Confira 6 dicas para melhorar sua produtividade nos estudos

produtividade nos estudos
Powered by Rock Convert

Nem sempre é fácil manter a produtividade nos estudos, não é mesmo? No entanto, ela é fundamental para aproveitar bem o curso superior escolhido e aprender os conteúdos das aulas.

A boa notícia é que tem muitas estratégias que você pode utilizar para ter mais foco nos estudos. E é por isso que trouxemos um post repleto de dicas para ajudar a aumentar a produtividade no dia a dia.

Tem interesse em saber como melhorar a concentração e o rendimento nos estudos? Então, acompanhe este post e experimente colocar em prática as 6 dicas a seguir!

1. Monte um cronograma realista de estudos

Para guiar a sua rotina, nada melhor que montar um cronograma. Assim, você gasta menos energia no começo do dia, sem precisar se organizar a cada jornada de estudos, pois já tem em mente o que precisa fazer. Só que, para isso dar certo, é preciso fazer um plano realista e eficiente, ok?

2. Tenha um ambiente adequado para estudar

Você sabia que o lugar em que você estuda tem tudo a ver com a sua produtividade? Ambientes muito barulhentos, com pouca iluminação e com vários estímulos que atraem a sua atenção não vão ajudar muito a focar o que precisa ser estudado.

Desse modo, monte um cantinho silencioso e confortável para aproveitar ao máximo os momentos de aprendizado.

3. Defina o melhor horário para você

Engana-se quem pensa que é necessário acordar todos os dias às 5 horas da manhã para ter uma boa produtividade. O ideal é encontrar o horário em que você rende melhor e tem mais facilidade para manter a concentração.

Algumas pessoas, de fato, são matutinas e têm um maior desempenho nas primeiras horas do dia. Outras só conseguem se concentrar após o almoço, depois de resolver as pendências do dia. Tem até mesmo quem prefira a noite ou a madrugada, em que há mais silêncio para estudar. Sendo assim, confira o melhor horário para você e aproveite-o da melhor forma possível.

Powered by Rock Convert

4. Elimine as distrações

De nada adianta preparar um bom ambiente, montar um cronograma de estudos realista e encontrar os seus horários de produtividade, se quando você senta para estudar acaba se distraindo com a TV, celular ou outras abas do computador.

Por esse motivo, lembre-se de eliminar todas as distrações que estão à sua volta. Quem tem o hábito de dar uma olhadinha nas redes sociais o tempo todo pode, por exemplo, deixar o celular em outro cômodo e só pegá-lo na hora das pausas.

5. Use as melhores técnicas de estudo para você

Existem diversas técnicas que podem ajudar você a potencializar os estudos. A pomodoro, por exemplo, ajuda a focar totalmente uma tarefa por um curto período e dá cerca de 5 minutos de pausa entre um ciclo e outro de concentração plena.

Por outro lado, o estudo intercalado ajuda a variar os tipos de conteúdos a serem estudados, de modo que o seu aprendizado é melhorado, sendo mais fácil se recordar dos assuntos vistos.

6. Conte com o auxílio da tecnologia

A tecnologia está aí para ajudar todo mundo a ter um dia a dia mais prático, e você pode abusar dos aplicativos e programas para ajudar na sua produtividade. Por isso, encontre apps que tragam benefícios para a sua rotina, de acordo com as suas necessidades.

Como visto, manter a produtividade nos estudos, apesar de ser um desafio para muitas pessoas, é totalmente possível ao utilizar alguns truques estratégicos. Isso é fundamental para ser um aluno protagonista de sua própria carreira durante o curso superior e, assim, conseguir melhores oportunidades de emprego e salários no futuro.

Gostou do post? Então, veja também como aumentar a motivação para colocar essas dicas de estudo em prática agora mesmo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0