Entenda o que é Encceja e como entrar na faculdade com esse exame!

o que é encceja

Se você tem dúvidas do que é Encceja, veio ao post certo. Esse é um exame que ajuda muitos indivíduos maiores de 18 anos a concluírem os estudos da educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Com o certificado do Encceja, os alunos têm a possibilidade de continuar os estudos por meio de uma graduação e conquistar o sonhado diploma de curso superior. Mas o que, afinal, é esse exame?

Acompanhe o post e descubra o que é Encceja, como ele funciona e como o exame pode ajudar a entrar na faculdade!

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para certificar os conhecimentos de alunos do nível Fundamental e Médio acima de 18 anos.

Os estudantes que obtiverem uma pontuação acima de 100 no exame conseguem receber o certificado de conclusão do nível educacional no qual se inscreveram (Fundamental ou Médio). Essa é uma oportunidade para as pessoas que não puderam concluir os estudos na idade escolar tradicional.

Até o ano de 2017, bastava que os candidatos obtivessem uma nota satisfatória no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e utilizassem a prova para obter o certificado de conclusão nos estudos. Contudo, houve mudanças institucionais que colocaram o Encceja como o exame oficial para receber essa certificação.

Como funciona e como fazer o Encceja?

O Encceja apresenta uma estrutura parecida com a do Enem. O teste aplica 4 provas, de 30 questões objetivas cada, e uma redação. A pontuação é calculada também pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), que verifica as chances do acerto de uma questão ter sido por chute e classifica as perguntas de acordo com os níveis fácil, médio e difícil.

A certificação é concedida quando o aluno obtém nota igual ou maior que 100 em todas as provas, além de uma pontuação de pelo menos 5 na redação. O Encceja costuma ser aplicado a cada semestre e, para participar, basta se inscrever no site oficial do exame durante o período de inscrições.

Como entrar na faculdade com a nota do Encceja?

Ao obter o certificado de conclusão de Ensino Médio por meio do Encceja, o aluno já está apto para concorrer a vagas em cursos do Ensino Superior. Contudo, para isso, é importante se inscrever no exame para obter proficiência de nível médio escolar — alunos que fizeram a prova apenas para concluir o Ensino Fundamental não podem iniciar uma graduação ainda.

Além do mais, a nota obtida no Encceja pode ser utilizada no processo seletivo de algumas instituições de ensino e, até mesmo, para conseguir bolsas de estudo para o Ensino Superior.

Desse modo, se você tem o sonho de estudar em um curso superior, mas precisou interromper os estudos ou não teve a oportunidade de frequentar a escola durante a infância e adolescência, saiba que o Encceja pode ajudar na entrada na faculdade.

Agora que você sabe o que é Encceja e como pode fazê-lo, não adie mais os seus sonhos de fazer uma graduação. Aproveite a sua pontuação no exame e se matricule em uma instituição de ensino de qualidade.

Gostou do post? Então, entre em contato conosco e saiba como estudar na Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0