Passo a passo para montar um plano de estudos eficiente

plano de estudos

Criar um bom plano de estudos é fundamental para qualquer estudante, seja durante a sua preparação para o vestibular, seja na graduação ou nos ciclos posteriores. Afinal, ele será útil para priorizar o tempo e garantir que nenhuma disciplina seja deixada de lado.

Se você tem dificuldade para se planejar, este post pode ajudar. Continue a leitura e conheça quais são os principais passos para criar o seu plano de estudos, além de saber quais são os aspectos mais importantes para o seu aprendizado. Confira!

Passo a passo para montar um plano de estudos

Um plano de estudos bem-feito é a ajuda de que você precisa para obter resultados satisfatórios e constantes. Confira nossas dicas a seguir!

Defina as suas prioridades

Sabemos que a vida do estudante é bem atarefada. Afinal, além de comparecer às aulas, ainda é preciso revisar os conteúdos aprendidos, estudar para provas e realizar trabalhos acadêmicos. Fora isso, também há os compromissos além da graduação, como os estágios e a própria vida social e particular do jovem.

Nesse cenário, é de extrema importância que o aluno saiba definir as suas prioridades para que todas as ramificações de sua vida sejam assistidas. Apesar de ser importante manter o foco nos estudos, não é recomendado abrir mão dos momentos de descontração com amigos e familiares. Lembre-se de que eles são fundamentais para manter a saúde mental e emocional em ordem!

Encontre um método de estudo

Uma boa forma de otimizar os estudos é encontrando o método que funcione melhor para o seu caso. No estudo intercalado, é indicado manter o foco em uma mesma disciplina durante um período determinado — por exemplo, 3 dias seguidos. Passado esse intervalo, você alterna para outra matéria, intercalando-as para aprimorar o aprendizado.

Já no método de autointerrogação, a ideia é criar perguntas às quais você possa responder de acordo com o que foi estudado, sendo uma ótima forma de revisar o conteúdo. Fazer uma releitura também ajuda a fixar os tópicos, já que a primeira leitura costuma ser dinâmica.

Distribua as disciplinas entre os dias da semana

Uma técnica útil para a construção do seu plano de estudos é distribuir as disciplinas entre os dias da semana. Dessa forma, é possível garantir um equilíbrio maior em relação à quantidade de horas dedicadas ao aprendizado e ter a certeza de que nenhuma disciplina foi deixada de lado.

Fazer um cronograma especificando também os assuntos a serem estudados a cada dia faz com que você tenha aquela sensação de dever cumprido ao riscar uma tarefa da sua lista, servindo como um incentivo para continuar

Utilize a tecnologia a seu favor

Foi-se o tempo em que estudar se resumia a passar horas e horas em frente aos livros. Agora, existem vários aplicativos que podem ajudar você a planejar melhor a sua jornada de estudos

Baseado na técnica do Pomodoro, o ClearFocus, por exemplo, permite que o usuário cronometre o tempo de estudo e os intervalos, garantindo maior produtividade ao aprendizado. O app está disponível para Android e iOS.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Já o Evernote, por sua vez, facilita a criação de uma agenda, com anotações, cronogramas, listas de tarefas e planejamentos, além de sincronizar arquivos entre os diversos dispositivos. Ele pode ser encontrado tanto na Google Play Store como na App Store

Trace metas diárias

Até aqui, já ficou claro que a má organização pode ser um problema grave para o seu aprendizado, certo? Pois saiba que outro mal é a procrastinação. Para combatê-la, o melhor método é contar com metas diárias no seu plano de estudos!

Como já dissemos, não há nada melhor do que riscar da sua lista de afazeres aquelas tarefas concluídas. Isso serve não apenas para evitar que você caia na cilada do ócio, como ajuda a garantir que tudo o que precisava ser feito foi, de fato, concluído, além de servir de motivação extra para o estudante.

Aspectos importantes para o aprendizado

Além das dicas para criar o seu plano de estudos, é preciso prestar atenção a outros cuidados com o objetivo de tirar o máximo de proveito dos seus períodos de estudo. Veja a seguir.

Faça uma boa gestão de tempo

Para dar conta de todas as tarefas presentes na vida de um estudante e fazer um plano de estudos coerente com a sua realidade, é fundamental ter uma boa gestão de tempo

Com ela, é possível definir prioridades, desperdiçar menos horas do seu dia, aumentar a produtividade e diminuir o estresse. Sabendo fazer esse gerenciamento de forma correta, será possível, até mesmo, contar com mais horas livres para descansar, desfrutar de algum hobby ou passar um tempo maior com os amigos e a família.

Tenha um local adequado para os estudos

De nada adianta contar com um planejamento perfeito se você não tiver um lugar adequado para estudar. Por isso, que tal montar o seu próprio local de estudo? Com ele, será possível ter um desempenho melhor, além de notar um aumento na produtividade e na motivação.

Procure por um ambiente agradável, bem ventilado e iluminado, com os móveis corretos e os materiais necessários. Utilize quadros de avisos para anotar tarefas, dicas de estudos e frases inspiradoras. Mantenha-o sempre limpo e organizado e decore-o para deixá-lo com a sua cara. Dessa forma, será ainda mais prazeroso passar o tempo nele.

Conte com os materiais certos

Além de contar com móveis bons e confortáveis, o seu local de estudos também precisa ter os materiais certos. Além dos livros e das fotocópias de cada disciplina, não se esqueça de organizar também os demais acessórios de acordo com a necessidade do curso, como dicionários, calculadoras, réguas etc.

Contar com canetas marca-textos e blocos de anotações é fundamental para fazer resumos, fichamentos e pesquisas online. Caso esteja cursando alguma disciplina na modalidade EAD, não se esqueça de deixar papel e caneta sempre à mão, caso precise tomar notas.

Como vimos, um bom plano de estudos é fundamental para garantir que você dê conta de todo o conteúdo a ser revisado, sem se estressar no final do semestre. Além disso, é uma ótima forma de aliar a faculdade ao trabalho, sem precisar fazer sacrifícios.

Agora que você já sabe como criar o seu plano de estudos, compartilhe este post nas redes sociais e ajude os seus amigos a se planejarem também!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0