Quer saber o que levar para o Enem? Confira 5 itens que não podem faltar!

o que levar para o enem

Depois de estudar em casa o ano inteiro, a data finalmente se aproxima. É justamente nesse período que costumam surgir as dúvidas sobre o que levar para o Enem. Sentir esse nervosismo é comum, tendo em vista que a prova pode ajudar muito na entrada no Ensino Superior.

No entanto, você não precisa se preocupar. Preparando tudo com antecedência, é possível se tranquilizar e garantir que nada vai faltar. Além disso, é importante se organizar para evitar atrasos e se prevenir de imprevistos quando chegar o grande dia.

Neste post, fizemos uma lista com 5 itens que você não pode esquecer de levar no dia da prova do Enem. Quer saber quais são? Então, continue conosco e fique por dentro do assunto!

1. Documento de identificação com foto

O primeiro item que você deve ter em mãos ao comparecer no local de prova é o documento de identificação com foto. Pode ser o RG, a carteira de habilitação (CNH) ou, inclusive, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida depois do dia 27 de janeiro de 1997.

Caso os seus documentos tenham sido roubados ou estejam perdidos, é possível apresentar o Boletim de Ocorrência com data de emissão nos últimos 90 dias.

2. Caneta preta em material transparente

Um detalhe que você não pode esquecer sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é que uma das regras é o uso de canetas de tinta preta, feitas com material transparente. Sendo assim, evite levar lápis, canetas de outras cores, lapiseira, borracha, entre outros itens.

3. Número da inscrição

O número de inscrição pode ser solicitado para você em alguns momentos. Desse modo, por garantia, vale a pena imprimir o documento. Geralmente, é possível encontrá-lo na Página do Participante do site do Inep antes do exame, logo após o período em que o Enem disponibiliza os locais de prova de cada candidato. 

4. Garrafa de água

Agora, pensando no seu bem-estar, é muito importante manter a hidratação durante a prova. Por esse motivo, levar uma garrafa de água vai ajudar a matar a sede, além de poupar você da necessidade de ir até o bebedouro e perder alguns minutos de prova.

5. Lanches

Vale ressaltar que o Enem é um exame de longa duração, que ocorre durante a tarde. Desse modo, além da água, é importante se preocupar em levar algum lanche para não ficar com fome durante esse período.

No entanto, evite alimentos pesados ou que façam muito barulho. Opte por barrinhas de cereal, frutas, sucos e sanduíches. Assim, você não desconcentra ninguém durante a prova, nem corre o risco de sentir sono ou passar mal.

Quer mais dicas para o dia da prova? Então, aqui vão algumas muito importantes:

  • tenha uma boa noite de sono antes da prova;
  • faça refeições equilibradas;
  • evite estudar na data do Enem e, inclusive, no dia anterior;
  • use roupas confortáveis;
  • planeje-se para sair cedo de casa e evitar atrasos;
  • lembre-se de respirar fundo sempre que a ansiedade bater mais forte e de se manter confiante.

Agora que você sabe o que levar para o Enem, comece a organizar tudo o que precisa. Além disso, nunca deixe de ler todo o edital quantas vezes for necessário. Assim, você tem acesso a todas as informações que precisa sobre o exame e pode se concentrar em manter a produtividade nos estudos, sem nenhuma preocupação.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam o que levar no Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0