A nota do Enem dá desconto em faculdade particular? Entenda!

nota do enem dá desconto em faculdade particular

Que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se transformou no maior vestibular do país, você provavelmente já sabe. Atualmente, a maior parte das universidades públicas e privadas do Brasil já utiliza o resultado do Enem como critério parcial ou total de ingresso em um curso de graduação.

Mas você sabia que a nota do Enem dá desconto em faculdade particular? Muitos estudantes se perguntam se o desempenho no Exame também se relaciona a mensalidades menores ao longo do curso. Essa questão é muito relevante, afinal, os custos da graduação muitas vezes podem impedir a permanência no ensino superior.

Para elucidar você, preparamos este texto. Continue a leitura e descubra se a sua nota do Enem pode garantir uma bolsa ou desconto no curso de graduação!

Afinal, a nota do Enem dá desconto em faculdade particular?

Sim! O desempenho do Enem é responsável não apenas por abrir as portas do ensino superior, como por torná-lo mais acessível. Para tanto, você pode contar com o Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou com iniciativas institucionais, isto é, programas de bolsas e descontos da própria faculdade. Veja só!

Prouni

O Prouni é o conhecido programa do Governo Federal que concede bolsas integrais (100%) ou parciais (50%). Essa é uma opção focada nos grupos socioeconômicos mais baixos; portanto, somente quem atende aos pré-requisitos do programa pode se inscrever. Alguns deles são:

  • ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares;
  • ter renda familiar per capita (por pessoa) de até 3 salários mínimos vigentes, para bolsas de 50%;
  • ter renda familiar per capita (por pessoa) de até 1,5 salário mínimo vigentes, para bolsas de 100%;
  • não ter diploma de ensino superior.

Aqui no grupo Cruzeiro do Sul Educacional, oferecemos apenas bolsas integrais pelo Prouni. Além disso, vale lembrar que o programa exige a participação no Enem mais recente. Isto é, para se inscrever na edição atual do programa de bolsas, você deve ter participado do Enem imediatamente anterior.

Bolsa Mérito Enem

Se você não atende aos pré-requisitos do Prouni ou não se classificou para a bolsa, não se preocupe! Existem as opções institucionais, como a nossa Bolsa Mérito Enem. Basta apresentar seu boletim no momento da inscrição para conquistar uma bolsa correspondente ao seu desempenho.

São válidos os boletins de edições a partir de 2010, exceto para o curso de Medicina. Quanto maior a sua nota do Enem, maior será o desconto. Olha só:

  • de 300 a 449 pontos — bolsa de 25%;
  • de 450 a 599 pontos — bolsa de 30%;
  • de 600 a 699 pontos — bolsa de 40%;
  • de 700 a 799 pontos — bolsa de 50%
  • acima de 800 pontos — bolsa de 100%.

Para saber sua pontuação no Enem, é muito simples: some as notas de cada prova do Exame — incluindo a Redação — e, em seguida, divida o resultado por 5. Uma observação importante é que a Bolsa Mérito Enem também garante a isenção da matrícula.

Caso você tenha feito o Enem antes de 2010, sem problemas. No grupo Cruzeiro do Sul Educacional, o ingresso pelo vestibular também dá desconto por meio da Bolsa Mérito Prova On-line e da Bolsa Mérito Prova Agendada.

Como funciona o programa Enem Antecipado?

Agora que você já sabe que a nota do Enem dá desconto em faculdade particular, que tal conferir uma novidade do grupo Cruzeiro do Sul Educacional? Trata-se do programa Enem Antecipado, que garante um desconto de 20% a 30% caso você entre na graduação nos meses anteriores à divulgação dos resultados do Exame.

Isso mesmo: sua inscrição no Enem já garante uma bolsa de estudos, antes mesmo que você saiba sua pontuação. Quando a nota sair, o valor da bolsa será adequado conforme o seu desempenho. Você pode usar a calculadora disponível no site para descobrir o seu desconto em relação à nota do Enem.

Nosso objetivo é que você não precise esperar mais e, assim, possa escolher a faculdade certa e começar logo a estudar. Não se esqueça de que o Enem Antecipado também garante a isenção da matrícula. Atenção: o programa não é válido para o curso de Medicina.

Há outras facilidades para o pagamento da graduação?

Depois dessas informações, você já viu que existem muitas oportunidades de começar o ensino superior, mesmo que você esteja com dificuldades financeiras no momento. Além das bolsas citadas, não se esqueça de que é possível recorrer a programas de financiamento.

Você pode contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Novo FIES), o Pravaler e o CREDUCSUL. Ainda, há várias opções de descontos, para cada perfil de aluno. Algumas delas são:

  • transferência — caso já tenha começado sua graduação em outra instituição de ensino, a transferência de faculdade para o grupo Cruzeiro do Sul Educacional garante um desconto de 50% durante todo o curso;
  • segunda graduação — para estudantes que já concluíram uma graduação e buscam o segundo diploma, nós também concedemos uma bolsa de 50% durante todo o curso;
  • desconto pontualidade — estudantes que realizam o pagamento da mensalidade até o 5º dia útil do mês recebem um desconto especial;
  • Escola da Família — o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Educação concedem bolsas integrais para estudantes que desenvolvem atividades no programa Escola da Família aos fins de semana.

Há também descontos concedidos por matrícula de familiares, bolsas exclusivas para servidores públicos, membros das Forças Armadas, professores, pessoas com 60 anos ou mais, entre outros. Enfim, basta entrar em contato para consultar os regulamentos vigentes e descobrir a opção ideal para você.

Com esta leitura, você viu que a nota do Enem dá desconto em faculdade particular sim! Aqui no grupo Cruzeiro do Sul Educacional, são várias opções. Você pode concorrer a bolsas no Prouni ou à Bolsa Mérito Enem e, agora, também conta com a novidade do Enem Antecipado. Então, aproveite essas oportunidades!

Navegue pelo nosso Núcleo de Carreira para conhecer mais de perto essas iniciativas, além de conferir diversos conteúdos sobre a vida acadêmica, o investimento em carreira e o mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0