Fique por dentro das novas profissões que estão surgindo

novas profissoes - cruzeiro do sul educacional

O mercado conta com uma alta dinamicidade, principalmente ao considerar a influência da tecnologia e as mudanças promovidas pela digitalização. Nesse contexto, diante dos avanços e das transformações que estão ocorrendo na sociedade atualmente, novas profissões surgem e chamam a atenção dos profissionais e dos recrutadores.

Com novas tarefas e atividades na sociedade, é necessário também contar com profissionais para atender às demandas que surgem ao longo do tempo. Por essa razão, em alguns momentos, determinadas áreas do mercado se tornam mais em alta para atrair pessoas qualificadas para trabalhar no nicho.

Atualmente, essas profissões continuam aparecendo. Será que você conhece alguma delas? Neste artigo, confira quais são as novas áreas de trabalho com potencial de crescimento!

Quais são as tendências e as novas profissões do mercado?

Conhecer as tendências e ficar por dentro das novidades que o mercado de trabalho aprenda faz toda a diferença na escolha da carreira e na identificação de oportunidades de crescimento profissional. Por esse motivo, atualizar-se constantemente é uma iniciativa inteligente que contribui para um futuro bem-sucedido.

Quando o assunto é carreira em alta no mercado moderno e profissões do futuro, existem alguns nomes que se destacam. Saiba mais!

Desenvolvedor de apps

Um desenvolvedor de aplicativos pode não ser uma profissão necessariamente nova, mas é recente. O uso de apps de celular se tornou cada vez mais acessível e para os mais diferentes sistemas operacionais.

Por esse motivo, o setor de desenvolvimento de apps também cresceu, de modo que trouxe a necessidade de contar com profissionais especializados para criar e atualizar esses sistemas. Noções de programação e, sobretudo, de design do usuário fazem toda a diferença.

Profissional de nanotecnologia

Enquanto o boom da microtecnologia ficou para trás, pessoas e empresas estão investindo em ferramentas em escalas cada vez menores. Foi assim que surgiu a nanotecnologia, uma ciência com a capacidade de manipular ou utilizar as propriedades da matéria em escala nanométrica.

Engenheiro de Machine Learning

O Machine Learning é uma das consequências do sucesso da Inteligência Artificial, que oferece às máquinas a capacidade de absorver conteúdos e processá-los por meio do aprendizado supervisionado ou não-supervisionado. Atualmente, trata-se de uma solução que reforça a automação de processos e máquinas.

Um Engenheiro de Machine Learning é especialista no desenvolvimento de sistemas e ferramentas capazes de utilizar esse recurso de maneira inovadora e otimizada. Para isso, uma formação ou especialização em Engenharia de Softwares e em Aprendizado de Máquina se tornam fundamentais para a preparação para esse mercado.

Especialista em ética da IA

Uma das maiores preocupações que as pessoas apresentam com relação ao desenvolvimento tecnológico é sobre o grau de independência das máquinas. Afinal, ensiná-las a aprender semelhantemente à cognição humana, como com a Inteligência Artificial, oferece algum risco?

É com base nessa reflexão que surgem novas áreas importantes para a sociedade, como a ética de IA. Na prática, trata-se da formação de profissionais especializados em analisar o uso saudável da Inteligência Artificial, que não oferece riscos à segurança digital, à privacidade e à experiência dos usuários com programas, sites ou aplicativos.

Para atuar nessa área, é fundamental contar com habilidades socioemocionais como inteligência emocional, raciocínio crítico e lógica. Além disso, compreender como funciona a IA é mais um ponto importante para ter sucesso nessa profissão.

Analista de segurança da informação

Não é apenas a IA que pode oferecer risco à segurança das informações armazenadas no ambiente online. Ataques de hackers e fraudes digitais podem acontecer a qualquer momento, e ter uma equipe preparada para prevenir esses acontecimentos é fundamental.

O analista de segurança da informação é um profissional de TI especializado em proteger a integridade do sistema, evitando vazamento ou perda de dados. Com isso, é possível assegurar o cumprimento das normas estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Especialista em transformação digital

A transformação digital é um processo de desenvolvimento de técnicas automatizadas e inovadoras, com o aproveitamento da tecnologia e da sua implementação de forma funcional nos mais variados setores da sociedade.

Dessa forma, um especialista nessa área trabalha em torno do desenvolvimento da cultura de transformação digital nas organizações. Com isso, é possível não apenas modernizar os setores, como também promover a adaptação necessária à realidade digital da atualidade.

Para isso, conhecimentos de tecnologia, sociologia e gestão de negócios são fundamentais para um especialista em transformação digital. Dessa maneira, é possível preparar o ambiente empresarial para atender às necessidades do mercado e da sociedade, no que diz respeito à modernização e à digitalização.

Como se preparar para o futuro do mercado de trabalho?

O futuro do mercado de trabalho está relacionado às tendências observadas na atualidade. Desse modo, para se preparar adequadamente, é fundamental estudar as novidades e se atualizar constantemente.

Essa dica vale também para a formação profissional. Fazer cursos de atualização, ingressar em cursos livres, realizar uma pós-graduação, buscar uma primeira ou segunda graduação são atitudes importantes. Afinal, todo investimento em educação é válido.

Além disso, desenvolver competências socioemocionais e hard skills faz toda a diferença para se destacar no mercado e se transformar em um profissional do futuro. Isso porque é possível se preparar intelectualmente e comportamentalmente para se adequar às novidades previstas para os próximos anos.

Como escolher qual caminho seguir?

Para escolher o melhor caminho para se adaptar às necessidades do mercado e ingressar em novas profissões, é fundamental seguir alguns passos, como:

  • identifique as suas afinidades;
  • conheça as áreas mais promissoras;
  • pesquise muito sobre o mercado;
  • experimente fazer novos cursos;
  • crie uma rotina de estudos para se atualizar;
  • mantenha o contato com profissionais especializados em áreas em alta.

De todo modo, a melhor maneira de se preparar para novas profissões é por meio dos estudos. Com investimentos em educação, é possível receber todas as orientações e desenvolver habilidades específicas para atuar nos mais variados setores do mercado. O mesmo vale para se adaptar às tendências e se manter como um profissional atualizado.

Achou este artigo interessante? Compartilhe com os amigos nas redes sociais para que mais pessoas conheçam algumas das áreas mais promissoras para seguir carreira no futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0