Afinal, o que é Odontologia? Saiba mais sobre essa carreira aqui!

o que é odontologia
Powered by Rock Convert

Quem pensa em trabalhar como dentista com certeza já se fez esta pergunta: afinal, o que é Odontologia? Pelo próprio radical da palavra, um dentista é alguém que cuida dos dentes das pessoas. A Odontologia, contudo, vai muito além disso. Essa ciência envolve não apenas o cuidado com os dentes, mas também com tudo o que diz respeito ao aparelho bucal, como a própria boca, a mandíbula e a gengiva.

Por isso, contar com a preparação adequada para assumir a função é primordial, visto que o aparelho bucal é complexo e precisa estar sempre bem tratado para evitar complicações. Sem falar que ninguém gosta de sofrer com dor de dente por aí, não é mesmo?

Se você acha que tem o perfil de aluno ideal para essa profissão desafiadora, continue a leitura e descubra por que a Odontologia é um dos mercados mais promissores da área da saúde!

O que é Odontologia?

Enquanto prática, a Odontologia já existe desde séculos passados, mais precisamente desde o século 16. No entanto, nesses tempos mais remotos, não existiam técnicas especializadas como hoje, o que tornava esse ofício complicado e dificultava também os tratamentos, que muitas vezes eram feitos sem sequer anestesia.

Talvez tenha se originado daí o medo das pessoas de ir ao dentista. Basta deitar na cadeira e ouvir o barulhinho dos instrumentos para sentir aquele nó na garganta. Porém, quem gosta de cuidar dos outros e reconhece o valor de um sorriso bonito não costuma ter esse receio e sabe que se dará bem nesse ramo — seja como paciente, seja como profissional.

Os profissionais são apresentados à pergunta “o que é Odontologia” desde o início da faculdade, até porque a profissão não envolve apenas estética e sorrisos. A prevenção e o tratamento de diversas doenças bucais também são de responsabilidade dos dentistas. Por isso, eles precisam saber muito bem o que estão fazendo quando assumem um consultório, pois só assim se sentirão realizados profissionalmente.

Como é o curso de Odontologia?

A duração dessa graduação é de 5 anos, sendo que nos primeiros períodos o aluno é introduzido aos conceitos principais da Odontologia e, nos períodos seguintes, já começa a praticar em aulas de laboratório. Nos últimos semestres do curso, os estudantes têm a oportunidade de treinar com pacientes reais, geralmente atendendo pessoas da comunidade que não têm condição de pagar pelo serviço.

É claro que esses alunos estão sempre acompanhados de professores orientadores e demais profissionais já experientes no ramo. Dessa forma, eles têm todo o auxílio necessário para colocar em prática com total segurança aquilo que aprenderam na sala de aula e nos laboratórios. Quanto às disciplinas do curso, o foco é na área de Biologia e Química. A seguir, listamos algumas matérias que fazem parte da grade curricular:

  • Anatomia de cabeça e pescoço;
  • Anestesiologia em Odontologia;
  • Cirurgia oral;
  • Patologia bucal;
  • Psicologia em saúde;
  • Farmacologia;
  • Odontologia clínica;
  • Ortodontia e ortopedia facial;
  • Implantodontia;
  • Periodontia.

Quais são as possibilidades de atuação mais atraentes na carreira de Odontologia? 

Em linhas gerais, as próprias disciplinas do curso de Odontologia contemplam as variadas possibilidades de atuação no ramo, como a área de implantes, estética ou ortodontia. Todos os setores são bastante atrativos em termos financeiros, principalmente para aqueles profissionais que têm mais tempo de carreira e já possuem consultório próprio. 

No entanto, mesmo os dentistas que trabalham em clínicas e hospitais são muito bem remunerados, considerando-se que esse é um serviço essencial para toda a população, sobretudo no caso de patologias que comprometem a funcionalidade do aparelho bucal e a qualidade de vida do paciente.

A seguir, faremos uma breve descrição das principais especializações em Odontologia para que você possa identificar o setor de sua preferência.

Powered by Rock Convert

Endodontia

O profissional que atua nessa especialidade é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar uma série de doenças relacionados à estrutura interna dos dentes, por exemplo lesões na polpa e raiz. Alguns problemas comumente tratados na endodontia são as trincas, fraturas, cáries profundas e sensibilidade de grau elevado.

Odontopediatria

Como o próprio nome indica, essa especialidade inclui a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais em crianças, inclusive nos bebês que estão começando a desenvolver a dentição. Vale destacar que, nesse ramo, algumas habilidades são ainda mais necessárias, como paciência e muito jeitinho com os pequenos.

Implantodontia

Especialistas em implantodontia são os profissionais que realizam implantes em pacientes que perderam um ou mais dentes. Há bastante tecnologia envolvida nesse ramo, considerando-se que os implantes exigem planejamento criterioso e muito detalhamento para alcançar os resultados esperados.

Ortodontia

Uma das especialidades mais procuradas pelos pacientes é a ortodontia, que é responsável por manter os dentes alinhados e corrigir falhas de encaixe entre as arcadas superior e inferior.

O tratamento na maioria das vezes inclui o uso do aparelho ortodôntico, resultando tanto em ganho funcional quanto estético para o paciente.

Odontologia do trabalho

Essa especialidade é uma área específica da Odontologia que visa estabelecer relações salubres entre o meio laboral e a saúde bucal do trabalhador. A realização de exames odontológicos para fins trabalhistas e a execução de campanhas educativas de saúde bucal em empresas são algumas das principais atribuições desse profissional.

Como está o mercado para essa carreira?

A Odontologia é um dos ramos mais promissores entre as profissões da saúde, ficando atrás apenas da Medicina em termos de concorrência e médias salariais. É claro que as remunerações variam conforme o local de trabalho e a especialização do profissional. Mas, de maneira geral, mesmo os dentistas em início de carreira têm excelentes perspectivas de mercado, tanto no setor público quanto no privado.

Como dissemos, trata-se de um serviço essencial à população e que, portanto, sempre gera boa demanda de emprego, sobretudo em regiões mais humildes onde a assistência à saúde bucal é precária. Normalmente, os dentistas em início de carreira optam por atender em clínicas e hospitais e, no decorrer da carreira, abrem o próprio consultório — considerando-se que esse não é um investimento barato.

Inclusive, é importante ressaltar que mesmo durante a faculdade o aluno precisará investir em materiais e instrumentos específicos para a sua formação. As melhores universidades oferecem laboratórios completos com tudo o que é necessário, mas muitos alunos preferem adquirir os próprios instrumentos porque assim terão mais autonomia ao longo do curso.

Ficar por dentro desses detalhes da formação e conhecer as perspectivas de mercado no ramo é tão importante quanto saber o que é Odontologia. Afinal, em um ofício tão complexo, adquirir o preparo necessário é apenas o primeiro passo em busca de uma carreira de sucesso. O restante virá com a experiência e a prática nessa profissão que multiplica sorrisos!

Se você gostou do post e quer saber mais sobre ensino e carreiras, siga nossas redes sociais e acompanhe tudo sobre esses assuntos! Estamos no LinkedIn e no YouTube.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0