6 dicas para ter mais produtividade no trabalho

produtividade no trabalho

Você já teve a impressão de que o rendimento das suas tarefas não corresponde ao tempo dedicado à sua rotina profissional? Acredite, isso acontece com muita gente e pode indicar um problema cada vez mais comum na atualidade: baixa produtividade no trabalho.

Com dias corridos e tanta informação para absorver, acabamos deixando várias coisas pela metade. A boa notícia é que dá para contornar a situação com novos hábitos. Então, acompanhe as nossas 6 dicas e saiba como ter mais produtividade no trabalho.

1. Organize o dia antes de dormir

Não há nada pior que acordar tentando lembrar de tudo o que precisa ser feito. Sem um planejamento, a chance de você tomar seu café mergulhando em preocupações é enorme. Isso só gera ansiedade e perda de foco, prejudicando a produtividade.

Uma saída para iniciar o dia a todo vapor é prever os compromissos na noite anterior. Bastam alguns minutos para refletir e anotar os próximos afazeres. Assim, nada será esquecido e você terá mais resultados para se destacar no trabalho.

2. Comece pelas tarefas essenciais

Os primeiros horários de trabalho tendem a ser mais produtivos; portanto, faça bom proveito. O ideal é que esses períodos sejam reservados às atividades prioritárias, que precisam ser concluídas com urgência ou que exigem maior atenção.

Pode ser difícil resistir à procrastinação, principalmente quando a tarefa apresenta um alto grau de complexidade. No entanto, ao resolvê-la com antecedência, você vai eliminar aquela temida sensação de angústia que dificulta a concentração.

3. Finalize uma atividade por vez

Ser multitarefas pode ajudar em algumas ocasiões, mas tome cuidado para não acabar prejudicando a qualidade dos processos. Uma forma de melhorar nesse aspecto é se desafiar a terminar uma quantia específica de atividades por dia.

Não se preocupe com detalhes que possam ser aprimorados em outros momentos. A proposta é focar em cada item com o mesmo nível de esforço e comprometimento, de modo a garantir entregas constantes todos os dias. Assim, você aumenta a produtividade no trabalho e não acumula responsabilidades.

4. Faça pausas para recarregar a energia

Permanecer horas em frente ao computador ou participando de reuniões não significa que você está aproveitando bem o seu tempo. Afinal, depois de tanto esforço, o cérebro precisa de um descanso para que continue desempenhando suas funções com eficiência.

O período ideal de pausa pode variar conforme o tipo de tarefa e o perfil de cada indivíduo. Cerca de 15 minutos ociosos entre uma atividade e outra tende a ser suficiente, desde que você realmente use esse tempo para se desligar do trabalho. Tire o momento para apreciar uma bebida, alongar o corpo ou apenas observar uma paisagem.

5. Desabilite as notificações dos dispositivos

Distrações são verdadeiras inimigas da produtividade, e você deve buscar forma de eliminá-las. Algumas ocorrências, claro, não estão sob nosso controle (como ruídos da rua ou barulho da vizinhança), mas há muita coisa que pode ser melhorada dentro do ambiente de trabalho.

Ao desabilitar notificações de mensagens, aplicativos e programas, por exemplo, é possível ter um ritmo constante de produção. A ausência de sons e de imagens estimulantes também evita a poluição visual e sonora. Para quem trabalha com outras pessoas, isso ajuda a melhorar a comunicação de toda a equipe, prevenindo erros e desentendimentos.

6. Utilize técnicas e ferramentas

Já tentou adotar recursos desenvolvidos especialmente para a otimização do tempo e o aumento da produtividade? Muitos podem ser encontrados na forma de softwares ou aplicativos e, por conta da facilidade de uso, tornam-se ótimos aliados de qualquer profissional.

A técnica Pomodoro, por exemplo, propõe a divisão dos trabalhos em blocos de 25 minutos intercalados com breves pausas para que você dê o máximo em cada período. Já o app Rescue Time contabiliza o tempo gasto em cada atividade e gera relatórios precisos sobre o seu desempenho diário.

Vale destacar que todas as práticas listadas têm sua importância, mas funcionam melhor quando aplicadas de forma simultânea. Então, nossa última recomendação é que você faça o experimento de adotar o conjunto e observar as mudanças sobre a produtividade no trabalho.

Ainda não tem cadastro na nossa newsletter? Inscreva-se agora e garanta acesso imediato aos próximos conteúdos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0