O que é pós-graduação: entenda como funciona e para quem é indicada

o que é pós-graduação

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é pós-graduação e quando fazer esse tipo de curso. Se você se identifica como uma delas, chegou ao post certo para compreender melhor o assunto.

Voltar a estudar é algo fundamental para todas as pessoas que desejam continuar se desenvolvendo, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Isso pode ser feito por meio de cursos livres, segunda graduação ou pós-graduação.

Neste post, vamos explicar o que é a pós, quais são os seus tipos, como funciona esse tipo de curso e para quem ele é indicado. Acompanhe e se informe!

O que é pós-graduação e como ela funciona?

A pós-graduação, como o próprio nome já diz, é feita depois de ter concluído um curso do Ensino Superior, seja um bacharelado, seja uma licenciatura, seja um tecnólogo.

Durante a graduação, determinados temas são abordados de forma superficial em algumas disciplinas, por conta da carga horária do curso. Por isso, muitos alunos, depois de se formarem, optam por seguir uma pós-graduação para aprender mais a fundo sobre determinados conteúdos que despertaram a sua atenção.

Entender como a pós-graduação funciona vai depender do formato escolhido para continuar os estudos, podendo ser stricto sensu ou lato sensu. Independentemente do tipo de pós, ter uma formação continuada vai trazer diversos benefícios à sua carreira.

Entre as principais vantagens da pós-graduação, podemos citar:

  • maior reconhecimento na área — o fato de ter conhecimentos avançados sobre assuntos pertinentes à sua atuação faz com que as pessoas se lembrem de você como especialista em determinados temas, podendo, até mesmo, tornar-se uma referência;
  • desenvolvimento de networking — a pós permite ter proximidade com diversos profissionais da área, como professores e colegas, e ampliar a sua rede de contatos;
  • aumento da remuneração — uma especialização favorece a possibilidade de ocupar cargos mais específicos, que recebem salários maiores;
  • maiores chances de empregabilidade — currículos que apresentam uma pós-graduação são valorizados pelos recrutadores.

Quais são os tipos de pós-graduação?

Como visto, a pós-graduação pode ser de tipo lato sensu (que diz respeito aos cursos de especialização e MBA) ou stricto sensu (que compreende o mestrado, mestrado profissional e doutorado). Entenda mais sobre cada um deles!

Mestrado

Esse é o curso indicado para quem quer se tornar um professor de Ensino Superior e trabalhar com produções acadêmicas, recebendo o título de mestre. O mestrado exige um projeto de pesquisa, no qual o aluno vai trabalhar por cerca de 18 a 24 meses, até apresentar a sua tese à banca examinadora.

Esse tipo de pós-graduação vai exigir dedicação praticamente integral, com acompanhamento de um orientador escolhido pelo aluno. Além disso, um dos pré-requisitos para ingresso é ter domínio sobre um ou mais idiomas estrangeiros.

Mestrado profissional

O mestrado profissional também dá ao aluno o título de mestre, porém, tem o seu ensino voltado para levar o conhecimento científico ao mercado de trabalho, tanto em organizações públicas quanto em empresas privadas.

O ingresso a esse tipo de pós-graduação costuma ser mais fácil, principalmente por ter menos concorrência. Além disso, não costuma ser solicitado um pré-projeto de pesquisa. No entanto, a dedicação precisa ser tão intensa quanto em um mestrado tradicional.

Doutorado

Já o doutorado é um curso normalmente feito após o mestrado, a fim de receber o título de doutor — entretanto, não existe uma obrigatoriedade de ter realizado um mestrado para ingressar nessa pós-graduação. Ele também é destinado para quem deseja se tornar um pesquisador acadêmico e professor de instituições de Ensino Superior.

Os requisitos de ingresso são semelhantes ao do mestrado, porém, a sua duração é de até 4 anos. Ao final do projeto de pesquisa, é necessário desenvolver uma tese de doutorado e apresentá-la para uma banca examinadora.

Master in Business Administration (MBA)

O MBA é um curso destinado às pessoas que querem se especializar na área de gestão e de negócios. Por conta disso, é muito indicado para profissionais que já atuam no mercado de trabalho, como empresários ou gestores.

A sua duração mínima é de 360 horas e o aluno pode escolher o foco nas mais variadas áreas administrativas, de acordo com o seu interesse. Profissionais com MBA são muito bem-vistos no mercado, principalmente em instituições que valorizam a inovação.

Especialização

Os cursos de especialização também têm duração de 360 horas e conferem ao aluno o título de especialista. Esse tipo de pós-graduação é bem amplo, com oportunidades nas mais variadas áreas do conhecimento.

Quem se formou em Pedagogia, por exemplo, pode compreender melhor como se dá o processo interno de aprendizagem por meio da especialização em Psicopedagogia. Além disso, pode se especializar em Educação Especial e trabalhar com um público amplo.

Os alunos que procuram esse tipo de pós-graduação almejam aumentar o seu conhecimento sobre determinado campo do saber, desenvolvendo ainda mais as suas competências e habilidades.

Para quem é indicada e quando começar?

Os cursos de pós-graduação são indicados para todas as pessoas que desejam continuar os seus estudos e aproveitar as vantagens que essa formação continuada oferece à carreira de qualquer profissional.

No entanto, só é possível dar início ao curso após ter recebido o diploma de conclusão do Ensino Superior. Sendo assim, quem tem apenas o grau de escolaridade médio não pode começá-lo.

Quem já terminou a graduação, pode ingressar a qualquer momento. O ideal é dar início a uma especialização quando se sentir pronto para continuar os estudos, independentemente se faz muito tempo ou não que se graduou.

Além disso, é possível fazer mais de um curso de pós-graduação — do tipo especialização — ao mesmo tempo, aumentando suas oportunidades de carreira e conhecimentos específicos.

Agora que você já sabe o que é pós-graduação, sente-se confiante para dar os primeiros passos em direção à continuação dos seus estudos? Lembre-se também da importância de escolher uma boa instituição de ensino a fim de fazer um curso de qualidade, com todo o apoio necessário para se especializar ainda mais na área de seu interesse.

Gostou das informações deste post? Então, continue recebendo os nossos conteúdos sempre que lançarmos algo novo. Para isso, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 86

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0