Como é o perfil do aluno EAD? Confira suas características!

perfil do aluno ead

Disciplina, organização e muita responsabilidade são algumas das características do perfil do aluno EAD. Tais virtudes têm tudo a ver com essa modalidade de ensino, que depende diretamente do esforço dos estudantes. Ou seja, caso o aluno não se dedique ao seu próprio cronograma de estudos, corre o risco de não conseguir se formar.

Todo esse comprometimento, por sua vez, é bastante positivo do ponto de vista das competências profissionais exigidas no mercado de trabalho. Isso significa que alguém formado em curso EAD já começa sua trajetória profissional com o pé direito, pois é dotado de qualidades cruciais para conseguir uma posição de destaque.

Quer entender melhor como funciona a modalidade e saber se você tem perfil para o EAD? Continue a leitura e descubra!

Como funciona o EAD?

Essa é uma modalidade de ensino em que professores e alunos não precisam estar reunidos em um mesmo local. As aulas e trabalhos do curso são mediados por meio da internet, com o auxílio de diversas tecnologias da informação e comunicação.

Inclusive, é comum que a instituição de ensino tenha uma plataforma virtual específica para a realização das aulas. Embora existam alguns mitos por trás do EAD, trata-se de uma modalidade aprovada pelo Ministério da Educação e que contém regras preestabelecidas, visando a manter a qualidade de ensino.

Essas regras estão no Decreto nº 5.622/2005 e, em 2017, foram atualizadas pela Portaria Normativa nº 11, o que garantiu ainda mais rigor na metodologia. Tanto é que as formas de ingresso são as mesmas do ensino presencial, podendo ser por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por um vestibular próprio das instituições.

Também é permitido ingressar pelos programas de financiamento e bolsas de estudo, a depender de regras específicas de cada instituição. Há várias universidades de renome que oferecem cursos nas modalidades EAD ou com metodologia semipresencial — que mescla aulas online e encontros presenciais.

Isso demonstra que já caiu por terra o mito da falta de qualidade. Até porque as instituições se comprometem com o MEC a seguir um projeto pedagógico consistente, além de contar com professores altamente qualificados em seu quadro de funcionários.

É também por isso que não existe qualquer diferença entre diplomas EAD e presenciais. Ambos têm exatamente a mesma validade, tanto na concepção do MEC quanto do ponto de vista do universo corporativo.

Nesse caso, inclusive, os estudantes graduados em um curso EAD saem na frente, pois, como dissemos no início do post, reúnem competências muito requisitadas pelo mercado de trabalho.

Quais as características do aluno EAD?

Vamos, então, às qualidades que compõem o perfil do aluno EAD. Se você tiver pelo menos alguma delas, certamente se dará bem em um curso como esse. Confira!

Disciplina

Qualquer que seja a sua vocação profissional, ser uma pessoa disciplinada ajuda bastante na conquista do diploma em um curso EAD. Ter a liberdade de montar seu próprio cronograma de estudos é sim algo muito vantajoso, mas isso não terá o mínimo efeito se você não estiver disposto a seguir firme no que se propôs.

Por isso, principalmente se você precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo, organize sua rotina de modo que consiga cumprir todos os compromissos do dia sem se estafar e sem precisar “matar” aulas de vez em quando. Técnicas e aplicativos de organização podem ajudar muito nessas horas.

Organização

Essa característica também tem tudo a ver com o perfil do aluno EAD. Afinal, como montar uma boa rotina e segui-la com responsabilidade se você não for uma pessoa organizada? Então, comece a rever seu planejamento e encontre onde estão as distrações que fazem você perder tempo, como passar longas horas nas redes sociais.

É claro que é necessário separar um tempo para descansar e fazer as coisas de que mais gosta. Mas será que precisa mesmo ficar conferindo o celular a cada minuto durante seu momento de estudo? Pense nisso e, aos poucos, vá criando hábitos que contribuam para aumentar sua produtividade.

Motivação

Muitas vezes, não damos bola para isso, mas faz toda a diferença: sentir-se motivado. Essa costuma ser uma característica de quem pretende fazer um curso EAD, pois, na hora de escolher a modalidade, o aluno geralmente está bastante empolgado e inspirado para voltar a estudar.

Porém, com o passar do tempo e o acúmulo de funções na rotina, pode acabar batendo o desânimo. Nesses momentos, é preciso se reinventar para resgatar a energia, dar continuidade às tarefas e ir recuperando o fôlego com os resultados. Criar um ambiente de estudos mais agradável pode ser o primeiro passo. Que tal?

Familiaridade com a tecnologia

Não que seja algo obrigatório, mas ter alguma familiaridade com a tecnologia ajuda a se dar bem na modalidade EAD. Isso porque as aulas e demais atividades acadêmicas serão ministradas por meio de ferramentas tecnológicas que, além de uma boa conexão com a internet, demandam certa agilidade do usuário.

Se você não é assim tão familiarizado com essas ferramentas, não se preocupe, pois não é difícil aprender. Além disso, a instituição de ensino está sempre disponível para tirar dúvidas. Com a prática, os processos vão ficando mais automáticos. Assim, bem antes do que você imagina, estará totalmente integrado ao universo virtual.

Como escolher um curso EAD?

Aqui, não tem muito segredo. Os critérios para escolher um curso EAD são praticamente os mesmos da escolha de um curso presencial. Talvez você só tenha que prestar um pouco mais de atenção nas ferramentas oferecidas para a aprendizagem virtual, como uma plataforma intuitiva e fácil de usar.

Em linhas gerais, o que deve ser analisado é a reputação da universidade, se a instituição é bem avaliada no MEC e se conta com um corpo docente qualificado. Isso é imprescindível para formar profissionais com as competências exigidas pelo mercado e bem preparados frente às tendências do mundo do trabalho.

E aí? Descobriu se você tem o perfil do aluno EAD? Pode até ser que você esteja um pouco receoso em começar, mas pode ter certeza que muitas dessas características podem ser desenvolvidas aos poucos, ao longo da graduação. O mais importante é conseguir a flexibilidade que você precisa para ir em busca do tão sonhado diploma!

Não sabe por onde começar? Veja como montar seu local de estudo e dê o primeiro passo em busca de uma jornada de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0