o que faz um engenheiro eletricista

O que faz um engenheiro eletricista? Saiba mais sobre essa carreira!

Os diversos tipos de engenharia chamam a atenção dos jovens que estão em fase de escolha profissional. Nesse momento, as dúvidas podem surgir, pois são campos de conhecimento e atuação bem diferentes uns dos outros.

Para facilitar sua decisão, vale a pena saber onde e como cada profissional trabalha. Então, vamos começar descobrindo o que faz um engenheiro eletricista.

Acompanhe este post e entenda quem é o graduado em Engenharia Elétrica, como é o curso, qual é o perfil necessário e onde é possível trabalhar!

O que faz um engenheiro eletricista?

A Engenharia Elétrica é uma das profissões em alta no mercado atual. Além disso, a tendência é que essa área, assim como as outras engenharias, mantenha sua importância no cenário profissional futuro. Afinal, o engenheiro eletricista faz com que a energia chegue às nossas casas, às indústrias e aos diversos estabelecimentos de forma segura.

As oportunidades para o profissional dessa área estão em empresas de todos os portes, na esfera pública e privada. As áreas de atuação são diversificadas, o que inclui usinas de geração de eletricidade, escritórios de consultoria, indústria de telecomunicações, setor de energias renováveis, ramo de automação, entre outras.

Veja o que faz um engenheiro eletricista em sua prática profissional:

  • opera no campo de geração e fornecimento de energia elétrica;
  • projeta sistemas elétricos para residências, indústrias e construções comerciais;
  • facilita o processamento da informação por meio de sistemas de sinais digitais e analógicos;
  • acompanha manutenções elétricas;
  • cuida da elaboração de documentos técnicos;
  • atua em cargos de gestão, supervisionando o desenvolvimento e a implementação de projetos da área;
  • complementa as atividades de outros tipos de engenharia.

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

A graduação em Engenharia Elétrica tem duração de 10 semestres e garante ao futuro profissional o título de bacharel. O curso pode ser realizado no formato semipresencial, uma metodologia da modalidade EAD, que une a experiência de sala de aula com a flexibilidade do ensino a distância.

A grade curricular é extensa e reúne disciplinas próprias da área de Exatas, como Desenho Técnico, Probabilidade, Física Geral e Cálculo Numérico. Ao longo do curso, o estudante adquire conhecimento aprofundado em matérias específicas para aprender o que faz um engenheiro eletricista, incluindo:

  • Materiais Elétricos;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Eletricidade;
  • Circuitos Eletrônicos;
  • Eletromagnetismo;
  • Instalações Elétricas;
  • Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica;
  • Fontes Alternativas de Energia.

Qual é o perfil do engenheiro eletricista?

Agora que você já tem ideia sobre o que faz o engenheiro eletricista, descubra se tem o perfil profissional para seguir carreira nessa área. Para começar, não é obrigatório ser um perito em matemática e física, mas é importante ter interesse por cálculos, pois terá que praticar esse conhecimento no dia a dia.

Também é preciso desenvolver habilidades interpessoais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe. Isso porque, como em quase todas as profissões, você vai dividir espaço com outras pessoas, delegar tarefas, receber feedbacks, compartilhar conhecimento e assim por diante.

Além das características que já vimos, o perfil do engenheiro ainda requer curiosidade, raciocínio lógico e facilidade para solucionar problemas. Ter o domínio da língua inglesa também é fundamental para garantir seu espaço no mercado.

Depois de entender o que faz um engenheiro eletricista, você já consegue identificar se esse curso tem a ver com suas expectativas de universidade e carreira? Em caso afirmativo, saiba que essa é uma ótima escolha profissional, pois um caminho promissor está à sua frente!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o curso e as atividades profissionais na área de Engenharia Elétrica? Compartilhe este post em suas redes sociais e leve as informações para outros jovens que ainda têm dúvidas sobre qual carreira seguir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.