O que é CLT e quando aceitar este tipo de emprego?

Você sabe o que é CLT? É a Consolidação das Leis Trabalhistas, que existe no Brasil desde 1º de maio de 1943. Ela foi sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de agrupar toda a legislação referente aos direitos dos trabalhadores e à regulação das relações trabalhistas.

Sua importância principal é a de intimidar possíveis relações abusivas dos patrões, regulando horários, condições de trabalho e benefícios. Então, se você quer entender melhor o que é CLT e algumas vantagens e desvantagens de ter um emprego seguindo as regras dessa legislação, continue a leitura deste post!

Vamos nessa? Confira!

Vantagens da CLT

1. Férias

Quem tem carteira assinada, a cada ano trabalhado, tem direito a 30 dias de férias remuneradas. Dessa forma, o trabalhador pode descansar sem que haja descontos além dos previstos na sua folha de pagamento.

Já se ele tiver menos de um ano de contrato e a empresa concordar ou quiser disponibilizar essas férias, elas serão calculadas proporcionalmente ao período de tempo trabalhado.

FGTS

O FGTS, ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um direito garantido pelo Governo Federal para assegurar uma reserva de dinheiro ao trabalhador. Ele é depositado mensalmente pelo patrão.

Esse recurso pode ser sacado pelo funcionário quando for demitido da empresa, se aposentar, quiser comprar um imóvel ou em caso de doença grave — como câncer ou AIDS, por exemplo.

Remuneração garantida

Quando trabalha de carteira assinada, você tem a garantia de que, no final do mês, o seu salário será depositado. Dessa forma, pode se planejar melhor quanto ao valor que vai receber e o que pode gastar.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Contrato por tempo indeterminado

Pela CLT, na hora que você entra na empresa há um registro na sua Carteira de Trabalho, mas sem uma data limite para a sua permanência no emprego. Assim, pode ser que o colaborador fique anos, até décadas atuando na mesma companhia, ou que saia no mês seguinte, por exemplo.

Desvantagens da CLT

Dependência profissional da empresa

Com a CLT, o funcionário, muitas vezes, fica refém da empresa.

Se ele quer fazer uma especialização, por exemplo, mas ela acontece no horário do expediente, o profissional pode ter de abandonar essa vontade de fazer algo importante para o seu próprio crescimento profissional e pessoal para atender às demandas do seu local de trabalho.

Descontos em folha de pagamento

Quem tem carteira assinada sabe que o valor bruto do salário é diferente daquele que realmente fica disponível para ser usado. Isso porque há alguns encargos que, por lei, são obrigatoriamente abatidos na folha de pagamento, como a contribuição para o INSS e o Imposto de Renda, por exemplo.

Há situações em que esses descontos podem ficar em torno dos 20% do salário.

Tendência à comodidade

Como sabe o que precisa fazer e que, no final do mês, terá determinado salário em sua conta, o colaborador também pode se acomodar diante das tendências e estratégias do mercado, não correndo atrás de novas competências e habilidades importantes para uma carreira de sucesso.

Bom, depois de dizer tudo isso, cabe uma observação: para ter mais respaldo na hora de decidir sobre a forma de emprego que é mais viável aos seus interesses, é importante você ficar de olho nas discussões sobre a reforma trabalhista e as mudanças que ela vem gerando na CLT.

A verdade é que não há uma resposta pronta sobre se ter uma carteira assinada é melhor ou pior. Lembre-se que isso sempre dependerá de você, e dos seus objetivos profissionais!

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre o que é CLT? Sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário e participe da discussão?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

2 Comentários

  1. Todos os trabalhadores deveriam ter direito a carteira assinada. Se o problema são os custos que isso gera em nosso país para o empregador, a solução com certeza não pode passer pela informalidade.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0