O que um publicitário faz? Saiba como é o dia a dia desse profissional

o que um publicitário faz

Comerciais de TV, anúncios que aparecem nas plataformas de vídeo, músicas de propagandas que ficam na nossa cabeça: afinal, o que um publicitário faz? Cria, inova, desperta o interesse por meio de diferentes tipos de conteúdos.

A lista de atividades é longa, mas uma coisa que sabemos muito bem que o publicitário faz é chamar a atenção do público com estratégias de comunicação para transmitir ideias e estimular o consumo de produtos e serviços.

Para isso, não podem faltar habilidades como criatividade, visão estratégica, curiosidade e pensamento inovador.

Essa área é interessante para você? Então, leia mais e entenda o que um publicitário faz!

Como funciona o curso de Publicidade e Propaganda?

A graduação em Publicidade e Propaganda é o caminho certo para pessoas criativas, que querem desenvolver suas habilidades para atrair e encantar as pessoas por meio das estratégias publicitárias. Para isso, ao longo do curso, você terá contato com disciplinas como:

• Técnicas de criação, arte, redação e fotografia publicitária;
  • Evolução do pensamento estético e da arte;
  • História e teorias da comunicação;
  • Pesquisa de mercado e opinião;
  • Marketing aplicado à publicidade;
  • Cibercultura e redes interativas;
  • Psicologia e comportamento do consumidor;
  • Produção gráfica e gestão de marcas;
  • Estratégias e táticas de mídia;
  • Linguagens e produções midiáticas.

O curso tem duração de 8 semestres. É encontrado nas modalidades presencial e EAD (educação a distância). Ao fim da graduação, você receberá o diploma de bacharel em Publicidade e Propaganda, estando habilitado para ingressar como publicitário em várias áreas do mercado de trabalho.

Vale aproveitar o tema para esclarecer uma dúvida comum: existe diferença entre Publicidade e Marketing. De forma resumida, a primeira cria e divulga produtos, serviços e ideias, enquanto a segunda lida com estratégias para atrair o público-alvo e converter possíveis clientes. Ambas as profissões caminham juntas.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho é amplo. Quem se forma em publicidade pode encontrar oportunidades nas diversas mídias tradicionais, como revistas, jornais, rádio e TV. No cenário atual, com o crescimento das áreas do marketing digital, a internet também se tornou um imenso campo para profissionais com essa formação.

As áreas de atuação para o publicitário incluem:

• mídias tradicionais;
  • social media (gestão de redes sociais);
  • agências de publicidade e propaganda;
  • editoras;
  • departamento comercial de empresas;
  • assessoria, por exemplo, para artistas ou políticos;
  • prestação de serviços para clientes de nichos variados;
  • docência.

O que um publicitário faz em seu dia a dia?

As atividades profissionais são várias e dependem da área de atuação escolhida. As atribuições estão relacionadas à criação de peças publicitárias, como anúncios, jingles, conteúdo textual, material para outdoors, entre outras.

Há uma longa lista de trabalhos que um publicitário faz ou pode fazer em seu dia a dia. De modo geral, fazem parte da profissão as seguintes atividades:

• atendimento e contato com os clientes;
  • gerenciamento de mídias;
  • programação visual;
  • produção fotográfica, sonora e audiovisual;
  • redação publicitária;
  • pesquisa de mercado;
  • planejamento;
  • marketing e vendas.

Quais são os diferenciais do curso da Cruzeiro do Sul?

Na Universidade Cruzeiro do Sul, você conta com diferenciais que garantem uma formação de excelência para atender às demandas atuais do mercado de trabalho, a começar pela matriz curricular específica.

Infraestrutura de ponta, corpo docente qualificado e nota 5 na classificação do MEC estão entre os diferenciais do curso de Publicidade e Propaganda da Cruzeiro do Sul.

Ao longo dos semestres, os alunos colocam em prática seus conhecimentos em projetos interdisciplinares, como o Projeto Criar, o Primeiro Cliente e o Simulado de Campanha. Além disso, você pode participar de uma Empresa Júnior para entender, na prática, o que um publicitário faz.

Aproveite para conhecer, agora mesmo, a graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Cruzeiro do Sul!