O que é intercâmbio cultural? Entenda os benefícios!

Viajar para conhecer um novo país é uma ótima experiência, desejada por muitos jovens. Mas, pensou em unir o útil ao agradável e, em vez  de apenas fazer turismo, também aprender novos conteúdos e realizar uma imersão em outra cultura?

É exatamente essa a proposta do intercâmbio cultural! Ele consiste em um período, geralmente superior a 6 meses, mas não é uma regra, no qual você trabalha e/ou estuda em outro país.

Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e descubra!

Quais os benefícios de um intercâmbio cultural?

O intercâmbio cultural traz uma série de benefícios, tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. Descubra agora alguns deles!

Aprender uma nova língua

Quando você viaja para outro país, aprende uma nova língua com muito mais facilidade. Isso porque escuta o idioma o tempo todo e ainda precisa se comunicar exclusivamente dessa forma. E, agregando um curso no país, potencializa a aprendizagem da língua formal, voltando para o Brasil com fluência no novo idioma.

Agregar valor ao seu currículo

Um intercâmbio cultural agrega valor ao seu currículo e chama a atenção dos recrutadores. Isso porque, mesmo com poucas experiências profissionais, os gestores das empresas valorizam a vivência de quem saí do Brasil, pois sabem que você cresce e se desenvolve como pessoa e como profissional nesse tipo de experiência.

Viver experiências únicas

Por falar em experiência, outro grande benefício do intercâmbio cultural são as vivências que você terá no exterior. É difícil prever quais serão, uma vez que isso depende de você e do destino para o qual irá. Porém, é garantido que serão totalmente diferentes das experiências brasileiras, sendo muito enriquecedor.

Destacar-se dos outros profissionais

Os recrutadores e gestores de empresas tendem a valorizar muito o intercâmbio cultural. Dessa forma, esse é um modo de se destacar dos outros profissionais, principalmente em um mercado de trabalho tão competitivo como o da atualidade.

Quando começar?

Não existe uma época certa para realizar o intercâmbio cultural. Porém, é mais fácil realizá-lo durante a graduação ou a pós-graduação.

Algumas universidades possuem convênio com instituições de ensino de outros países, o que facilita o processo. Além disso, também é possível buscar um intercâmbio por conta própria e aproveitar o momento para aprender novas teorias e práticas na sua área de atuação.

Como fazer?

Ficou interessado no intercâmbio cultural? Então continue a leitura e descubra algumas dicas para iniciar o processo!

Escolha um país

Comece fazendo uma lista dos países nos quais você gostaria de realizar o intercâmbio cultural. Leve em conta a cultura, idioma, costumes, preço de moradia, entre outros elementos.

Conheça os tipos de intercâmbio existentes

Existem vários tipos de intercâmbios culturais. Você pode fazer um curso de idioma em outro país, trabalhar em uma startup por alguns meses, ser voluntário em projetos sociais e, até mesmo, cursar parte da graduação ou pós-graduação.

Portanto, escolha a modalidade que mais se adapte à sua realidade.

Encontre uma instituição

Existem também instituições e empresas dedicadas exclusivamente à realização do intercâmbio cultural. Procure algumas delas e pesquise sobre a reputação e o processo em cada uma. Lembre-se de que a sua universidade também pode ajudar no processo.

Pesquise sobre a legislação

Também é importante entender a legislação do país de destino. Isso porque o processo de visto é muito diferente em cada um deles e é essencial saber quais os documentos precisam ser entregues e como funciona para que você regularize a sua situação.

O intercâmbio cultural pode ser o diferencial que você precisa para se destacar no mercado de trabalho. Isso sem falar da experiência única que você  vivenciará. Portanto, comece hoje mesmo a escolher um país e preparar as malas!

Gostou do artigo? Então compartilhe nas suas redes sociais e incentive os amigos que também querem viver essa experiência!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *