O que significa MBA? Veja as vantagens dessa pós-graduação

o que significa mba

Escolher uma pós-graduação para continuar se aperfeiçoando depois de terminar a faculdade é a decisão tomada por muitos recém-formados e profissionais que já estão no mercado. Na hora de fazer isso, é normal se deparar com vários termos específicos que levantam dúvidas. Uma bastante comum é o que significa MBA.

Em meio a essa e outras questões igualmente relevantes, vale a pena buscar informações precisas sobre os tipos de pós-graduação disponíveis. Assim, você consegue identificar qual é a opção mais adequada para alcançar seus objetivos profissionais, construindo a carreira que você sonhou.

Criamos este post para que você possa entender não apenas o que significa MBA, mas também quais são as vantagens desse curso, entre outras informações imperdíveis sobre o assunto. Acompanhe!

Afinal de contas, o que significa MBA?

A sigla MBA vem do inglês e significa Master of Business Administration ou, ainda, Master in Business Administration (mestre em administração de negócios, em português). Esse termo é usado para designar as pós-graduações lato sensu voltadas especificamente para a área de gestão e administração.

Vale ressaltar que existem 2 tipos de pós-graduação:

  • lato sensu — as especializações e os MBAs;
  • stricto sensu — os mestrados e os doutorados.

Por isso, é importante não confundir os programas de mestrado com o “master/mestre” da sigla MBA. No Brasil, o MBA está na mesma categoria das especializações, e não dos mestrados.

Para que serve o MBA?

Além de saber o que significa MBA, é importante entender para que esse curso serve, na prática. Nesse sentido, o MBA é uma pós-graduação que prepara os profissionais para ocupar cargos de liderança, atuando na parte de gestão e administração das organizações.

Logo, o MBA serve para que os profissionais que querem crescer nesse tipo de carreira se aperfeiçoem a fim de conquistar cargos mais altos ou até mesmo administrar o próprio negócio. Isso porque o curso oferece conhecimento técnico sobre a área, ajudando a desenvolver as habilidades e competências necessárias para atuar nela.

Qual é a diferença entre MBA e pós?

Antes de esclarecer qual é a diferença entre MBA e pós, é interessante observar que o termo “pós” frequentemente é usado como sinônimo de especialização. E, como já mencionamos, existem outras pós-graduações além das especializações e MBAs.

Em todo caso, a diferença é que, enquanto os MBAs têm como foco o ramo dos negócios, é possível encontrar especializações voltadas para os mais diversos temas. Assim, profissionais de outras áreas de atuação buscam as especializações para se pós-graduar.

Para quem o MBA é indicado?

O MBA é uma pós-graduação indicada tanto para quem acabou de se formar e está em busca de uma oportunidade no mercado quanto para os que já atuam no ramo há mais tempo e precisam se atualizar. Empresários e executivos em geral também se beneficiam com essa formação.

Além disso, os cursos de MBA são indicados para profissionais de diversas áreas, não apenas os formados em Administração. Uma pessoa formada em Farmácia, por exemplo, pode cursar um MBA Executivo em Gestão de Farmácias e Drogarias e, assim, se preparar parar atuar em gestão farmacêutica.

O mesmo ocorre com quem tiver formação em Engenharia, Direito, Marketing, Educação, Tecnologia da Informação, Saúde e muitas outras áreas do conhecimento.

Quais são as vantagens do MBA?

O que significa MBA e quais são as vantagens desse curso certamente estão entre as principais dúvidas sobre essa formação. Por isso, destacamos os principais benefícios para você conhecer.

Currículo mais valorizado

Com toda a competitividade que observamos no mercado de trabalho, é inegável que ter um currículo capaz de se destacar entre os concorrentes precisa ser uma prioridade. O MBA consegue oferecer esse diferencial, fazendo com que o currículo chame a atenção dos recrutadores.

Networking

Fazer um curso de pós-graduação é uma chance ímpar de conhecer outros profissionais da sua área de atuação. Isso permite ampliar a rede de contatos profissionais, o que pode resultar em indicações para vagas de emprego e oportunidade de negócios, entre outras vantagens.

Mais conhecimento

Existem MBAs voltados para diversas áreas do mercado. É possível fazer um MBA em Comércio Exterior ou em Gestão da Educação a Distância, por exemplo. Desse jeito, você pode adquirir conhecimentos específicos e aprofundados sobre a área em que atua ou pretende atuar, se tornando um expert no assunto.

Mais oportunidades no mercado

Cursar um MBA é uma maneira de se qualificar para atuar em um determinado setor do mercado, o qual não necessariamente precisa ser o mesmo da sua área de formação. Assim, é possível ter acesso a mais oportunidades no mercado, até mesmo dando um novo direcionamento à carreira.

Capacidade de liderança

Saber liderar, inclusive solucionando conflitos no ambiente de trabalho, é uma habilidade indispensável em qualquer gestor. Por meio de estudos de casos reais, o MBA visa justamente desenvolver esse tipo de habilidade fundamental para o sucesso do profissional.

Qual é a duração do MBA?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os MBAs devem ter pelo menos 360 horas de duração. Geralmente, essa carga horária é distribuída ao longo de 12 meses.

Os demais cursos de especialização lato sensu seguem as mesmas diretrizes. Tanto nas especializações quanto nos MBAs, os estudantes recebem um certificado, e não um diploma, ao final do curso.

Como escolher um MBA?

Para escolher o MBA ideal para você, o primeiro passo é avaliar quais são os seus objetivos profissionais. Saber se quer continuar em sua área de formação ou encontrar um novo caminho faz diferença na decisão.

Outro passo importante é avaliar a grade curricular das opções que despertam seu interesse para ter certeza de que é isso mesmo que você quer. Nesse processo, busque uma boa instituição de ensino para ter acesso a uma grade curricular completa, além de boa infraestrutura e corpo docente especializado.

Agora que esclarecemos o que significa MBA, você já pode começar a escolher onde cursar a sua pós-graduação. A Cruzeiro do Sul Educacional, por exemplo, oferece infraestrutura de ponta, professores com experiência de mercado e mais de 50 anos de tradição na área da educação. Isso é exatamente o que você precisa para conquistar uma formação de qualidade.

Quer se informar ainda mais sobre MBAs e outros cursos? Baixe o nosso e-book que traz tudo o que você precisa saber sobre pós-graduação e esclareça todas as suas dúvidas acerca desse assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0