6 principais pós-graduação na área da saúde

pós-graduação na área da saúde

Com o mundo mudando cada vez mais rápido, é inegável a necessidade de continuar os estudos para acompanhar essas transformações depois de concluir o curso superior. Nesse cenário, uma pós-graduação na área da saúde tem um grande peso no currículo de quem escolheu esse ramo para trabalhar e contribuir com a sociedade.

Esse setor tão indispensável é, sem sombra de dúvida, um dos mais valorizados e promissores para quem quer construir uma carreira de sucesso. Assim, vale a pena se especializar para aprimorar os conhecimentos e ter acesso às melhores oportunidades do mercado de trabalho.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 importantes opções de pós-graduação na área da saúde para você conhecer e começar a se preparar para o futuro. Confira!

1. MBA de Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde

A primeira especialização da nossa lista é voltada para profissionais que querem ocupar cargos de liderança em instituições de saúde. Nesse curso, o foco é desenvolver habilidades e competências para gerir, por meio de um planejamento estratégico, hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde públicos e privados.

Com uma carga horária de 450 horas, o MBA de Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde inclui as seguintes matérias, entre outras, em sua grade curricular:

  • Economia da Saúde — Bioestatística e Gerenciamento de Recursos;
  • Gestão de Capital Humano — Higiene Ocupacional e Promoção da Saúde;
  • Logística e Gestão de Suprimentos em Serviços de Saúde;
  • Políticas Sociais e de Saúde.

2. Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar para Enfermeiros

Uma das profissões da área da saúde de maior destaque, a Enfermagem oferece diversas possibilidades de especialização. Uma delas é a pós-graduação em Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar, que prepara profissionais para reconhecer os graus de gravidade em situações de urgência e emergência, além de oferecer um atendimento sistematizado e humanizado aos pacientes.

O curso tem 410 horas de duração e busca desenvolver o raciocínio crítico e reflexivo do profissional de Enfermagem por meio de conteúdos como os que listamos a seguir:

  • Assistência de Enfermagem no Atendimento ao Paciente Politraumatizado;
  • Assistência de Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar;
  • Emergências Clínicas;
  • Interpretação de Exames Laboratoriais e de Imagem.

3. Psicologia Hospitalar e da Saúde

Essa é uma pós-graduação na área da saúde especificamente voltada para psicólogos. Nesse curso, o foco é o atendimento de pacientes no contexto hospitalar, especialmente aqueles internados, oferecendo apoio psicológico tanto aos pacientes quanto aos seus familiares e até mesmo aos demais profissionais de saúde. Assim, o profissional atua em ambulatórios, enfermarias, unidades de terapia intensiva, entre outros ambientes.

A especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde tem carga horária de 500 horas e contempla as seguintes matérias, entre muitas outras, em sua grade curricular:

  • A Psicologia na Assistência de Alta Complexidade;
  • O Trabalho do Psicólogo na Atenção Primária à Saúde;
  • O Atendimento Psicológico na Pediatria;
  • O Atendimento Psicológico no Contexto Hospitalar para Adultos e Idosos.

4. Saúde Coletiva com Enfoque no Gerenciamento de Serviços

Mais uma pós-graduação direcionada a quem tem interesse na área de Gestão em Saúde, esse curso aborda as políticas públicas de saúde vigentes, com enfoque especial na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e seu funcionamento. Desse modo, prepara profissionais para promover a saúde e a qualidade de vida da população por meio de programas sociais de atendimento.

A especialização em Saúde Coletiva com Enfoque no Gerenciamento de Serviços tem duração de 450 horas e inclui temas como:

  • Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica;
  • Políticas de Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Políticas Públicas de Saúde Mental, do Adulto, do Idoso, da Mulher e da Criança;
  • Vigilância Sanitária, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.

5. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Uma das grandes vantagens da pós-graduação é a chance de adquirir novos conhecimentos e direcionar a carreira para um determinado setor. Assim, essa especialização é uma maneira de o profissional formar uma base sólida de conhecimentos sobre recursos terapêuticos que não fazem parte da medicina convencional, mas podem ser usados como tratamentos adicionais.

As Práticas Integrativas e Complementares são voltadas para a prevenção e tratamento de depressão, hipertensão e outras doenças crônicas. Por isso, é uma pós-graduação na área da saúde que está em alta. Com uma carga horária de 450 horas, a grade curricular desse curso aborda temas como os que listamos aqui:

  • Bases da Meditação;
  • Naturopatia com Ênfase em Aromaterapia e Cromoterapia;
  • Plantas Medicinais e Fitoterapia;
  • Reflexoterapia.

6. Saúde e Segurança do Trabalho

O curso capacita profissionais para avaliar ambientes e condições de trabalho, identificando os riscos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, a fim de prevenir sua ocorrência. Especialistas nessa área são requisitados pelos mais diversos segmentos do mercado, o que significa que essa é uma formação interessante para quem busca expandir suas oportunidades de carreira para além da área da saúde.

A pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho tem duração de 460 horas e seu conteúdo curricular engloba matérias como:

  • Epidemiologia e Vigilância em Saúde;
  • Higiene do Trabalho — Riscos Físicos, Químicos e Biológicos;
  • O Ambiente e as Doenças do Trabalho;
  • Saúde Laboral e Segurança no Trabalho.

Além de conhecer essas ótimas opções de pós-graduação na área da saúde, é fundamental saber escolher uma excelente instituição de Ensino Superior para obter a formação desejada. Para começar, busque uma que tenha tradição e uma boa reputação entre estudantes e profissionais. O grupo Cruzeiro do Sul Educacional, por exemplo, já está no mercado há mais de 50 anos.

Também é importante conferir o corpo docente do curso, observando se é formado majoritariamente por mestres e doutores, e a infraestrutura da instituição. Afinal de contas, você precisa ter certeza de que ela oferece as condições adequadas para seus estudos.

Seguindo essas dicas, fica mais fácil selecionar uma instituição de excelência para cursar a sua pós-graduação na área da saúde e conquistar uma formação de qualidade. Desse jeito, você vai se destacar entre os profissionais em alta no mercado e conseguir as oportunidades de crescimento na carreira que sempre quis.

Então, o que achou das especializações que apresentamos aqui? Já sabe qual delas mais despertou o seu interesse? Entre em contato conosco para saber mais sobre esses cursos e conhecer toda a infraestrutura da Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0