Entenda o que é e como funciona um polo EAD

polo ead

Quem está pensando em fazer um curso a distância provavelmente já se perguntou como funciona um polo EAD. Afinal, esse ambiente fará parte da rotina do estudante ao longo de sua jornada acadêmica.

Então, conhecê-lo a fundo é importante para saber como o polo contribuirá para o seu desenvolvimento e formação, aproveitando ao máximo as vantagens da EAD.

É imprescindível que o local tenha a infraestrutura adequada para receber bem os alunos em todas as atividades presenciais, como provas e trabalhos. Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o polo EAD. Continue a leitura e faça uma escolha inteligente para o seu futuro profissional!

O que é o polo EAD?

Mesmo na educação a distância, na qual os conteúdos são mediados de forma online, o Ministério da Educação (MEC) exige que as universidades tenham um polo EAD à disposição do aluno. A intenção é tornar mais próximo o contato entre o estudante e a instituição, como forma de complementar as atividades desenvolvidas no meio virtual.

Trata-se de uma unidade operacional que dará todo o apoio que os graduandos necessitam, seja na realização das atividades presenciais, seja na resolução de questões administrativas com as secretarias dos cursos. É como se o polo representasse um ponto de referência para os alunos, que poderão trocar novas experiências a cada encontro.

Quais são as suas características?

Um polo EAD é composto das instalações necessárias para a realização de provas, apresentação de trabalhos e avaliações de desempenho, entre outras atividades do universo acadêmico. Por isso, a infraestrutura deve ser a melhor possível, com laboratórios para as aulas práticas, bibliotecas completas e equipamentos disponíveis.

Inclusive, o polo pode funcionar como uma extensão do local de estudo do aluno. Geralmente, quem faz uma faculdade EAD tem seu próprio ambiente de aprendizagem em casa. Mas, no polo, o estudante pode ter acesso a outros materiais e até optar por assistir às videoaulas nesse ambiente.

Isso é interessante porque muitos alunos não se sentem totalmente à vontade para estudar de casa. Principalmente para quem leva uma jornada dupla de trabalho e estudo, ter um lugar específico para se dedicar ao curso pode ser a solução mais viável. Assim, o graduando não precisa lidar com as distrações do ambiente doméstico.

Para que serve esse ambiente?

O objetivo primordial de um polo EAD é oferecer uma formação ainda mais completa aos estudantes, permitindo que eles se aproximem ao máximo dos colegas, professores e funcionários da instituição. Tudo isso com todo o apoio necessário às atividades acadêmicas, desde os materiais complementares do curso até os equipamentos disponíveis para uso em laboratório.

Além disso, os encontros presenciais no polo fazem toda a diferença na sociabilidade dos alunos, de modo que eles se sintam mais à vontade para compartilhar dúvidas e trocar experiências profissionais. Outra vantagem é que, durante a apresentação dos trabalhos, o estudante pode contar com uma avaliação mais aprofundada dos professores, já que eles estarão acompanhando tudo de perto.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

No polo também estão instaladas as secretarias dos cursos, que oferecem atendimento em horários pré-definidos para que os alunos possam resolver pendências administrativas e burocráticas ao longo da graduação. É na secretaria que são feitas as emissões e assinaturas de comprovantes de matrícula, histórico escolar, termos de bolsa de estudos, entre outros documentos acadêmicos.

Como o polo funciona?

Primeiramente, precisamos deixar claro que nem tudo é virtual na EAD. Existem diversas instituições renomadas que oferecem graduações a distância. No entanto, uma parte da carga horária total do curso deve corresponder a tarefas presenciais. Essa é uma exigência do MEC, que está regulamentada no Decreto nº 9.057/2017.

De qualquer modo, a maior parte do curso será realizada de forma online, por meio de videoaulas, exercícios online e discussões em fóruns virtuais. Geralmente, as instituições de ensino que oferecem graduações EAD contam com uma plataforma própria para a realização das tarefas.

Por isso, ter certa familiaridade com a tecnologia e uma boa conexão com a internet ajuda o aluno a lidar melhor com a metodologia do curso. Mas, como dissemos, o estudante pode usar o polo EAD para ter acesso aos conteúdos caso tenha problemas na sua conexão. Trata-se, portanto, de mais uma alternativa para se dedicar às tarefas.

A plataforma é intuitiva e, normalmente, os professores estão disponíveis para auxiliar no que for preciso. Então, você não terá dificuldades para utilizar os recursos oferecidos. Inclusive, são esses recursos que garantem a qualidade do ensino em uma graduação EAD, permitindo que o aluno aprenda por meio de um projeto pedagógico consistente e com um corpo docente altamente capacitado.

Quanto às atividades presenciais, elas acontecerão sempre nos polos e costumam ter calendário prévio. Assim, os alunos conseguem se organizar melhor para não perder os encontros. Nessas ocasiões, são realizadas as provas e, conforme a área do curso, aulas práticas de laboratório com a orientação de professores. Essas atividades são obrigatórias para a aprovação do estudante.

Qual é a importância do polo EAD para a educação a distância?

Contar com um polo EAD completo e com excelente infraestrutura é essencial para a formação dos graduandos, possibilitando estreitar laços com as universidades e até mesmo estimular a rede de contatos. Quem sabe não surja no polo aquela oportunidade incrível para fazer uma parceria com um professor ou colega de turma?

Isso sem falar que, mesmo com a maioria dos conteúdos sendo ministrada online, ter esse contato é primordial para a vida social dos alunos. A interação permite trocar conhecimentos adquiridos e até esclarecer dúvidas de uma forma mais aprofundada. Em um diálogo presencial, sempre temos mais a dizer do que na internet, não é mesmo?

Não podemos deixar de ressaltar a importância de se matricular em uma universidade reconhecida e experiente no ramo da educação a distância. Avalie muito bem o histórico da instituição, a formação do corpo docente e, claro, as instalações do polo EAD para ter certeza de que conquistará um diploma valorizado no mercado. Assim, construir uma trajetória profissional de sucesso será mais fácil do que você imagina; e muito mais rápido também!

Gostou das informações? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre educação e carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0