Nota de corte do Enem: entenda o que é e como funciona

nota de corte do enem

Está ouvindo por todos os cantos sobre “nota de corte do Enem”, mas não faz ideia do que isso significa? Pode se acalmar, pois você chegou ao lugar certo para entender tudo sobre o assunto!

Para começar, é interessante destacar que, por si só, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não tem uma nota de corte. O que acontece é que diversos processos seletivos podem aproveitar o desempenho dos alunos nessa avaliação para definir a pontuação mínima que os candidatos precisam ter para participar.

Quer saber mais sobre como tudo isso funciona? Então, acompanhe este post e tire suas principais dúvidas sobre a nota de corte do Enem!

O que é a nota de corte do Enem?

Como você viu, já pode deixar de lado a ideia de que o Enem tem uma nota de corte. Esse é um exame criado pelo Ministério da Educação para acompanhar o nível de aprendizado que os alunos obtêm no Ensino Médio e comparar esse indicador com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Acontece que a nota do Enem, ou seja, a média dos pontos que o aluno consegue em todas as provas e a redação, pode ser útil para diversos processos que garantem o acesso ao Ensino Superior. É aí que entra um critério de corte.

Quando há diversos candidatos para uma só vaga em um curso superior ou uma bolsa de estudo, por exemplo, não é possível aprovar todos no processo seletivo. Dessa maneira, é preciso estabelecer um requisito.

Geralmente, as instituições definem uma pontuação mínima para a aprovação nessa etapa do processo de seleção. Essa também é chamada de nota de corte. Os alunos que conseguirem atingi-la estão dentro, enquanto os que ainda não chegaram a esse ponto ficam na lista de espera.

Como calcular a nota de corte do Enem?

Geralmente, as notas de corte dos cursos são definidas de acordo com o desempenho dos candidatos e o número máximo de vagas. Por esse motivo, costumam variar a cada ano.

Por exemplo, quando há 30 oportunidades, uma instituição seleciona os alunos com as 30 maiores pontuações que demonstraram interesse nas vagas, e a nota do último colocado, dentro desse grupo, se torna a nota de corte.

A pontuação utilizada para esses processos pode ser baseada no desempenho obtido no Enem. Quando isso acontece, a instituição explica no edital e mostra o cálculo que será usado para a nota de corte.

Na maioria das vezes, a pontuação de cada candidato é a média simples da nota de cada uma das provas realizadas no Enem e da redação. No entanto, alguns cursos podem definir pesos maiores em determinados temas. Por exemplo, na área de Exatas, as notas de Ciência da Natureza podem valer mais e contar mais para a média ponderada.

Como usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode ser muito útil para quem tem interesse em ingressar no Ensino Superior ou ter acesso a benefícios que ajudam na permanência no curso. Por isso, você pode usar a pontuação obtida no exame para concorrer a:

  • vagas em cursos de universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU);
  • vagas em cursos de instituições de ensino privadas;
  • bolsas de estudo parcial ou total, com o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou os programas da própria instituição de ensino;
  • financiamento estudantil público, como o FIES, ou de instituições financeiras.

Agora, sim, você sabe tudo o que precisa sobre a nota de corte do Enem. Na verdade, trata-se do uso da pontuação obtida no exame para atender aos requisitos de ingresso em um curso ou um concurso de bolsas.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? É só deixar um comentário abaixo que responderemos assim que possível!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0