O que é e como montar um bom plano de carreira? Descubra!

plano de carreira

A vida profissional pode ser planejada e construída de diversas formas. Em todo caso, é muito mais fácil acertar o caminho quando temos clareza sobre o patamar a ser alcançado. Se você vem pensando no assunto, saiba que o plano de carreira representa a melhor escolha para tomar decisões coerentes com o seu perfil.

Esse instrumento está disponível em vários modelos, geralmente representados pelas letras finais do alfabeto. O plano em Y, por exemplo, exige que o indivíduo se especialize mais na parte técnica ou na área de gestão. Já o plano em W engloba as pessoas que se preparam para desempenhar funções gerenciais e serviços técnicos de maneira simultânea.

Perceba que são duas atuações distintas: uma é bem direcionada, outra é mais ampla. Ambas, no entanto, demandam preparo constante para que você desenvolva as competências valorizadas pelo mercado. Continue a leitura e veja como começar!

Defina seus principais objetivos

O plano de carreira precisa de uma base que inclua as metas de curto, de médio e de longo prazo. Isso significa que você deve pensar nos cargos, atividades e demais processos que deseja realizar. Com essa reflexão, fica muito mais fácil prever as ações necessárias para percorrer cada fase com motivação total.

Vale a pena anotar os principais objetivos em um papel e categorizá-los de acordo com o nível de complexidade, os obstáculos envolvidos, o tipo de formação exigida, entre outros aspectos. Tenha em mente que suas metas não vão estar sempre adequadas ao período determinado no planejamento, mas ter um limite faz com que você dê seu máximo para agilizar as conquistas.

Invista em autoconhecimento

Sonhos, medos, qualidades e até pontos negativos. Todos esses detalhes são analisados em um exercício de autoconhecimento, que serve para trazer à tona as principais características da sua personalidade. O objetivo é descobrir como tirar proveito das coisas boas e amenizar defeitos que possam afetar o seu desempenho no cotidiano profissional.

Você consegue colocar isso em prática todos os dias, ao separar alguns minutos para rever suas prioridades e fazer ajustes de rota. Também é possível contar com a ajuda de profissionais que orientam sobre gestão de carreira e tudo o que envolve o preparo para ter destaque no mercado de trabalho.

Construa um organograma

Muitas empresas representam a hierarquia dos cargos profissionais por meio do organograma. Essa ferramenta mostra, de maneira bem clara, a posição de cada colaborador dentro da organização. Quem tem acesso consegue compreender o funcionamento de toda a estrutura e os meios de atingir níveis mais altos, como a liderança.

A dica, portanto, é que você produza seu próprio esquema ao elaborar um plano de carreira. Se pretende ocupar uma vaga específica, estude os processos necessários para chegar até ela. Depois, faça um levantamento das práticas que vão favorecer a sua evolução para demonstrar que tem o perfil adequado para a atividade.

Potencialize as suas forças

Ter facilidade para desempenhar certas tarefas não significa que você deva se acomodar com os benefícios gerados por elas. Sempre há formas de aprimorar algo que consideramos bom ou até mesmo ótimo. Por isso, a sua intenção deve estar cada vez mais direcionada à excelência dos processos.

Digamos que suas habilidades profissionais mais valorizadas atualmente sejam a comunicação fluida e a empatia. Nesse caso, saiba que há como potencializar ambas as forças por meio de exercícios diversos, como a prática da escuta ativa. A ideia é lapidar o que já funciona e ser um exemplo positivo para as pessoas que fazem parte do seu círculo social.

Participe de treinamentos

Um bom plano de carreira também depende de interações constantes com educadores, colegas de estudo, parceiros de trabalho e especialistas das áreas que você deseja seguir. Afinal, é com diálogo e muita troca de experiências que uma pessoa consegue ter acesso às inovações e tendências do mercado, o que gera aprendizados para toda a vida.

Os eventos que treinam grupos ou indivíduos para desempenhar determinadas atividades existem aos montes, tanto na forma de palestras quanto de oficinas. Inclusive, são iniciativas presentes nas agendas de várias instituições públicas e privadas. Não hesite em participar desses encontros para enriquecer ainda mais o seu perfil profissional.

Faça cursos de capacitação

O aprendizado contínuo é crucial para que você sinta segurança na hora de aplicar seus conhecimentos e concorrer a lugares de destaque. Também ajuda a lidar melhor com imprevistos e decisões bruscas, como mudar de carreira enquanto deixa de lado uma profissão que se mostrou inadequada para o seu perfil.

A melhor estratégia para manter os estudos em dia é contar com o apoio de boas instituições de ensino. Há muitas opções de cursos para você escolher e reciclar saberes, sem se preocupar com o risco de ficar para trás. Frequentar aulas não é só um momento para absorver ideias e revisar conteúdos, já que também garante discussões extremamente produtivas com pessoas que têm objetivos semelhantes.

Conte com a tecnologia

Na correria do dia a dia, pode ser difícil retomar todas as suas metas e identificar os avanços que você teve em cada período. A boa notícia é que parte desse trabalho pode ser otimizado com o auxílio de ferramentas tecnológicas. Bons exemplos são os aplicativos de gestão de tarefas, que também servem para registrar as etapas do plano de carreira.

Há modelos para diferentes necessidades, como controle do tempo dedicado a cada compromisso e conciliação de agendas. Indo mais além, você consegue usar os dispositivos móveis para criar lembretes importantes e até pesquisar assuntos que orientem a melhor profissão, como teste vocacional e listas de cargos com alta demanda.

Seja qual for o propósito do plano de carreira, é importante respeitar as suas vontades para evitar frustrações lá na frente. Isso significa que você deve encontrar um equilíbrio entre os conselhos recebidos e as análises que vem realizando. Com cuidado e paciência, a chance de percorrer bons caminhos só tende a aumentar.

Ficou com vontade de conferir outros conteúdos com dicas de boas práticas? Então, acompanhe a nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0