Pedagogia Waldorf: por que tem se tornado uma grande tendência?

pedagogia waldorf

Estudar de uma maneira que todo o seu desenvolvimento pessoal é priorizado faz toda a diferença, não é verdade? Saiba que esse é o objetivo da Pedagogia Waldorf, uma metodologia de ensino que tem muito a nos ensinar.

Na maioria das vezes, essa ideia é aplicada durante os primeiros anos do Ensino Básico. No entanto, a visão que a Pedagogia Waldorf traz pode ser praticada nas mais variadas idades e níveis escolares, inclusive durante a licenciatura ou bacharelado.

Neste post, vamos apresentar a metodologia com mais detalhes e mostrar como ela pode ajudar a otimizar os estudos. Acompanhe este post e saiba mais!

O que é Pedagogia Waldorf?

Sabe aquele ritmo de estudos que faz com que o aluno decore a matéria para a prova e, logo em seguida, esqueça todo o conteúdo? Aqui, nada disso acontece. Afinal, a proposta é tornar o aprendizado mais integrado e prazeroso.

A Pedagogia Waldorf visa unir as áreas física, intelectual, espiritual, artística e emocional de uma pessoa. Dessa maneira, é possível trabalhar diversos aspectos intrapessoais na hora de estudar um determinado conteúdo, garantindo um aprendizado mais efetivo.

Como funciona?

Nada disso fez sentido ainda para você? Então, vamos explicar melhor! Nas salas de aula que aplicam a Pedagogia Waldorf, por exemplo, os alunos não se sentam de forma enfileirada, em frente ao quadro. Na verdade, eles podem ficar livres e se sentirem mais confortáveis.

Brinquedos, especialmente aqueles produzidos com materiais naturais, como tecido e madeira, são utilizados com mais frequência durante as aulas que usam esse tipo de metodologia. Aqui, as atividades ao ar livre também são muito valorizadas e praticadas.

A partir disso, os alunos têm práticas que os colocam em contato com a natureza, produção artística, brincadeiras, entre outras atividades, que geralmente são vistas como um hobby. E é justamente essa liberdade e conforto ao realizar uma tarefa prazerosa que ajuda a associar um conteúdo de maneira eficiente e duradoura. 

Além disso, o indivíduo tem a oportunidade de se desenvolver como um todo, a fim de compreender também o papel que exerce na sociedade. Desse modo, são estimuladas habilidades fundamentais, como:

Como surgiu?

Sabe quem teve essa ideia? A Pedagogia Waldorf surgiu do filósofo Rudolf Steiner, também conhecido como o pai da Antroposofia, em 1919. O conceito original visa respeitar o próprio ritmo de aprendizado de uma pessoa, assim como seus traços de personalidade.

Sendo assim, uma criança, jovem ou adulto pode estudar de forma livre e autônoma, a ponto de se desenvolver de modo integral. Além disso, a atenção que recebe é individual e livre de comparações, ajudando a não basear a própria inteligência por notas ou desempenho escolar, fatores que podem afetar a autoestima.

Por que a Pedagogia Waldorf tem se tornado uma tendência?

Alunos dos cursos de Letras ou Pedagogia costumam estudar sobre a Pedagogia Waldorf ao longo da graduação. No entanto, vale destacar que todo mundo pode tirar bons aprendizados dessa metodologia.

Não é à toa que até a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu a Pedagogia Waldorf como um método que apresenta um grande potencial para solucionar alguns problemas encontrados atualmente na área da Educação. Afinal, propõe um aprendizado mais inclusivo e integrado.

A seguir, confira mais algumas das principais vantagens que essa metodologia apresenta e por que chama cada vez mais a atenção das instituições de ensino!

Ajuda a estimular a criatividade

Ser uma pessoa criativa nada mais é do que ter ideias que ajudam a solucionar um objetivo e visualizar uma situação por meio de várias perspectivas. Por ser uma metodologia de ensino alternativa que conhecemos desde a infância, a Pedagogia Waldorf incentiva um novo olhar sobre os contextos, estimulando a inovação e a criação.

Melhora o vínculo com os professores

O papel do docente nessa metodologia de ensino é fundamental. Aqui, o professor se torna um guia para as práticas e ajuda cada indivíduo a encontrar o caminho para o aprendizado, por meio da valorização de suas principais habilidades e questões internas.

Limita o uso da tecnologia

Os recursos tecnológicos que temos disponíveis atualmente ajudam muito nos estudos e em várias tarefas do dia a dia. No entanto, a Pedagogia Waldorf visa um desenvolvimento em um ritmo menos acelerado e mais personalizado.

Desse modo, o uso da tecnologia nos estudos se torna um pouco mais limitado, de modo a ajudar cada pessoa a encontrar o que funciona no próprio aprendizado. E isso sem mencionar que isso evita o contato com um excesso de informações, que pode sobrecarregar a mente.

Aumenta o contato com a natureza

Uma das maneiras de alcançar o desenvolvimento espiritual, independentemente de qualquer crença, é o contato com a natureza. Estar em um ambiente repleto de elementos de origem natural ajuda na introspecção e no autoconhecimento, além de promover o relaxamento e a clareza mental.

Propõe a personalização do aprendizado

Cada pessoa tem as suas próprias métricas de aprendizado, assim como pode definir as estratégias que melhor funcionam para aprender um determinado conteúdo. E é isso que a Pedagogia Waldorf propõe: uma atenção às necessidades individuais para o desenvolvimento integral.

Incentiva o talento

Por estar em contato com a natureza, com a arte e com questões filosóficas, essa metodologia também estimula a expressão artística e o desenvolvimento de diversas habilidades. O resultado de tudo isso? A formação de pessoas mais talentosas e que reconhecem suas próprias capacidades. 

Como aproveitar a Pedagogia Waldorf durante o curso?

Que tal utilizar essas ideias para ter uma rotina de estudos mais saudável e produtiva? Para começar, você pode definir o próprio ritmo de aprendizado e evitar comparações. Assim, a pressão por um bom desempenho diminui e os seus resultados podem melhorar naturalmente.

Além disso, experimente estudar em diferentes ambientes, em especial, aqueles ao ar livre, como parques e jardins. Desse modo, é possível se inspirar e estimular o relaxamento, ótimo para ter uma sessão de estudos mais tranquila.

Aproveitar os métodos de aprendizado alternativos, principalmente os artísticos, como documentários, músicas, podcasts, entre outros, pode ajudar também a aprender com mais liberdade e autonomia.

Gostou de conhecer mais sobre a Pedagogia Waldorf? Como você viu, esse é um conceito cada vez mais aplicado nos primeiros anos de ensino, mas também pode trazer lições importantes para qualquer época da vida, além de estimular ótimos resultados acadêmicos e para o futuro profissional.

Este post ajudou você? Então, acompanhe o nosso perfil no LinkedIn e canal no YouTube para ficar por dentro de muito mais conteúdos úteis para o seu dia a dia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0