O que faz o Ministério da Educação? Tire suas dúvidas!

o que faz o ministério da educação

O que faz o Ministério da Educação (MEC)? Você já se perguntou sobre isso? Aliás, para que servem tantos ministérios no governo? Essa é uma dúvida que muitas pessoas podem ter, mas nem todos buscam informações confiáveis — é compreensível, porque os assuntos políticos são complexos mesmo, mas conhecer um pouco mais sobre isso pode ser muito útil.

O MEC foi criado há quase 100 anos, na década de 1930, quando o Brasil era governado por Getúlio Vargas. A pasta, na época, abrangia outros interesses públicos e levava o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública.

Nos anos 50, a área da Saúde passou a ter uma pasta exclusiva, e a sigla MEC designava o Ministério da Educação e Cultura. Leia o post inteiro e esclareça suas dúvidas sobre as ações desse órgão público!

O que é e o que faz o Ministério da Educação?

Os ministérios do governo são instituições que fazem parte da administração do país. São órgãos que planejam, organizam e executam as políticas públicas voltadas para áreas específicas de interesses da população, a exemplo da educação.

Então, o que faz o Ministério da Educação? É o departamento responsável pelo sistema de ensino do país. O MEC define as políticas e as diretrizes educacionais, as quais devem ser seguidas pelas instituições de ensino públicas e privadas, desde o Ensino Básico até o Superior.

Quais são os principais programas do MEC?

Você com certeza conhece alguns programas instituídos pelo Ministério da Educação. Veja a seguir!

Enem — Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em fase final de Ensino Médio. Anos depois, esse exame se tornou um importante instrumento de avaliação, sendo utilizado como critério de seleção e admissão para universidades.

Novo FIES — Programa de Financiamento Estudantil

Bom, esse programa você também já deve ter ao menos ouvido falar. Mas, como funciona o FIES? Em resumo, é uma forma de financiamento do valor parcial ou total da graduação para estudantes que se matriculam em instituições privadas de Ensino Superior.

Prouni — Programa Universidade para todos

É um programa de concessão de bolsas de estudo para alunos de universidades privadas que atendam aos critérios de renda familiar e pontuação na prova do Enem. Se você conseguir Prouni pode ser beneficiado com bolsas de 50% ou 100%.

Como consultar a nota do curso e da instituição no MEC?

Uma das responsabilidades do MEC é fiscalizar a qualidade de ensino das instituições, levando em conta critérios como desempenho dos estudantes, qualificação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. As notas variam de 1 a 5, sendo que uma pontuação abaixo de 3 é considerada insatisfatória.

Para consultar um curso ou uma faculdade, basta acessar o site e-MEC, preencher os campos necessários e verificar o cadastro nacional. Lá você encontrará as informações que precisa.

Depois de entender o que faz o Ministério da Educação, conhecer alguns dos programas oferecidos e saber como consultar uma instituição no site do MEC, fica mais fácil continuar com seus planos de graduação. Falando nisso, já sabe qual curso você quer fazer? Pense nisso, falta pouco!

Compartilhe este post em suas redes sociais e permita que seus colegas também tenham acesso a essas informações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0