Entenda a importância da faculdade para o pensamento crítico!

pensamento crítico
Powered by Rock Convert

O ambiente universitário proporciona muitas experiências construtivas para a vida de um estudante. Com elas, é possível desenvolver diversas habilidades essenciais para os quesitos pessoal e profissional, sendo o pensamento crítico um deles.

Ter a capacidade de refletir sobre algumas ideias e questioná-las é algo fundamental para ter mais autonomia na formação de opiniões e para fugir do piloto automático. Os cursos de formação superior têm estruturas que ajudam a desenvolver essa competência e a criar um profissional mais preparado para o mercado de trabalho e o ambiente acadêmico.

Neste post, queremos falar mais sobre como aproveitar o período universitário para desenvolver o pensamento crítico. Confira!

O que é pensamento crítico?

Resumidamente, pensamento crítico é a capacidade de avaliar contextos de forma individual e autônoma, fazendo os próprios questionamentos acerca de um assunto e tirando conclusões com base nessas reflexões.

Isso é importante para entender quais são as suas crenças, se autoconhecer, desenvolver inteligência emocional e saber no que se deve confiar. Atualmente, podemos notar uma alta propagação de notícias falsas que, com o pensamento crítico aplicado, não se tornariam tão relevantes.

O pensamento crítico ajuda, até mesmo, nos relacionamentos interpessoais. Ao usar esse tipo de raciocínio, é possível ouvir a opinião, inclusive, das pessoas que você não se dá bem, e ainda ser capaz de entender os pontos de vista delas.

Por que devemos desenvolvê-lo?

Desenvolver habilidades que agregam à carreira são atitudes fundamentais para quem quer ter sucesso na vida profissional. O pensamento crítico é apenas um exemplo de competências que podem ser aprendidas logo no início da faculdade.

Veja, a seguir, quais são os benefícios de aprender a raciocinar com um olhar crítico.

Fortalece a inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de fazer a gestão dos próprios sentimentos e de reconhecer que as outras pessoas têm as suas próprias formas de reagir emocionalmente às diversas situações. Pensar de forma crítica ajuda a compreender essas questões e as causas dos sofrimentos pessoais e alheios.

Desenvolver a inteligência emocional é uma das mais importantes qualidades profissionais que você será capaz de cultivar em sua carreira. Essa habilidade vai ajudar a melhorar o seu comportamento e a ter boas relações dentro do ambiente de trabalho, de modo que os seus planos para o futuro possam ser cada vez mais facilmente alcançados.

Estimula a disciplina

Outro ponto extremamente positivo do raciocínio crítico é que, aos poucos, ele ajuda muito na organização dos pensamentos. Isso é muito benéfico para as pessoas que desejam ter mais disciplina no dia a dia.

Com a mente mais equilibrada e as ideias organizadas, é possível focar nos principais objetivos, sem dar atenção para as distrações irrelevantes. Dessa maneira, o profissional consegue seguir os planejamentos de forma mais disciplinada, aprimorando a gestão de carreira.

Ajuda o profissional a ser inovador

Sabe outro benefício do pensamento crítico? A criatividade. Quanto mais ideias você tem e quanto mais elas são organizadas, maiores se tornam as chances de inovar dentro e fora do ambiente de trabalho.

Powered by Rock Convert

A inovação é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho e faz com que pessoas com perfil profissional mais proativo e criativo se destaquem entre as outras. Além disso, ter ideias inovadoras influencia no cultivo de atitudes empreendedoras, algo fundamental para quem deseja ter sucesso nos negócios.

Como desenvolvê-lo durante a graduação?

A faculdade é uma ótima oportunidade para desenvolver o pensamento crítico. A estrutura desse tipo de raciocínio é necessária para ter um bom desempenho acadêmico — portanto, o período universitário é um momento propício para aprimorar essa habilidade.

A seguir, confira algumas atitudes que ajudam a ter o raciocínio crítico!

Tenha curiosidade

Ser uma pessoa curiosa é o passo fundamental para buscar o aprendizado. Querer entender mais sobre determinados assuntos é o que abre portas para começar a se questionar e a refletir a respeito de temas que despertam a sua atenção. Isso nada mais é que exercitar o pensamento crítico sobre um certo conteúdo.

Foque no aprendizado

Quanto mais procuramos aprender, mais queremos continuar nessa busca. As fontes de conhecimento são inesgotáveis e sempre é possível saber mais de um tema. Desse modo, outra forma de trabalhar o raciocínio crítico é focar nos estudos e correr atrás do seu desenvolvimento intelectual.

Encoraje-se

Sabe aquela dúvida que surge durante as aulas, mas falta a coragem de levantar a mão e fazer uma pergunta? É preciso perder essa vergonha para se desenvolver. Primeiramente, é importante ter em mente que não há problema algum em não compreender um assunto, afinal, as dúvidas estão sempre presentes no processo de aprendizado.

Além disso, é necessário desapegar da ideia de que ser inteligente é saber de tudo. Na verdade, essa habilidade está mais relacionada à busca pelo conhecimento. Portanto, encoraje-se para assumir que tem dúvidas e peça orientação para quem entende mais sobre um assunto e possa explicá-lo a você.

Debata em sala de aula

Os debates são momentos importantes para aprender qual é a hora de ouvir e a de expressar as suas ideias. Isso ajuda também a descobrir como entender os seus pensamentos e a formulá-los de maneira clara para que outras pessoas entendam. É por isso que essas atividades estimulam o raciocínio crítico.

Busque a criatividade

Da mesma maneira que o pensamento crítico incentiva a inovação, o contrário também acontece. Ao tentar ser uma pessoa mais criativa, é possível ter insights e visualizar um contexto de diferentes pontos de vista.

Como as faculdades auxiliam no desenvolvimento do pensamento crítico?

Como visto, existem diversas situações no Ensino Superior que ajudam a desenvolver o pensamento crítico. Desse modo, as faculdades são grandes responsáveis por despertar esse interesse nos alunos.

As instituições de ensino focadas em oferecer conteúdos de qualidade e atualizados, além de uma metodologia de ensino que favorece o aprendizado, são aquelas que incentivam o desenvolvimento do aluno e merecem a preferência.

Depois de entender a importância que o pensamento crítico exerce tanto na sua vida pessoal quanto profissional, vale a pena começar a tomar algumas atitudes que ajudam a estimular essa habilidade, não é mesmo? Comece apostando em uma instituição de ensino comprometida com o aprendizado do aluno, como a Cruzeiro do Sul Educacional.

Gostou de aprender mais sobre este assunto? Então continue lendo sobre o tema com o Nosso Jeito de Ensinar da Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0