O que é leitura dinâmica e como ela pode ajudar você nos estudos?

o que é leitura dinâmica

Você sabe o que é leitura dinâmica? Esse é o nome dado à técnica de análise de textos, que permite a identificação das principais ideias do conteúdo, fazendo com que todo o processo se torne mais rápido e eficiente.

Dominar essa habilidade é ótimo para quem quer saber como ler mais no dia a dia e otimizar a leitura. É por esse motivo que, neste post, vamos apresentar mais sobre essa técnica e mostrar como aplicá-la nos estudos. Acompanhe!

Quais são as vantagens da leitura dinâmica?

Já parou para pensar quantas vezes você precisa ler um texto até entendê-lo completamente? Quem tem dificuldade de aprender ou de manter o foco por muito tempo seguido provavelmente precisa fazer várias releituras até absorver o conteúdo.

Ao utilizar a leitura dinâmica, a necessidade de voltar a algum trecho é menor, já que, antes de ler todo o conteúdo, você faz uma análise rápida do texto.

Com esse hábito, é possível ter contato com o tema antes de concluir a leitura, de modo que você começa a ler já sabendo o que esperar do texto. Na prática, isso oferece vantagens, como:

  • melhor compreensão;
  • mais páginas lidas por um determinado intervalo de tempo;
  • otimização do período de leitura;
  • fortalecimento dos conhecimentos linguísticos e do vocabulário.

Como a leitura dinâmica se aplica nos estudos?

Os estudos se beneficiam bastante da leitura dinâmica, principalmente para os alunos que estudam com livros didáticos. Outro momento ótimo para colocar essa técnica em prática é no Enem.

Quem já fez esse exame sabe o quanto as provas apresentam textos compridos. Sendo assim, uma tática muito utilizada é a de ler primeiro o enunciado para entender o que você precisa responder. Para complementar essa estratégia, é possível fazer a leitura dinâmica, encontrando justamente as informações que vão ajudar a encontrar a resposta certa, só que em menos tempo.

Quais são os segredos para usar a leitura dinâmica?

Quer saber como aproveitar os benefícios da leitura dinâmica na rotina de estudos ou em qualquer outro momento? Então, veja algumas dicas:

  • encontre as palavras-chave da frase;
  • evite pronunciar as palavras lidas;
  • garanta que o ambiente esteja favorável à concentração;
  • rabisque ou destaque o texto, caso ache necessário;
  • treine bastante.

Quando não usar a leitura dinâmica?   

A leitura dinâmica nem sempre é uma técnica que deve ser utilizada sozinha. Afinal, ela permite identificar as informações principais do texto, mas não faz com que você foque detalhes que podem ser relevantes.

Sendo assim, é interessante evitar esse tipo de leitura em textos pequenos, pois cada informação perdida pode ser crucial para a compreensão do trecho. Além disso, lembre-se sempre de ler o conteúdo completo, após fazer a leitura dinâmica.

Gostou de saber o que é leitura dinâmica? Criar uma rotina de estudos, com variados textos acadêmicos ou literários, é uma ótima ideia para fortalecer o seu aprendizado e tirar mais proveito dos conteúdos. Portanto, aproveite essa técnica e desfrute de mais produtividade no dia a dia.

Este post inspirou você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0