6 motivos para ter um curso superior

por que fazer um curso superior

Saber por que fazer um curso superior é algo que muitos jovens devem se questionar. Hoje, temos uma variedade muito grande de opções e, talvez, a faculdade ainda seja algo muito distante. No entanto, se você quer escolher uma profissão em uma área promissora e passar por um processo de aprendizagem de qualidade, é muito importante começar a buscar informações desde cedo. 

A verdade é que os profissionais que se apresentam no mercado de trabalho com uma graduação têm mais oportunidades de encontrar vagas melhores e um salário que seja adequado ao seu tempo de dedicação aos estudos na faculdade.

Foi pensando nessa fase de dúvida dos jovens que trouxemos este conteúdo! Aqui, você descobrirá por que fazer um curso superior e por qual razão ele tornará o seu perfil profissional mais forte. Confira!

Por que fazer um curso superior? 

Ter um curso superior é um grande diferencial no mercado de trabalho. Isso porque você se apresenta para uma vaga de trabalho como um especialista em uma área, à qual dedicou anos de sua vida para aprender e aprofundar os seus conhecimentos. Assim, a faculdade oferece a qualificação e permite preencher os pré-requisitos de formação, tornando tanto a sua experiência quanto o seu perfil mais interessantes.

Mesmo com todos os pontos positivos, é comum que alguns jovens ainda fiquem em dúvida se vale a pena ou não investir em um curso superior. Se você ainda tem esse questionamento, veja abaixo quais são os maiores motivos para fazer uma faculdade! 

1. Ter crescimento pessoal

Quando procuramos por depoimentos de pessoas que passaram pela faculdade, é comum ouvirmos que, além de influenciar o futuro profissional, a faculdade foi um aprendizado para a vida. Mas por que será que isso acontece?

Ao entramos no ensino superior, lidamos com professores e responsáveis técnicos que já estão há anos no ramo, são especialistas, trabalham com pesquisas e têm muita experiência para passar para os seus alunos. 

Sendo assim, quando vamos para a faculdade, aprendemos muito sobre a área escolhida, mas, se formos interdisciplinares e dinâmicos, podemos aproveitar todas as oportunidades que um curso superior oferece. Assim, aprenderemos a:

  • lidar com um grupo de colegas que futuramente poderão ser nossos companheiros de trabalho;
  • trabalhar com perfis diferentes;
  • lidar com problemas que serão próximos daqueles que encararemos futuramente na vida profissional.

Além disso, você também poderá participar de vários projetos e extensões, e isso com certeza trará um certo impacto para a sua carreira. Ao assumirmos as responsabilidades da vida acadêmica, passaremos por um processo de amadurecimento que é muito valorizado no mercado de trabalho.

2. Estudar o que você gosta

É comum estarmos no Ensino Médio e termos dúvidas sobre qual área seguir. Pesquisamos, lemos e conversamos com profissionais. No entanto, nós só saberemos como é realmente estar dentro de uma área quando começarmos os estudos. 

Uma grande vantagem é que a faculdade nos dá um pouco mais de liberdade de escolha do que o ensino básico. Por exemplo, se você optar por fazer um curso de Letras, poderá se especializar em literatura, linguística ou língua estrangeira e ter o foco de seus estudos nos autores ou nas teorias com que se sente mais confortável.

Outra hipótese: se você escolher o curso de enfermagem, pode optar por especializar-se em obstetrícia, pediatria e neonatologia, saúde mental, UTI, enfermagem oncológica, entre outras diversas opções. 

Portanto, é possível que, mesmo dentro de uma área, você encontre outra afim para se realizar profissionalmente. 

3. Ter maior chance de empregabilidade

Quando um profissional vai para o mercado de trabalho apresentando o seu diploma de formação, ele é visto como alguém que traz uma bagagem importante de aprendizagem e que tem muito a contribuir. Além disso, quando você sai da faculdade e procura por um emprego, tem uma ampla visão da sua área e sabe qual é o melhor ramo para procurar emprego.

Além disso, os profissionais que têm ensino superior possuem uma estabilidade maior. Isso porque é comum que eles busquem se atualizar, desempenhem as suas funções com um arcabouço maior de conhecimento e apresentem um currículo mais completo, sendo difícil encontrar outro profissional com as mesmas qualificações.

4. Contar com oportunidades de bons salários

Quem tem o ensino superior encontra maiores salários no mercado profissional. Isso acontece porque esse profissional já tem uma maior valorização devido ao tempo dedicado ao estudo. Um exemplo bem comum são os concursos. Algumas pessoas procuram prestar um concurso assim que saem do ensino médio, no entanto, o salário para esse nível de escolaridade é mais baixo. 

Se você se prepara, faz uma faculdade e opta por prestar um concurso na sua área, verá que os valores pagos aos profissionais são muito mais altos, seja na área da engenharia, da saúde, da comunicação, da tecnologia ou da pesquisa. Além disso, é importante ressaltar a oportunidade de ter uma estabilidade financeira, um sonho de muitas pessoas.

5. Construir conhecimento teórico, prático e pessoal

Determinados cursos, por terem uma duração muito pequena, costumam ter foco apenas em um tipo de formação. Sendo assim, o profissional obtém um conhecimento mais raso, de forma que sabe resolver apenas parte dos impasses que aparecem. Por isso, acaba por procurar por outros especialistas que ajudem a solucionar situações mais complexas.

Já a faculdade consegue trazer para a nossa instrução um conhecimento teórico, prático e pessoal, fazendo com que o profissional saia com uma formação mais completa e consiga lidar com diferentes adversidades que podem surgir no trabalho.

6. Ampliar a visão de mundo

Já imaginou poder ampliar os seus horizontes e conhecer outros lugares? A partir da faculdade, esse sonho pode se tornar realidade! Existem alguns programas, como o Erasmus, Rotary, Aiesec, entre outros, que oferecem oportunidades de intercâmbio com auxílio financeiro e possibilidade de financiamento.

Além dos intercâmbios, a faculdade é também uma ótima oportunidade para investir no seu networking, pois lá você conhecerá diversos profissionais com histórias muito diferentes e estabelecerá relações, amizades e parcerias que podem ser muito produtivas no futuro.

Quais são os diferenciais da Cruzeiro do Sul?

A Cruzeiro do Sul atua desde 1965 com o objetivo de transformar vidas e realidades por meio da educação de qualidade. Compreendemos que é preciso formar um profissional completo, que seja um agente de transformação quando for para o mercado de trabalho. Por isso, investimos em protagonismo, desenvolvimento profissional e construção do projeto de vida e do plano de carreira de cada estudante.

Então, agora que você já sabe por que fazer um curso superior, é importante começar a procurar por um lugar que traga uma aprendizagem moderna e inovadora, assim como por um corpo docente qualificado e com muita experiência. Tudo isso você encontra na Cruzeiro do Sul!

Se quiser saber mais sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0