Saiba como fazer um bom perfil profissional para o currículo

perfil profissional

Sabemos que o mercado de trabalho a cada ano está mais competitivo. Isso se deve a um conjunto de fatores sociais e econômicos, que impactam diretamente na vida de diversos trabalhadores, aumentando o índice de desemprego no país e ampliando a concorrência por vagas.

Por essa razão, ter um currículo bem elaborado é de extrema importância para se destacar e conseguir um novo emprego. Assim, é necessário caprichar no perfil profissional.

A estrutura de um currículo deve ser minuciosamente planejada para passar todas as informações necessárias e fidedignas sobre a sua vida profissional. Neste post, vamos falar sobre uma parte que não pode ser ignorada na construção do seu CV. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

O que é um perfil profissional?

O perfil profissional é uma parte do currículo na qual é possível resumir as suas principais competências e qualidades. Isto é, você vai escrever, em poucas palavras, as suas experiências mais relevantes, os cursos realizados e as suas habilidades em destaque.

Em outras palavras, é com essa parte do currículo que você vai despertar o interesse do responsável pelo recrutamento de profissionais na empresa em que você se candidatou. Essa é a sua forma de se apresentar e passar uma boa impressão.

Apesar de ser uma informação opcional no currículo, ela é muito valorizada no processo de recrutamento de novos colaboradores. Afinal, com base em poucas informações, é possível compreender quais são as principais características comportamentais e competências de um profissional e, assim, saber se ele se encaixa no perfil que a empresa procura.

Como fazer um bom perfil profissional para o currículo?

Primeiramente, é necessário se candidatar a uma vaga com a qual você realmente se identifica. Você também deve acreditar ter aptidão para trabalhar nessa função. A partir disso, é preciso mostrar como você pode contribuir com a empresa.

Geralmente, o seu primeiro contato com a vaga de interesse é por meio do currículo, sendo assim, vamos ensinar você a caprichar nesse documento e aumentar as suas chances de conseguir o emprego desejado.

O perfil profissional costuma estar posicionado na parte de cima do currículo, antes da experiência. Sabendo que se trata geralmente das informações mais esperadas pelo recrutador, é fundamental montar um texto que seja lido rapidamente, a fim de não desviar a atenção das partes mais importantes.

A seguir, veja algumas dicas para acertar na construção de um perfil profissional e deixar o seu currículo muito mais atraente!

Tenha objetividade

Saiba que o recrutador não vai perder mais que alguns minutos lendo o seu perfil profissional. Por essa razão, é importante inserir palavras-chave que atraiam o seu interesse. Nesse caso, ter uma abordagem objetiva é fundamental para ser breve na sua descrição.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Tente usar no máximo 3 linhas para a construção dessa parte do currículo. Sugerimos colocar as suas principais conquistas, o seu grau de escolaridade, a sua disponibilidade de horário e para viagens, assim como as suas qualidades profissionais.

Fuja dos clichês

Tenha em mente também que o recrutador já estará cansado de ler mais do mesmo. Por isso, evitar clichês é outro passo fundamental para que você se destaque na seleção e se mostre como uma opção mais interessante.

Para isso, use a sua criatividade. No entanto, tenha cuidado para não exagerar e manter uma linguagem que esteja relacionada com o local e a posição aos quais você está se candidatando. Lembre-se de que, em muitas ocasiões da vida, menos é mais — e é possível inovar e ser objetivo ao mesmo tempo.

Destaque as suas melhores habilidades

O recrutador precisa se sentir tentado a chamar você para a próxima fase do processo seletivo para novos colaboradores. Então, identifique quais são as suas principais habilidades, que realmente são capazes de impressionar alguém que não conhece você.

Para isso, coloque-se no lugar do recrutador e veja se o seu marketing pessoal não está muito modesto nem muito apelativo. A honestidade vai ser a sua melhor amiga na hora de conseguir um emprego que esteja de acordo com as suas expectativas e que leve você à satisfação profissional. Portanto, realce as suas habilidades mais úteis para o mercado de trabalho, sempre ponderando para que a descrição seja fiel.

Apresente suas conquistas

Como o perfil profissional vem antes das experiências, você pode já antecipar alguns fatos interessantes para motivar o recrutador a continuar lendo o currículo com atenção. Por essa razão, vale a pena falar sobre as suas conquistas.

Lembre-se de que experiências profissionais não são apenas empregos que você já teve. Participar de atividades de extensão na universidade, realizar projetos e fazer uma iniciação científica são exemplos de experiências relevantes para o seu currículo, principalmente se você está indo em busca do primeiro emprego.

Revise

Por último, não se esqueça de revisar o que você escreveu. Tente fazer isso 1 ou 2 dias depois da produção, pois é mais fácil de encontrar algum erro ou deslize que prejudicaria a sua imagem. Faça o possível para conferir a grafia das palavras, a concordância verbal e nominal e o uso adequado dos termos. Caso ache interessante, peça para que alguém de confiança leia e dê um feedback sobre o seu perfil profissional.

Quais erros evitar no perfil profissional?

Não poderíamos deixar de falar do que você não deve fazer na hora de montar o seu perfil profissional. Conhecer os principais erros vai ajudar a se desviar deles e criar um texto coerente e atrativo.

Alguns itens que devem ser evitados em seu currículo são:

  • mentiras — aumentar algum fato para que pareça uma conquista maior vai apenas fazer com que você se desqualifique por falta de confiabilidade das informações;
  • excesso de adjetivos — para fazer o seu marketing pessoal, não é necessário se elogiar o tempo todo;
  • frases repetitivas — “sou muito perfeccionista”, “sou bom naquilo que faço” são alguns exemplos de frases usadas frequentemente e que o recrutador já se cansou de ler.

Como visto, ter um bom currículo é fundamental para aumentar as suas chances de se destacar. Para isso, a construção de um perfil profissional adequado será de grande ajuda. Além disso, não se esqueça de ficar de olho nas tendências do mercado e de manter as suas informações sempre atualizadas.

Gostou do post? Então acompanhe as nossas redes sociais para ver mais conteúdos como este! Estamos no YouTube, Twitter, Instagram e Facebook.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0