Perfil no LinkedIn: 5 dicas para montar um

perfil no linkedin

Ter um bom perfil no LinkedIn é um dos passos importantes para quem busca oportunidades e crescimento na carreira. Isso porque é uma rede social focada em contatos profissionais, em que circulam milhões de pessoas. Assim é o ambiente certo para encontrar trabalho.

Só que, apesar do grande fluxo, nem todos os perfis são atrativos. Muitas pessoas não sabem exatamente como usar o LinkedIn, colocam informações vagas e incompletas ou perdem oportunidades porque se cadastram, mas depois não atualizam seus dados, não fazem novas conexões, nem interagem com seus contatos.

Então, além de participar de forma ativa na rede, você deve otimizar o seu perfil. Quer saber como fazer isso? Confira nossas 5 dicas!

1. Use palavras-chave estratégicas

O LinkedIn é uma rede social profissional e uma plataforma de busca de pessoas. Não somente os candidatos estão à procura de oportunidades, mas os empregadores querem encontrar perfis interessantes. Sendo assim, saiba quais são os termos que mais chamam a atenção dos recrutadores e coloque essas palavras-chave nas descrições do seu perfil.

2. Tome cuidado ao escolher a foto de perfil

Perfis com fotos atraem muito mais contatos do que aqueles que continuam com o campo da imagem pessoal em branco, ou melhor, em cinza. O ideal é que a sua foto de perfil do LinkedIn transmita profissionalismo e inspire confiança e respeito.

Lembre-se de que não se trata de uma rede social comum: o objetivo é aparecer para contatos de trabalho, não para ganhar likes. Prefira uma foto recente em que apareça claramente o seu rosto e, claro, com boa resolução. Ah, e não precisa ser excessivamente séria e formal. Um sorriso sempre pode ajudar, não é?

3. Detalhe suas experiências profissionais 

Fale sobre as atividades que você desenvolveu em suas experiências anteriores, principalmente as que estiverem relacionadas à área que pretende seguir. Trabalhos que não têm mais relação com seus objetivos profissionais não precisam ser detalhados, talvez nem mencionados.

Você também pode falar sobre trabalhos voluntários que tenha realizado e outras atividades complementares que fizeram parte de sua trajetória acadêmica e da preparação profissional.

4. Coloque sua formação

A formação acadêmica é uma das informações mais importantes para colocar no perfil do LinkedIn. Afinal, sabemos que as chances de conseguir uma boa colocação profissional estão diretamente relacionadas à qualificação do candidato.

Apresente seu nível de escolaridade, os cursos realizados e as instituições frequentadas. Claro, ter estudado em uma instituição reconhecida por sua qualidade de ensino é um grande diferencial.

5. Mencione suas competências

Não deixe o campo de competências em branco, aproveite para adicionar informações que podem dizer muito sobre o seu perfil. Defina seus conhecimentos técnicos e extracurriculares nessa parte, como idiomas e Excel.

No campo “sobre”, coloque também suas habilidades pessoais, como comunicação eficiente, facilidade de relacionamento interpessoal e outras soft skills valorizadas no mercado de trabalho.

Nessas 5 dicas que mostramos, estão as estratégias principais para montar um bom perfil no LinkedIn, são informações que não podem faltar. Além dessas, você pode contar com alguns hacks, isto é, alguns truques ou táticas para fazer seu perfil bombar e aumentar suas chances de contratação, como:

  • personalize sua página;
  • publique artigos ou faça postagens interessantes;
  • interaja com seus contatos — é um lugar propício para fazer networking;
  • comente e compartilhe conteúdos;
  • conecte-se com pessoas influentes.

O que você achou dessas dicas? Vão ajudar a turbinar o seu perfil no LinkedIn? Deixe seu comentário aqui no post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0