O que é monitoria acadêmica e quais são os benefícios de participar?

o que é monitoria
Powered by Rock Convert

Você sabe o que é monitoria acadêmica? Algumas atividades realizadas durante o período universitário contribuem muito para a preparação de um futuro profissional de sucesso, sendo esse um ótimo exemplo de como investir na carreira.

Ter afinidade com alguns conteúdos estudados durante um curso superior pode fazer com que um estudante encontre diversos benefícios na vida estudantil, inclusive a possibilidade de oferecer monitoria acadêmica. E os alunos com dificuldade para acompanhar determinados assuntos podem aproveitar muito bem esse tipo de atividade.

Quer saber como ser um aluno protagonista do próprio futuro profissional? Então, acompanhe o post e descubra o que é monitoria acadêmica.

O que é monitoria acadêmica?

A monitoria acadêmica é uma atividade oferecida pelas instituições de ensino aos alunos que desejam ajudar os colegas com dificuldade em algumas disciplinas. Esse também é um espaço para tirar dúvidas que surgirem em determinadas matérias.

Suponha que você teve um desempenho muito satisfatório em uma matéria na qual muitos colegas têm dúvidas. Uma forma de ajudar os alunos que apresentam dificuldade com esse conteúdo é se candidatar à monitoria acadêmica e ensinar o que sabe.

Para quem quer seguir carreira na docência, essa é uma ótima oportunidade de compartilhar conhecimentos e ainda aprender a dar aulas, sem mencionar os demais benefícios que você pode aproveitar ao se tornar um aluno da monitoria.

Powered by Rock Convert

Quais são os principais benefícios de cursar e oferecer uma monitoria?

Ainda não entendeu quais são as vantagens de oferecer ou visitar uma monitoria? Então, veja a seguir os benefícios de ser monitor e de participar desse programa!

Benefícios de ser monitor

Ao se inscrever para oferecer monitoria acadêmica, você tem a oportunidade de estudar melhor alguns conteúdos, ter mais autonomia nos estudos e, ainda, desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho ou para a pesquisa científica.

Além disso, se você está em busca de uma renda extra, as bolsas oferecidas pelos programas de monitoria podem ajudar bastante. Essa também é uma oportunidade de desenvolver a responsabilidade e criar uma rede de contatos dentro da instituição de ensino que pode evoluir para a construção de um bom networking.

Benefícios de participar de uma monitoria

Frequentar os horários de monitoria para as disciplinas em que você tem dúvida também é benéfico. Sabe aquela aula que deu uma sensação ruim, pois não conseguiu aprender nada? É possível, além de consultar os professores, pedir ajuda para os monitores para compreender melhor um assunto. 

A linguagem usada de aluno para aluno pode ser mais fácil de ser compreendida. Isso sem contar que o monitor passou recentemente pela mesma experiência que você, por isso, consegue dar algumas dicas excelentes para superar os desafios e melhorar o desempenho em uma matéria.

Saber o que é monitoria é fundamental para tornar a sua trajetória universitária mais produtiva. Além disso, para quem tem interesse em dar aulas futuramente, essa é uma ótima oportunidade para começar a desenvolver habilidades indispensáveis para se tornar um docente.

O que achou do post? Se este conteúdo deixou você com vontade de ver mais conteúdos desse tipo, aproveite a visita e acompanhe os nossos perfis nas redes sociais! Estamos no YouTube e no LinkedIn.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0