Afinal, o que é burnout? Descubra agora o que é e como evitá-lo

o que é burnout
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Você já se esforçou tanto no trabalho ou nos estudos que, no final, sentiu a sensação de esgotamento total? Quando esse sentimento é frequente, é preciso ter atenção para não desenvolver uma síndrome cada vez mais comum na população. Tendo em vista esse contexto, saber o que é burnout vai ajudar a preveni-lo.

A síndrome de burnout é um desgaste emocional provocado pelo cansaço excessivo. Esse problema é comum no trabalho, embora também possa atingir estudantes, principalmente os que enfrentam uma dupla jornada e precisam conciliar trabalho e família.

Neste post, vamos apresentar alguns dos sintomas do burnout e mostrar o que fazer para evitá-lo trabalhando em casa. Acompanhe e saiba mais!

Quais são os sinais da síndrome de burnout?

Os primeiros passos para identificar o burnout é analisar a sua rotina e os seus sentimentos mais recentes. A sensação de sono e cansaço prolongados está presente em quase todos os dias da semana? Esse é um dos principais sinais dessa síndrome.

Irritabilidade, baixa autoestima, falta de concentração e perda de interesse em atividades que eram prazerosas também são capazes de indicar a presença do burnout.

Como evitar o burnout no home office?

O maior problema do burnout, além de interferir no bem-estar de um indivíduo, é que ele pode evoluir para transtornos psicológicos ainda mais graves, como a ansiedade e a depressão. Por esse motivo, é importante adotar algumas medidas para evitar o surgimento desse problema.

Trabalhar com produtividade no home office, muitas vezes, dificulta a definição de limites e o desligamento das atividades profissionais após o expediente, por conta de o ambiente de descanso ser o mesmo que o do trabalho. A longo prazo, isso pode ocasionar o burnout e prejudicar a qualidade de vida de uma pessoa.

A seguir, veja alguns hábitos que podem ajudar a relaxar e a definir limites no home office, evitando o burnout!

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Faça atividades fora da rotina profissional

O primeiro passo é lembrar que a sua vida não se resume às atividades profissionais. Para isso, vale a pena realizar algumas atividades que não tenham ligação com o trabalho durante a rotina.

Você pode apostar na prática de exercícios físicos, no encontro com os amigos, em uma sessão de filmes ou séries, entre outras opções. O importante é que, diariamente, você tenha momentos dedicados para realizar outras atividades, tirando o foco do trabalho.

Cuide da sua saúde mental

Ter um cuidado extra com a saúde mental é importante para aprender a respeitar os seus limites e a descansar nos momentos necessários. Isso é fundamental para evitar o desgaste emocional e manter a produtividade.

Por isso, pratique atividades que ajudem a cuidar da sua saúde mental. Além disso, lembre-se de que você pode contar com ajuda profissional, principalmente quando não estiver sabendo lidar com a rotina.

Procure ter boas noites de sono

O sono é uma atividade fisiológica essencial para recuperar as energias, além de descansar a mente e o corpo. Ter uma boa noite de sono ajuda a melhorar a disposição, cultivar um bom humor e prevenir diversas doenças físicas e mentais.

Por esse motivo, crie uma rotina de sono adequada. Tente dormir sempre no mesmo horário, durma por períodos próximos às 8 horas ininterruptas, evite o uso de telas eletrônicas antes de se deitar e tenha uma alimentação leve durante a noite. Tudo isso vai ajudar a ter melhores noites e um maior descanso.

Evite o acúmulo de tarefas

Outro ponto fundamental é evitar o acúmulo de tarefas. Por mais que você consiga dar conta de tudo, é importante não se sobrecarregar. Delegue as atividades que podem ser feitas por outras pessoas e tente realizar um compromisso por vez. Isso ajuda a focar o que está realizando agora, além de diminuir o estresse e a ansiedade.

Agora que você sabe o que é burnout e a importância de evitá-lo, comece a organizar a sua rotina e adote práticas voltadas para o autocuidado. Aos poucos, você vai notar como isso traz resultados muito positivos na sua vida pessoal e profissional.

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