Não sabe como escolher uma faculdade? Estas 5 dicas são para você!

A decisão sobre qual graduação fazer costuma ocupar os pensamentos de quem está prestes a ingressar no ensino superior, não sem motivos. No entanto, essa não deve ser a única preocupação, uma vez que também é importante saber como escolher uma faculdade/centro universitário/universidade que possa proporcionar uma excelente formação.

Alguns aspectos precisam ser analisados antes de fazer a matrícula em uma instituição de ensino superior. Desse modo, é possível evitar surpresas desagradáveis que podem atrapalhar a experiência universitária e até comprometer o preparo necessário para entrar no mercado de trabalho.

Por isso, listamos 5 dicas de como escolher uma faculdade que faça você sentir orgulho de estudar nela. Acompanhe!

1. Verifique a avaliação do MEC

Periodicamente, o Ministério da Educação (MEC) avalia vários aspectos das instituições de ensino superior (IES) com o objetivo de monitorar a qualidade da educação no nosso país. A seguir, veja que avaliações são feitas:

• Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) — analisa os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante a graduação;
  • CPC (Conceito Preliminar de Curso) — indica a qualidade dos cursos;
  • IGC (Índice Geral de Cursos) — analisa a qualidade da instituição como um todo.

A partir dessas avaliações, as instituições e cursos recebem notas que variam de 1 a 5, sendo que o ideal é receber notas iguais ou acima de 3. Assim, quando estiver em dúvida sobre como escolher uma IES, sempre verifique as notas do MEC e faça a sua escolha entre aquelas que foram bem avaliadas.

2. Compare o conteúdo programático dos cursos

Para ser reconhecido pelo MEC, um curso de graduação precisa atender a certos critérios, sendo a grade curricular um deles. Porém, algumas instituições oferecem um conteúdo programático mais completo do que outras, com diferenciais que não podem deixar de ser considerados. Logo, lembre-se de comparar as grades curriculares dos cursos que você tem em vista.

3. Pesquise sobre o corpo docente

A qualificação dos professores do seu curso é mais um critério muito importante. Afinal, é com eles que você vai aprender uma nova profissão. Por esse motivo, você deve verificar se a instituição fornece detalhes sobre o corpo docente do curso em seu site, para que seja possível se informar sobre a formação e as experiências de cada profissional.

4. Conheça a infraestrutura da instituição

Para aproveitar bem as aulas, uma boa infraestrutura é indispensável. Ao longo do curso, você vai precisar de salas de aula confortáveis e arejadas, uma biblioteca com acervo atualizado, laboratórios modernos e equipados, entre outros ambientes. Portanto, procure conhecer de perto a infraestrutura da instituição em que pretende estudar.

5. Descubra a reputação no mercado de trabalho

Existem muitas instituições de ensino superior disponíveis, mas nem todas contam com uma boa reputação. Esse é um aspecto que faz muita diferença na hora de colocar a formação à prova e encontrar uma colocação no mercado de trabalho.

O fato é que, em uma disputa de vaga, vence quem tem o diploma mais valorizado. Em vista disso, não deixe de pesquisar sobre como o mercado realmente vê a instituição que você está considerando.

Por fim, para resolver de uma vez a dúvida sobre como escolher uma faculdade, aproveite a oportunidade que algumas instituições oferecem de fazer uma visita ao campus. Desse modo, você vai ter a chance de ver a infraestrutura, sentir o clima do local e quem sabe até conversar com estudantes e professores. Assim, sua escolha será muito mais consciente e segura.

Nossas dicas foram úteis para você? Antes de ir, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também escolherem uma boa faculdade!