Para que serve o estágio? Veja a sua importância na graduação

para que serve o estágio

Você já se perguntou para que serve o estágio? A resposta é um pouco mais ampla do que se imagina, pois as finalidades e as vantagens dessa prática são diversas. Mas, de modo conceitual: o estágio é o aprendizado prático de competências necessárias para o exercício de determinada profissão.

O objetivo principal é preparar estudantes para o mercado de trabalho. Assim, o estágio pode ser realizado em qualquer período da graduação. Em alguns cursos, a procura por estagiários já acontece desde os primeiros semestres.

Neste artigo, vamos explicar para que serve o estágio, apresentando algumas vantagens de apostar nessa prática como forma de iniciar a sua trajetória profissional. Confira!

Afinal, para que serve o estágio?

Veja algumas boas razões para entender por que é importante aproveitar a época da graduação para fazer estágio!

Formação de networking

Durante o estágio, você terá a oportunidade de aumentar sua rede de contatos profissionais e, claro, mostrar interesse e disposição para aprender mais sobre a profissão. No futuro, esse networking pode abrir outras portas no mercado de trabalho.

Aprendizado na prática

Na universidade, você recebe todo o embasamento teórico que precisa para conhecer sua futura profissão. No estágio, poderá colocar boa parte desses conhecimentos em prática, ampliando seu preparo para atuar na área. Inclusive, ao fazer os relatórios de estágio, poderá analisar melhor e descrever como a teoria e a prática se relacionam.

Ajuda financeira para as despesas mensais

Geralmente, os cursos de graduação contam com estágios obrigatórios na grade curricular, que são realizados na própria universidade ou em instituições conveniadas, dependendo do curso.

Entretanto, estágios remunerados também são possibilidades para os estudantes, tanto para cumprir créditos acadêmicos e aprender um pouco da prática profissional quanto para ganhar uma bolsa estágio que pode ajudar a custear as despesas.

Chances de efetivação

Estagiar é uma oportunidade de agilizar sua entrada no mercado de trabalho, porque muitas empresas oferecem possibilidades para efetivar seus estagiários. Dessa forma, assim que o contrato acabar, você pode conseguir uma vaga na equipe e começar, para valer, sua trajetória profissional.

Valorização do currículo

Um dos pontos principais: o estágio serve para enriquecer o currículo. Mesmo que não seja uma experiência de contrato de trabalho efetivo, é uma forma importante de comprovar que você teve aprendizado profissional na prática.

Há, inclusive, estudantes que optam por fazer 2 estágios ao mesmo tempo para adquirir mais experiência. Isso é possível, desde que a soma do tempo empregado nos dois locais não ultrapasse 30 horas semanais.

Como escolher o estágio ideal na graduação?

É importante considerar alguns pontos para escolher um bom estágio. O primeiro deles é mirar em algo que esteja alinhado ao seu plano de carreira para já começar a caminhar na direção pretendida.

Também vale a pena buscar informações sobre a vaga e a empresa. Por exemplo, qual é o escopo do trabalho que o estagiário realiza e as oportunidades que a organização oferece para o desenvolvimento profissional.

Compreendeu para que serve um estágio? Agora, você já sabe que essa prática traz a chance de conhecer a realidade de uma ou mais áreas de atuação da sua futura profissão, além de representar um dos passos iniciais para alcançar os seus objetivos de carreira.

Siga nossas páginas nas redes sociais e confira conteúdos atualizados sobre estudos e profissões. Estamos no YouTube e no LinkedIn