Novo FIES: o que mudou e quais as modalidades?

novo fies

O Novo FIES trouxe algumas mudanças no modo como o programa funciona. Criado para auxiliar o acesso ao ensino superior de todos os estudantes de modo democrática, o FIES tem se adaptado às novas realidades.

Desde a sua criação, cerca de 2 milhões de estudantes foram contemplados com financiamentos. Para este ano, o Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil divulgou que serão disponibilizadas 110.925 vagas. Quer saber mais sobre como funciona o FIES? Continue com a gente! 

O que é o FIES?

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é um programa que foi desenvolvido para auxiliar estudantes de baixa renda a pagar as mensalidades de suas universidades. O programa funciona como um empréstimo com juros muito baixos que o estudante pagará após a conclusão de sua formação.

Como surgiu?

Criado pelo Ministério da Educação em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo, o programa FIES possibilita o financiamento estudantil para alunos de baixa renda. Está disponível para cursos presenciais em instituições particulares que possuam avaliação positiva no MEC.

Quando aconteceu a mudança para o Novo FIES?

As mudanças serão válidas para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018. Seguindo a obrigatoriedade de realização do ENEM e também a alteração do valor máximo de pagamento mensal que não poderá ultrapassar R$50,00.

O que mudou em relação ao Novo FIES?

A oferta de vagas a juros zero para estudantes de baixa renda, assim como o aumento da capacidade de contemplação do financiamento por meio da expansão da renda familiar bruta máxima, sendo agora até cinco salários-mínimos.

Com o Novo FIES, o programa foi dividido em três diferentes modalidades:

Modalidade Fies I: no qual serão ofertadas vagas a juro zero aos estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos.

Modalidade Fies II: destinada aos alunos e estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos das regiões Centro-Oeste, Norte e também Nordeste. As taxas de juros podem variar conforme o banco.

Modalidade Fies III: atenderá estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários-mínimos, destinada a todas as regiões do Brasil. As taxas de juros variarão conforme o banco.

 Quais são as vantagens?

A grande vantagem do FIES é permitir que o estudante curse uma universidade particular mesmo dispondo de baixa renda familiar com a possibilidade de quitar seu débito após a formação. Com o Novo Fies, os estudantes contam agora com carência de 18 meses para iniciar a pagamento do financiamento após a conclusão do curso.

Como o Novo FIES é pago?

O parcelamento será feito de acordo com tempo integral do curso multiplicado por três. Por exemplo, em curso com duração de 4 anos, o estudante terá 12 anos para quitar, acrescido de mais 12 meses, no total de 13 anos. Sendo o pagamento feito diretamente à instituição financeira contratada.

Como fazer a inscrição? 

Para participar da seleção do FIES, o estudante precisa:

  1. realizar o cadastro no Sistema de Seleção do FIES;
  2. após receber o e-mail de confirmação acessar novamente o site e fazer sua inscrição;
  3. ir até a universidade com a documentação necessária indicada pelo sistema;
  4. ir até à agência bancária para a contratação do financiamento a partir do terceiro dia útil após a validação de sua inscrição;
  5. aguardar a análise de crédito para a liberação do financiamento.

Muito prático, não é mesmo? O Novo Fies trouxe várias vantagens aos estudantes e continuará facilitando a vida de quem busca uma graduação através de bolsas e financiamento sem comprometer a renda familiar.

Agora que você já sabe como funciona, compartilhe esta novidade com seus amigos nas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0