Você sabe o que é Enade? Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), esse tem sido um dos principais indicadores utilizados para avaliar a qualidade de ensino de uma Instituição do Ensino Superior (IES).
Observar se uma faculdade, universidade ou centro universitário, de caráter público ou privado, é capaz de prestar um serviço de educação de qualidade é fundamental na hora de escolher onde fazer uma graduação.
Por esse motivo, vamos explicar o que é Enade, por que é uma maneira de avaliar a qualidade dos cursos de uma universidade e como ele pode ajudar você a escolher a faculdade ideal para ingressar. Acompanhe o post e entenda a importância do assunto!
O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) nada mais é que uma prova destinada aos alunos do Ensino Superior. Ele é feito anualmente, de acordo com cada área do conhecimento, e tem como objetivo analisar o tipo de ensino oferecido em cada curso de uma instituição que tenha pelo menos 2 alunos se formando.
A escolha dos cursos que serão avaliados a cada ano vai de acordo com os eixos do conhecimento de cada fase do ciclo avaliativo. As áreas das graduações de tipo bacharelado e licenciatura são selecionadas a partir da tabela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e as de tipo tecnólogo com base no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST).
Como funciona o ciclo avaliativo?
O ciclo avaliativo se repete a cada 3 anos, sendo a sua primeira fase voltada para os cursos de bacharelado relacionados às áreas da Saúde, Engenharias, Ciências Agrárias, Arquitetura e Urbanismo e os tecnólogos de Produção de Alimentos, Segurança e afins.
No ano 2 do ciclo, são avaliados os bacharelados de Biológicas, Exatas, Humanas, Linguagens e Arte. Ao mesmo tempo, são selecionados os cursos de licenciatura nessas mesmas áreas e os tecnólogos de Comunicação, Produção Industrial, entre outros.
Por fim, no terceiro ano, são avaliados os bacharelados das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, além dos tecnólogos de Gestão e Negócios, Design, Produção Cultural, entre outros.
Quem deve fazer o exame?
Geralmente, o Enade é indicado para os estudantes dos primeiros períodos da graduação, independentemente de ser um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, e para os que já estão quase se formando no curso. Dessa maneira, é possível comparar a evolução do aprendizado dos alunos de uma instituição.
Contudo, o Enade só é obrigatório para os alunos formandos dos cursos selecionados na fase correspondente ao ciclo avaliativo — por exemplo, caso o ano atual seja o segundo do ciclo, quem está nos últimos períodos de bacharelados ou licenciaturas de Humanas precisará participar. Além disso, o exame não tem o intuito de avaliar os estudantes, atribuindo notas individuais, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No entanto, caso o estudante se ausente sem justificativa, é possível que o seu diploma não seja concedido pela instituição, por haver uma pendência com o MEC (Ministério da Educação).
Para que serve o Enade?
Como visto, o Enade tem como objetivo principal mensurar a qualidade de cada curso de graduação ministrado no país. De certa maneira, ele serve para estimar a educação oferecida nas instituições de ensino superior de todo o Brasil. Por conta disso, esse indicador integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Sinaes também é uma iniciativa do MEC, que tem como objetivo avaliar características essenciais de uma instituição de ensino, como ensino, pesquisa, infraestrutura, gestão, aprendizado dos alunos, corpo docente e responsabilidade social. Isso é realizado para agregar valor às IESs que promovem uma educação de qualidade e contribuem para o desenvolvimento acadêmico do país.
Por conta disso, o MEC utiliza o Enade como um dos parâmetros para verificar a qualidade de um curso. Além dele, existem dois outros indicadores, que são a avaliação dos cursos de graduação e a avaliação institucional.
Nesse caso, o ideal para que uma instituição seja regulamentada pelo Ministério da Educação e tenha a sua qualidade de ensino reconhecida é conquistar o conceito maior ou igual a 3 no Enade. A pontuação é constituída pela média do desempenho dos alunos no exame, podendo variar entre 1 (baixa) e 5 (alta).
Como funciona o exame?
No geral, a estrutura do Enade se divide em:
- questionário do estudante — faz perguntas sobre informações gerais do participante, a fim de fazer um levantamento sobre o perfil dos alunos do curso;
- questionário da percepção de prova — questiona sobre a experiência na prova do ponto de vista do participante, com o objetivo de compreender como foi o exame;
- questionário do coordenador do curso — coleta informações básicas sobre o coordenador do curso que está sendo avaliado;
- exame — a prova tem a duração máxima de 4 horas, e são cobradas 40 questões de tipo generalizado e específico.
Durante a prova, em um total de 10 questões, serão avaliados conhecimentos genéricos, sendo 8 delas de múltipla escolha e 2 dissertativas. Nessa parte, serão cobrados assuntos comuns entre todas as graduações, como temas relacionados aos Direitos Humanos e à Sociedade no geral.
Já as perguntas específicas têm a ver com o curso em que o participante está matriculado. Elas buscam avaliar a capacidade de resolução de problemas e o conhecimento teórico na área. Aqui, o aluno vai encarar 30 questões, sendo 27 delas de múltipla escolha e 3 dissertativas.
Como o resultado do Enade é utilizado?
Por conta do ciclo avaliativo do Enade, a nota de cada curso obtida pelo exame tem validade de 3 anos, até que seja feita uma nova avaliação. Esse conceito obtido vai compor o Índice Geral do Curso (IGC), que é feito com base em diversos parâmetros e é calculado de acordo com uma metodologia utilizada pelo Inep.
Esse IGC vai considerar o conceito do Enade, a avaliação dos cursos de pós-graduação (apenas de tipo mestrado e doutorado) de uma instituição — que é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — e a quantidade de alunos distribuída em cada nível de ensino.
Em outras palavras, o resultado desse exame é utilizado para mensurar a qualidade dos cursos de cada instituição de ensino do país. Por esse motivo, saber o que é Enade vai ajudar você a acertar na escolha da melhor universidade para fazer a sua graduação.
Gostou de saber sobre esse assunto? Então continue acompanhando os nossos conteúdos ao seguir os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!