Perfil profissional: o que observar para descobrir o seu?

perfil profissional

Você sabe reconhecer o seu perfil profissional? Temos a tendência de apresentar algumas características associadas a nossa personalidade de acordo com cada contexto. Por exemplo, quando estamos em família ou entre amigos, é comum assumirmos uma postura mais relaxada e descontraída. Já no trabalho e em momentos que exigem uma maior seriedade, outros comportamentos surgem.

Sendo assim, o seu perfil profissional pode ser entendido como a união dos traços de personalidade que você apresenta no ambiente de trabalho. Acredite, existem diferentes comportamentos que as pessoas assumem nesses contextos.

A seguir, mostraremos alguns dos principais tipos de perfis profissionais para ajudar você a descobrir com qual se identifica mais. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

Comunicador

O perfil comunicador costuma estar presente em pessoas com a personalidade mais extrovertida. Esse é aquele profissional que gosta de estar em contato com os colegas de trabalho, e o bom humor é garantido na maioria dos dias.

Inclusive, a produtividade do comunicador aumenta conforme tem a oportunidade de interagir socialmente no ambiente de trabalho. Por isso, se dá muito bem em tarefas em grupo e, principalmente, na motivação da equipe.

Pessoas comunicadoras também demonstram uma grande facilidade de expressar suas ideias e opiniões. Além disso, pensar alto é quase uma regra para esse perfil. No entanto, por causa disso, os profissionais podem pensar em planos que fogem um pouco da realidade. Por isso, é sempre interessante trabalhar em projetos com outros perfis, como o analista e o planejador.

Executor

Tem quem goste também de colocar a mão na massa. Enfrentar os desafios e encontrar soluções para os problemas da rotina de trabalho é o que motiva o profissional com perfil executor.

Não é à toa que as pessoas que se identificam com essa característica costumam ter um maior interesse por cargos gerenciais e de liderança. Afinal, determinação vira quase o sobrenome desses indivíduos quando entram em ação.

Em contrapartida, é importante melhorar o trabalho em equipe. Isso porque quem apresenta esse perfil pode gostar de fazer as coisas por conta própria e se esquecer da colaboração no ambiente corporativo.

Analista

Você pensa 2, 3 ou até mais vezes antes de tomar uma decisão? O perfil profissional analista gosta de considerar todos os detalhes de um contexto, a fim de chegar em resultados cada vez mais próximos da perfeição.

Naturalmente, as pessoas analistas são mais quietas e caladas. Quase o oposto do perfil comunicador, principalmente porque estão concentradas nas tarefas que estão realizando.

Um ponto negativo é que muita atenção e a tendência ao perfeccionismo pode fazer com que a autocobrança e a exigência de desempenho dos colegas de equipe sejam maiores. Além disso, o cumprimento de prazos nem sempre é o forte desse perfil, tendo em vista que só conclui uma tarefa quando se sente satisfeito com o resultado.

Explosivo

Sabe aquele colega de trabalho que você nunca sabe qual reação esperar dele diante de uma tarefa? Geralmente, pessoas com esse traço de personalidade apresentam um perfil explosivo nas atividades profissionais.

Isso quer dizer que agem mais na intuição, faltando um pouco de regulação e inteligência emocional. A parte boa é que, nos dias de bom humor e produtividade, esses profissionais atingem um desempenho fantástico e surpreendente.

No entanto, quando acontece algo que afeta o humor desses indivíduos, os comportamentos impulsivos podem aparecer. Por isso, o maior desafio desse perfil é o equilíbrio e o convívio respeitoso com os colegas de trabalho nos dias ruins.

Planejador

O planejador, por sua vez, é aquele que se destaca quando o assunto é definir metas e cumpri-las no prazo. Isso porque pessoas com esse perfil desenvolveram ao longo da vida uma organização mental e prática de dar inveja.

O profissional planejador é a pessoa ideal para assumir trabalhos que precisam ser cumpridos, de todo o modo, em um determinado prazo e que necessitam de muita responsabilidade. Além disso, é um perfil importante para complementar a atuação do executor, com uma sincronia incrível de planejamento e aplicação.

Contudo, se a rotina envolve uma adaptação a novos contextos e imprevistos, o planejador esbarra em um grande obstáculo. Isso porque seus traços de personalidade não são aqueles que se dão bem com improvisos e atividades não programadas.

Competitivo

Todo mundo tem uma determinada motivação, seja no trabalho, seja na vida real. A do profissional competitivo é a busca pelo melhor desempenho possível no ambiente de trabalho, quando é comparado a outra pessoa.

A disputa gera um senso de urgência nesses indivíduos, melhorando o foco e a performance no trabalho. Geralmente, são pessoas que se dão bem com esportes individuais.

Em contrapartida, esse clima de competição, ainda que seja equilibrado e controlado, pode gerar desconforto no clima organizacional e, até mesmo, na saúde mental. Por isso, vale a pena pegar leve na comparação com as outras pessoas.

Procrastinador

Até mesmo a pessoa mais organizada e disciplinada do mundo já teve seus momentos de procrastinação. Por isso, esse perfil é fácil de identificar. Trata-se daquele profissional que adia o máximo que pode a realização das tarefas quando não há uma boa motivação.

Por outro lado, quando o prazo aperta, a personalidade muda e praticamente nada consegue tirar o foco desse profissional. Ou seja, é quase o oposto do planejador, pois lida bem com prazos apertados e imprevistos que envolvem todo o replanejamento das atividades.

O que o procrastinador precisa para ter um bom desempenho no trabalho é de líderes que cumpram bem o papel de delegação de tarefas, além de um senso de urgência na realização das atividades. Por conta disso, esse nem sempre é o melhor perfil para assumir os cargos de liderança.

Refletir sobre a forma que você age no dia a dia, nas redes sociais, na faculdade e no ambiente de trabalho ajuda bastante no reconhecimento do seu perfil profissional. Além disso, vale destacar que ele pode mudar ao longo da carreira, principalmente após o aperfeiçoamento dos pontos negativos. Por isso, identificar seus principais traços de personalidade é uma ótima maneira de apostar no autodesenvolvimento.

Curtiu este post? Acompanhe os nossos perfis no YouTube e no LinkedIn para ver muito mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0