O que colocar no objetivo do currículo? 7 dicas que podem ajudar

objetivo do currículo

Existem vários tipos de currículos, porém a grande maioria pede um item essencial: o objetivo, por isso, é tão essencial que saibamos o que colocar no objetivo do currículo. Além disso, é importante lembrarmos que a primeira impressão é a que fica, então, considere que o currículo é a sua primeira apresentação a uma empresa: seus dados precisam ser vistos, precisam estar organizados, objetivos e visualmente apresentáveis.

É pensando nessa importância que trouxemos este conteúdo! Aqui você saberá mais sobre essa parte tão importante do currículo: o objetivo! Ademais, também receberá dicas importantes sobre como deixar o seu currículo atraente! Confira!

Para que serve a parte do objetivo no currículo?

Quando concorremos a uma vaga de trabalho, todos temos uma pretensão, um ideal a ser atingido, é isso que devemos deixar claro no objetivo do currículo. Lá você dirá qual cargo pretende, tendo cuidado para não trazer informações que desabonem o seu perfil, como por exemplo um erro ortográfico.

Na etapa do objetivo deve-se escrever um resumo bem sucinto do seu propósito na empresa, para a vaga que está se candidatando e a importância dessa oportunidade para a sua carreira. É uma descrição muito breve, mas não se engane, afinal o responsável pelo recrutamento precisará criar várias estratégias de seleção dos candidatos e provavelmente o que você colocar no objetivo poderá levá-lo para a próxima fase.

O que colocar no objetivo do currículo?

Algumas dicas ajudarão a ter um objetivo cada vez mais delineado. Veja quais!

1. Evite clichês

Clichês são cansativos, não chamam atenção e, pelo contrário, demonstram falta de criatividade. Sendo assim, evite frases prontas e que têm um tom muito grandioso, como “comece a realizar os seus sonhos hoje!”, “os vencedores nunca desistem de tentar”, “meu defeito é ser perfeccionista”, “sou viciado em trabalho” e, por último, “busco uma vaga onde possa colaborar com o crescimento da empresa e me desenvolver com ela.” Apresentar-se de maneira cansativa e por meio de chavões não é o propósito do gênero pretendido. 

2. Seja simples

Os floreios devem ser deixados de lado durante a escrita de um currículo. Então, não se preocupe em deixar o seu texto deslumbrante. Significativo mesmo é deixá-lo simples e objetivo, direto e conciso. Então, escreva apenas o cargo específico que você pretende ocupar e como isso afetará positivamente a sua carreira.

3. Tenha cuidado com o português

O português pode ser eliminatório, dependendo da vaga. Então, fique atento às normas ortográficas e gramaticais e, caso tenha dúvida, peça ajuda a um colega ou amigo que tenha boas habilidades com a língua portuguesa escrita para auxiliar a fazer uma boa revisão não só dos objetivos, mas também de todo o seu currículo.

4. Seja o mais específico possível

O ideal é que não se ultrapasse três linhas na escrita do currículo, sendo essa já um quantidade de linhas bem superior. Então, você pode escrever: “Cargo pretendido: analista de vendas” ou “professor de língua portuguesa”.

Além disso, é possível dizer quais são os seus propósitos diante daquela função, como “contribuir para o crescimento da área com responsabilidade e um bom trabalho em equipe”. Essas considerações são importantes e, muitas vezes, particulares ao cargo, já que algumas podem competências que são bem específicas, é o que os especialistas em recrutamento indicam.

5. Não minta

Algumas pessoas, infelizmente, ainda acreditam que acrescentar informações que não existem pode ser uma boa maneira de chamar atenção. Porém, e se o indivíduo for selecionado para a próxima etapa, como justificar habilidades, experiências e competências que ele não têm? 

Uma ação negativa como essa pode manchar a imagem do candidato, não só na empresa pretendida, como também em várias outras.

6. Cada empresa tem o seu objetivo específico

Como os objetivos estão alinhados com a vaga concorrida, sempre que você mudar de empresa, é preciso adaptá-los. Quando personalizamos o nosso currículo de acordo com a empresa, demonstramos que já estamos por dentro do cargo pretendido e temos interesse em nos aperfeiçoar para aquele trabalho. No entanto, um detalhe importante é: não tente elogiar a empresa nesse momento, pois sua apresentação ficará muito superficial e forçada.

7. Atente-se aos detalhes de formatação

Um currículo precisa ser visualmente atraente, organizado e fácil de ler. Então, é muito importante cuidar da estética. Não utilize todos os itens possíveis de destaque, na maioria das vezes, apenas o negrito e o recuo são suficientes. 

Opte por uma letra mais neutra, limpa e legível para a escrita e faça um espaçamento entre o simples ou o 1,5. Geralmente, o tamanho da letra será 12, assim o recrutador se sentirá mais confortável para a leitura do seu material.

Quais são as dicas gerais para elaborar um bom currículo? 

Agora que você já sabe como apresentar o seu objetivo no currículo, acompanhe abaixo algumas dicas gerais que são relevantes para você que está concorrendo a uma vaga de emprego!

  • Dados pessoais: coloque nome completo, telefone para contato, idade e o seu endereço simplificado, ou seja, apenas seu estado, cidade ou bairro;
  • Foto: coloque apenas se for solicitado;
  • Objetivo profissional: coloque em prática todas as dicas que selecionamos;
  • Formação acadêmica: apresente o seu histórico acadêmico de forma bem sucinta;
  • Experiência de trabalho: apresente aqueles cargos ocupados por você e que tenham relevância para a vaga que concorrerá;
  • Cursos extracurriculares: apresente quais cursos você participou para demonstrar seu interesse;
  • Qualidades: coloque suas principais habilidades e de que forma elas podem contribuir para o crescimento da empresa.

Lembre-se que um bom currículo não é aquele que tem mais páginas, o importante mesmo é o conteúdo e a forma como ele é apresentado. Por isso, saber o que não precisa aparecer no currículo é outro fator essencial, como por exemplo, assinatura, número de documentos, fotos quando não solicitadas ou soft skills — elas podem ser usadas na entrevista.

Notou como saber o que colocar no objetivo do currículo é tão importante? São nos pequenos detalhes que conquistamos a vaga tão almejada no mercado de trabalho e buscamos o sucesso para nossa carreira profissional!

Gostou do conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades sobre cursos e o mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0