Networking na faculdade: 5 dicas para você ter bons contatos

networking-na-faculdade

Você sabia que é possível construir um ótimo networking na faculdade? O ambiente acadêmico é uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas e criar ótimos contatos profissionais.

Além disso, não pense que você pode formar vínculos apenas com os colegas. Os professores e profissionais da instituição de ensino também podem integrar o seu networking e ajudar na gestão de carreira.

Neste post, vamos apresentar 5 excelentes dicas para você incrementar o seu networking profissional ainda durante o período universitário. Acompanhe e fique por dentro do assunto!

1. Aja com proatividade na faculdade

O networking é capaz de proporcionar diversas experiências positivas para um profissional. Além de aumentar as chances de indicações, você encontra na rede o suporte necessário para formar parcerias, elaborar planos de colaboração e, inclusive, mudar de vida.

Ter proatividade faz toda a diferença quando o assunto é se destacar no ambiente estudantil, que é um excelente espaço para fazer contatos. Afinal, você é capaz de marcar presença em diversos locais, assim como pode provocar um impacto positivo no ciclo social.

Desse modo, é possível que as pessoas se lembrem de você como um estudante colaborativo, disposto e preparado para ajudar no que for preciso. Essas são características muito estimadas no meio profissional, que podem contribuir para conquistar uma boa vaga de emprego.

2. Participe de grupos

Fazer parte de grupos de estudo ou de entidades acadêmicas é outra maneira de conhecer novas pessoas e criar vínculos. Dessa forma, é possível expandir a sua rede de contatos e estimular a criação de um forte networking. No entanto, lembre-se de participar de atividades que despertam o seu interesse, a fim de encontrar colegas e demais indivíduos com gostos em comum.

3. Aproxime-se dos professores

Lembra que os professores também podem fazer parte do seu networking? Então, por que não se aproximar dos docentes que atuam em áreas que chamam a sua atenção? Aproveite as oportunidades para tirar dúvidas, conversar e pedir orientações de carreira.

4. Esteja presente nos eventos acadêmicos

Os eventos acadêmicos, como palestras, workshops, seminários, entre vários outros, também oferecem ótimas oportunidades para a construção de um bom networking e desenvolvimento de carreira. Afinal, reúnem diversas pessoas com interesses em comum, permitem a troca de experiências e, ainda, ajudam a aprender mais sobre uma determinada área de atuação.

5. Faça um estágio

É claro que o estágio também tem de tudo para disponibilizar oportunidades para criar o networking ainda na faculdade. Justamente por ser um ambiente profissional, esse tipo de atividade abre ótimas portas para a carreira.

Além disso, não são apenas os estágios remunerados que oferecem diversas vantagens. As atividades obrigatórias, como o estágio curricular supervisionado, também são capazes de ajudar você a fazer ótimos contatos na área profissional.

Viu só como montar o networking na faculdade? Existem diversas chances para construir uma rede de contatos sólida e vantajosa. No entanto, é importante saber aproveitá-las corretamente. Assim, você evita algumas consequências negativas, como a falta de oportunidade de entrar ou de se destacar no mercado de trabalho, e pode investir em uma carreira de sucesso.

Este post inspirou você? Então, continue lendo sobre o assunto. Veja também o que é necessário para fazer um bom networking!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0