de uma maior remuneração e de melhores recursos para desenvolver os seus estudos.

Qual é a importância da pesquisa para a sociedade?

Como visto, a profissão cientista tem grande relevância na sociedade devido às suas produções que ajudam a promover mais bem-estar e facilidades para o dia a dia das pessoas. A seguir, entenda como o trabalho científico se reverte em vantagens para a população!

Avanços na tecnologia

O seu celular, computador, televisão ou qualquer dispositivo eletrônico que esteja à sua vista, provavelmente, foi idealizado por um cientista. Seja na parte externa ou no sistema que faz com que esses aparelhos funcionem, a ciência fez parte do seu desenvolvimento.

Além disso, grandes avanços tecnológicos foram conquistados devido aos trabalhos de profissionais cientistas. A Inteligência Artificial, por exemplo, é resultado de anos de estudo da Ciência da Computação, Neurociência, Psicologia e diversas áreas do conhecimento.

É inegável que a evolução da tecnologia permitiu que as pessoas tivessem uma maior praticidade na vida. Uma prova disso é pensar em como os estudantes faziam pesquisas há cerca de 25 anos, com enciclopédias e idas às bibliotecas. Atualmente, basta alguns segundos para achar o que precisa em sites de busca.

Avanços em medicamentos e saúde

Outra das maiores contribuições da ciência para a sociedade é em relação à área da saúde. Durante a Primeira Guerra Mundial, muitos soldados morriam por conta de infecções em seus ferimentos. Com a descoberta dos antibióticos, a redução da mortalidade por conta de infecções bacterianas foi enorme.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

No contexto da pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2, conhecido como novo coronavírus, a ciência se mostra novamente de extrema importância para salvar vidas e retornar progressivamente à normalidade. O desenvolvimento atual de uma vacina é fruto da união e dedicação de cientistas das mais variadas áreas de atuação.

Os tratamentos de doenças como câncer, AIDS, epilepsia, entre várias outras, também são desenvolvidos pela ciência diariamente e em todo o mundo, a fim de promover uma maior chance de cura e recuperação de pacientes.

Evolução de produtos e serviços por meio de pesquisa

O conhecimento científico também é aplicado na criação e aprimoramento de produtos e serviços usados pela sociedade. Combustíveis renováveis, por exemplo, passaram a ser usados depois de estudos de estabilização de substâncias para que o uso se torne seguro e eficiente.

Outro exemplo de onde a ciência é aplicada é na fabricação de carros mais seguros e com novas funcionalidades, por meio do estudo de Mecânica e de outras áreas da Física. Esses são apenas alguns de inúmeros casos que podem ser citados para mostrar como o trabalho da profissão cientista está mais inserido na sociedade do que percebemos.

Onde um cientista pode trabalhar?

Essa é uma das primeiras perguntas das pessoas que se interessam em seguir essa carreira. É por isso que vamos listar abaixo as principais oportunidades e possibilidades de atuação da profissão cientista!

Mercado de trabalho

Existem muitas vagas de emprego para cientistas em empresas privadas. O mercado de trabalho para um profissional formado em uma área da ciência é bem amplo. Ele pode atuar, inclusive, em setores administrativos, dependendo de sua especialização.

Produção industrial

Os estudos científicos contribuem muito para a produção de diversos produtos, sejam eles da indústria farmacêutica, automobilística, alimentícia ou cosmética. Por isso, esses espaços se tornam outra possibilidade de atuação de um cientista. 

Universidades

A docência é uma das principais atuações de um profissional da ciência, pois a maioria das universidades oferece espaço para que os cientistas possam desenvolver as suas pesquisas. Para seguir uma carreira acadêmica e dar aula para o ensino superior, no entanto, é necessário ter mestrado e, na maioria das vezes, doutorado.

Laboratórios

Os laboratórios são outras possibilidades para que um cientista possa exercer a sua profissão, principalmente pessoas formadas na área da Saúde, Química e Biologia. Muitos espaços privados buscam esse tipo de profissional para dar início ou sequência a pesquisas.

Qual é a importância da graduação para cientistas?

Como você pôde perceber, a capacitação por meio de uma graduação é imprescindível para se tornar cientista. Inclusive, o mestrado e doutorado também são de grande importância para se destacar profissionalmente no mercado e adquirir mais conhecimento específico.

Apesar dos desafios, a profissão cientista tem uma grande influência e importância para o desenvolvimento da sociedade. Entender como o seu trabalho afeta o nosso dia a dia de uma forma positiva é importante para valorizar os profissionais e para se inspirar a seguir a carreira.

Gostou deste post? Quer ler mais assuntos sobre ciência? Então entenda o que é iniciação científica e veja como trabalhar com pesquisa desde a graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0