Está com preguiça de estudar? Saiba como deixá-la de lado

preguiça de estudar

Tem sentido mais preguiça de estudar recentemente? Saiba que isso é totalmente normal. Momentos de desmotivação ocorrem com todas as pessoas, mas é importante não deixar que isso se torne um empecilho para alcançar seus objetivos.

Quando o assunto é preguiça de estudar, é fundamental saber diferenciar cansaço de procrastinação. Em alguns casos, pode ser o seu corpo falando que é necessário realizar uma pausa para relaxar; em outros, é apenas falta de energia.

Neste post, vamos mostrar como driblar as situações de preguiça e manter um bom ritmo de aprendizado no dia a dia. Acompanhe e saiba mais!

Tenha uma rotina constante de estudos

Para começar, que tal estabelecer um padrão que serve como gatilho para o seu cérebro focar os conteúdos? Montar uma rotina de estudos online ou presencial é uma maneira de se acostumar com o ritmo e evitar a procrastinação.

Para isso, é importante estabelecer os horários que serão dedicados exclusivamente para os estudos. Além disso, organizar-se para seguir o cronograma planejado faz toda a diferença.

Utilize técnicas de estudo

Quer mais uma maneira de evitar a preguiça na hora de estudar? Então, aposte em técnicas que ajudam a manter o foco e a melhorar a produtividade. Existem diversos métodos, como estudo intercalado, mapas mentais e Pomodoro, que proporcionam esses benefícios.

Faça uma coisa de cada vez

Às vezes, o que está causando essa desmotivação é o excesso de tarefas. Sabe aquele dia em que tem tanta coisa para fazer que chega a dar preguiça de começar? Quando isso ocorre com frequência, é natural ter uma queda no rendimento.

Uma solução viável para esse caso é fazer uma atividade por vez. Comece definindo as prioridades, principalmente aquelas que estão com o prazo mais apertado, e tente manter o foco em apenas uma tarefa. Contar com um bom planejamento ajuda a driblar a ansiedade e a seguir essa ideia com mais facilidade.

Motive-se

O que faz com que você se mantenha nos estudos? Certamente, existem diversas razões que motivam o seu aprendizado. Mas pode ser que, às vezes, elas sejam esquecidas. 

Sendo assim, já pensou em criar um esquema de motivação diária? É possível, por exemplo, fazer uma lista com os principais motivos pelos quais você está estudando, colar na parede uma imagem de seu principal objetivo ou escrever frases que incentivam a dar o seu melhor.

Priorize as matérias mais importantes

Dar prioridade às tarefas difíceis e de maior importância é outra estratégia que você pode usar para diminuir a preguiça de estudar. Para isso, faça uma lista com as matérias mais urgentes e que precisam de atenção. A partir disso, é possível fazer um planejamento dos estudos eficiente.

Além disso, é necessário apostar em dicas de saúde mental. O primeiro passo, inclusive, é sempre reservar um tempo para descansar o corpo e a mente. Desse modo, é possível construir uma rotina saudável e se livrar da preguiça de estudar com muito mais facilidade.

Gostou do post? Então, continue lendo mais conteúdos como este. Para isso, é só acompanhar as nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn e no YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0