Não quero fazer faculdade! Será que é uma boa escolha?

vestibular ou enem

“Não quero fazer faculdade. Tudo bem tomar essa decisão?”. Se você está se fazendo essa pergunta, saiba que existem diversos fatores que precisam ser avaliados antes de finalizar a escolha.

É muito comum sentir um pouco de confusão após a conclusão do Ensino Médio. Ter medo dos novos desafios ou não ter certeza de qual caminho tomar são situações que acontecem com os mais diversos estudantes.

No entanto, você precisa colocar diversos fatores na balança antes de tomar uma decisão. Neste post, vamos mostrar o que as pessoas que não querem fazer faculdade têm que considerar para fazer a melhor escolha na hora de começar uma carreira. Acompanhe e saiba mais!

Por que as pessoas não querem mais fazer faculdade?

Logo de início, vale ressaltar que não são todas as pessoas que decidem não fazer faculdade. Algumas delas, de fato, optaram por pular essa etapa da vida. No entanto, ainda existem muitos indivíduos que decidem dar continuidade aos estudos e ingressar em um curso superior.

Os motivos que levam uma pessoa a escolher não fazer uma faculdade podem ser bastante variados. Afinal, existem diversos fatores envolvidos em dar início a um curso do Ensino Superior.

Um deles é a dúvida na hora de decidir qual graduação iniciar. Saber como descobrir a sua vocação profissional nem sempre é uma tarefa simples, e esse desafio pode acabar inibindo muitas pessoas a darem início a um curso.

Outro motivo é a dificuldade de acesso ao Ensino Superior. O medo de não passar no vestibular e os impasses de se preparar para as provas são exemplos disso. A falta de instituições confiáveis em uma região próxima é outra razão que faz com que algumas pessoas decidam não realizar um curso.

E podem existir ainda mais fatores envolvidos. Uma experiência negativa no Ensino Médio, por exemplo, é capaz de desmotivar uma pessoa a se comprometer a passar anos em um ambiente de estudos. A dificuldade de arcar com os custos do Ensino Superior também é um motivo bastante comum entre as pessoas que escolhem não fazer faculdade.

Existe a opção de não fazer faculdade?

A verdade é que existe sim a opção de não fazer um curso superior. Além disso, vale ressaltar que tomar essa decisão não implica necessariamente que você não terá o sucesso profissional que gostaria.

Contudo, fazer uma graduação abre portas para diversas oportunidades na carreira. Além de oferecer a chance de aprender mais sobre uma determinada área de atuação, ainda é possível desenvolver ótimas habilidades para o mercado.

Quais são as alternativas?

E não é por que uma pessoa escolheu não fazer faculdade que ela precisa abrir mão da educação. É possível se manter firme nos estudos por outros meios, como a realização de um curso técnico. Por meio dele, é possível aprender alguns conceitos-chave para atuar em um determinado segmento do mercado, realizando atividades voltadas para a parte técnica.

Outra alternativa é fazer cursos livres na área de interesse. Isso ajuda a acumular mais conhecimento sobre o nicho de atuação, além de permitir que você possa continuar se atualizando quanto às novidades desse campo.

Por que deixar de fazer faculdade pode não ser a melhor escolha?

Mas, se existem opções além da faculdade, por que ainda tantas pessoas investem em um curso superior? É simples! Ter um diploma de graduação oferece uma série de vantagens na carreira. 

Por exemplo, com o conhecimento obtido por meio de um curso, é possível fazer uma melhor apresentação ao mercado de trabalho, passando mais credibilidade sobre o domínio e as habilidades, justamente por ter como comprová-las. Consequentemente, você tem melhores oportunidades de emprego, tendo em vista que os recrutadores priorizam os graduados em diversas vagas.

Além disso, a preparação recebida durante a graduação permite seguir uma profissão com mais facilidade. Isso ocorre não apenas devido ao conhecimento obtido, mas também pela experiência e orientação recebida ao longo do curso.

Vale ressaltar também que apresentar um diploma de Ensino Superior pode fazer o salário aumentar consideravelmente. Com uma renda mais alta, é possível também melhorar a organização pessoal para conquistar diversos objetivos.

Quais são as opções para fazer faculdade?

A boa notícia é que existem diversas opções para fazer faculdade. Para começar, você sabia que não precisa enfrentar 4 longos anos em um curso? Se é isso o que mais assusta ao pensar no Ensino Superior, tenha em mente que existem outras alternativas.

O curso tecnólogo, por exemplo, pode ser concluído em apenas 2 anos. Esse é um tipo de graduação muito procurado para quem deseja dar início a uma carreira no mercado de trabalho rapidamente, além de ter mais interesse nos conteúdos práticos.

Já se o seu problema é a falta de instituições de ensino próximas de onde você mora, que tal apostar na Educação a Distância? A EAD tem aberto várias portas para diversos alunos conquistarem o diploma, sem precisar sair de casa para estudar.

Com horários mais flexíveis, mensalidades que cabem no bolso e praticidade nos estudos, a graduação EAD é uma verdadeira inovação na área da educação. Isso sem mencionar que é ótima opção para quem deseja montar a própria rotina de estudos.

É possível, ainda, ter acesso a facilidades que ajudam a superar os desafios de arcar com os custos da faculdade. Concorrer a uma bolsa de estudo ou se inscrever em um financiamento estudantil são apenas algumas opções em que você pode apostar.

Como escolher a instituição de ensino ideal?

A escolha da instituição de ensino também tem um grande peso na sua experiência no Ensino Superior. Ao apostar em um espaço de qualidade, é possível receber toda a orientação que você precisa para construir uma carreira de sucesso.

E isso sem contar que uma instituição de qualidade também garante acesso a materiais ricos, infraestrutura apropriada para desenvolver as habilidades e, é claro, mais destaque no mercado de trabalho.

Por esse motivo, na hora de escolher onde estudar, sempre leve em consideração aspectos como:

  • a metodologia de ensino aplicada;
  • as modalidades disponíveis;
  • o corpo docente;
  • a aprovação do curso pelo Ministério da Educação (MEC);
  • a avaliação de alunos e ex-alunos.

E agora, depois de ver todas essas vantagens, você ainda não quer fazer faculdade? Como vimos, dar continuidade aos estudos é a chave para conquistar ótimas realizações profissionais. É por esse motivo que vale a pena investir na educação e contar com o apoio de uma boa instituição de ensino.

Quer saber onde encontrar uma ótima parceira para os seus estudos? Então, conheça mais sobre a Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0