O que é nota de corte e como é aplicada nos vestibulares?

o que é nota de corte

Você sabe o que é nota de corte e por que essa pontuação é tão importante para os vestibulares? Entender o que há por trás desse conjunto de pontos ajuda a se preparar bem melhor para as provas e ter um desempenho mais satisfatório.

Esse é um termo muito falado nas principais dicas para o vestibular, e provavelmente foi aí que você o conheceu. Mas, apesar de a nota de corte ser frequentemente mencionada, poucas pessoas falam sobre o que, de fato, é esse valor.

É por esse motivo que, neste post, vamos falar de tudo o que você precisa saber sobre a nota de corte e tirar as principais dúvidas relacionadas ao assunto. Acompanhe e fique por dentro do tema!

O que é nota de corte?

Em poucas palavras, a nota de corte é um parâmetro utilizado para selecionar os alunos que são aprovados em um curso. Desse modo, por ser a pontuação mínima estabelecida, é preciso atingi-la para passar no processo de seleção desejado.

No entanto, para entender melhor o que é nota de corte, você vai precisar saber o que é a relação candidato/vaga de um processo seletivo. Em um vestibular ou em um procedimento de seleção de novos alunos, as instituições de ensino disponibilizam uma quantidade X de vagas para cada curso.

A partir disso, há a divulgação do edital e, logo em seguida, a abertura das inscrições para as provas. Ao final desse período, as instituições têm acesso ao número de inscritos em cada curso.

Dessa forma, é possível fazer a relação candidato/vaga, que nada mais é do que um cálculo que indica a quantidade de pessoas que se inscreveram para uma mesma vaga em um mesmo curso. Faz sentido?

Como a nota de corte funciona?

Agora, sim, voltando à nota de corte. Quando essa relação candidato/vaga é maior que 1 — ou seja, tem mais de uma pessoa competindo pelo mesmo espaço — é preciso partir para um novo mecanismo para selecionar os inscritos. É aí que entra a análise da pontuação obtida no vestibular ou Enem.

Assim, os candidatos são organizados de acordo com a nota das provas, da maior para a menor. Sendo assim, quem teve a pontuação mais alta ocupa o primeiro lugar do processo seletivo, quem teve a segunda maior nota, vai para o segundo lugar, e assim por diante.

Quando chega ao limite de vagas, é definida a nota de corte: a pontuação do último candidato aprovado. Isso significa que, para conseguir passar no curso, é preciso tirar uma quantidade de pontos igual ou maior a essa.

Como a nota de corte interfere na aprovação?

Até aqui, foi possível entender que a nota de corte é crucial para a aprovação, certo? Os candidatos que ultrapassam essa pontuação passam para as próximas etapas do processo seletivo e os que não obtiveram esses pontos ficam na lista de espera.

Só que nem sempre o processo para por aí. Algumas instituições ou programas de seleção de alunos definem outra pontuação mínima para se inscrever ou passar. Assim, para conquistar a aprovação é preciso pontuar tanto esse valor estabelecido pelo processo seletivo quanto a nota de corte.

O que é considerado para definir as notas de corte?

A definição da nota de corte, na maioria das vezes, ocorre devido à competitividade por um espaço. Ou seja, quando a relação candidato/vaga é alta, a pontuação mínima para a aprovação também tende a ser maior.

O grau de dificuldade da prova também pode ser levado em consideração para estabelecer as notas de corte. Além disso, cada instituição pode escolher os próprios critérios para definir a pontuação de entrada nas vagas.

Como a nota de corte é aplicada nos vestibulares?

Agora, que tal descobrir para que serve a nota de corte, afinal? A seguir, veja algumas das principais aplicações desse conceito!

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que promove bolsas parciais e integrais em instituições de ensino privadas para os alunos. Para se inscrever, é preciso usar a nota do Enem.

Mas, para conseguir o Prouni não é necessário apenas atingir a nota de corte. Você precisa também não zerar a redação do Enem e, ainda por cima, ter no mínimo 450 pontos de média nas provas do exame.

Novo FIES

Além do Prouni, o MEC disponibiliza aos alunos o Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Novo FIES). O objetivo do programa é auxiliar nos custos das mensalidades das universidades privadas, oferecendo juros baixos ou nulos, e a possibilidade de o estudante fazer o pagamento desse valor somente após concluir o curso superior.

Para concorrer ao Novo FIES também é necessário atingir a nota de corte do curso, determinada pela instituição de interesse. Além disso, assim como no programa anterior, os alunos devem ter média de 450 no Enem e não zerar a redação.

Não é à toa que uma das principais dicas para o Enem é se concentrar em produzir uma dissertação que não fuja do tema. Desse modo, as chances de zerá-la diminuem consideravelmente.

SiSU

Quem quer fazer graduação em uma instituição pública também precisa ficar de olho na nota de corte. Vale destacar que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) também seleciona os alunos por meio da pontuação do Enem.

Nesse caso, cada curso apresenta uma determinada nota de corte, de acordo com a concorrência. Algumas instituições de ensino também determinam uma pontuação mínima em cada prova do Enem para garantir a candidatura às vagas.

Vestibular

Da mesma forma que o SiSU, o vestibular próprio das instituições de ensino apresenta uma nota de corte para garantir a aprovação dos inscritos. Tudo vai depender do edital, da quantidade de candidatos e das exigências para cada curso.

Ingresso direto

Algumas faculdades e cursos não exigem a realização do vestibular para o ingresso dos alunos, principalmente na segunda graduação. No entanto, pode ser analisado o desempenho em provas antigas ou edições do Enem para definir a nota de corte, principalmente quando há mais candidatos do que vagas disponíveis.

Como ver a nota de corte de cada vestibular?

Infelizmente, não tem como saber a nota de corte para cada vestibular antes de passar pelo processo seletivo, pois esse não é um valor fixo. Como você viu, é um parâmetro estabelecido de acordo com o contexto de cada edital. Sendo assim, só é possível ter acesso a essa informação após a realização das provas.

No entanto, é possível pesquisar as notas de corte dos vestibulares que já aconteceram para ter ideia do quanto precisa tirar para conseguir a aprovação no curso desejado. Nesse caso, apenas tenha em mente que o valor pode aumentar ou diminuir no ano em que você estiver concorrendo.

Saber o que é nota de corte ajuda bastante a se preparar para o vestibular, não é mesmo? Por isso, monte um bom cronograma de estudos e faça vários simulados para ter um bom desempenho nas provas e atingir a pontuação mínima nos processos seletivos.

Este post foi útil para você? Então, siga os nossos perfis no LinkedIn e no YouTube para acompanhar mais conteúdos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0