Não cometa estes 5 erros comuns de recém-formados

Então, você se formou e está em busca do seu primeiro emprego, certo? Ter um bom currículo pode ajudar muito nessa conquista! Mas como agir se você é recém-formado e não tem experiência de trabalho? Com certeza, não dá para desperdiçar uma oportunidade só por não saber como se comportar logo após sua admissão.

Pensando nisso, preparamos este artigo. Confira algumas dicas sobre estratégias importantes para quem deseja se inserir no mercado de trabalho e algumas dicas do que deve ser evitado. 

A transição de universitário a profissional recém-formado

Até pouco tempo, se sair bem nas provas, fazer o estágio e dar conta do TCC eram os maiores desafios da sua vida. Agora essa fase acabou, e você já está pronto para conseguir sua vaga no mercado de trabalho.

A expectativa em conseguir o primeiro emprego é grande e, muitas vezes, ainda tem a cobrança da família ou do próprio recém-formado. Essa ansiedade atrapalha o profissional, que acaba cometendo alguns erros que podem minar a chance de mostrar toda a sua habilidade no trabalho.

Os 5 erros mais comuns cometidos por recém-formados

Aprenda o que não fazer e conquiste o sucesso em sua carreira.

1. Deixar o network para depois

Formar um network é criar e manter uma rede de contatos profissionais e sociais. Ela pode e deve começar ainda na faculdade. Não perca o contato com seus ex-colegas e ex-professores, afinal, eles podem colaborar na indicação de uma boa vaga de emprego para você.

Faça seu marketing pessoal. Participe de congressos, palestras e eventos. Marque almoços e faça o social. Crie seu perfil profissional nas redes sociais e lembre-se que você só será lembrado se for visto pelas pessoas.

2. Demonstrar impaciência

A ansiedade é inevitável, mas controle-se. Aquele aumento de salário e aquela promoção chegarão na hora certa. Você está começando e terá que provar que é capaz e os merece. Seja paciente e foque em executar seu trabalho da melhor maneira possível. Você será reconhecido.

3. Achar que você sabe mais do que os outros

Você pode até ter acabado de sair da faculdade e conhecer o que há de mais atual em sua área de conhecimento, mas você não sabe tudo. Ter feito um curso de graduação não o torna melhor do que ninguém.

Você descobrirá que um funcionário que não tem curso superior, mas trabalha há muito tempo na área, pode saber muito mais que você. É possível, inclusive, aprender muito com ele.

4. Não considerar o exemplo dos mais experientes

É preciso entender que a faculdade não ensina tudo o que precisamos saber para exercer nossa profissão. Algumas teorias acabam não funcionando na vida real, e é aí que entra a experiência de quem está a mais tempo no mercado de trabalho. Observe seus colegas e aprenda com a experiência deles.

5. Não observar o ambiente de trabalho

É muito importante que você observe a maneira como seus colegas de trabalho se vestem e os costumes da empresa. Verifique se existem regras para o cafezinho e o uso do celular durante o expediente. Anote suas funções e suas tarefas para evitar fazer perguntas repetidas para seu chefe.

A importância de continuar estudando

Achar que pode parar de estudar é um erro tão absurdo que separamos um tópico só para ele. Você terminou a faculdade, mas isso não quer dizer que não precisa continuar estudando.

A atualização profissional é extremamente importante para o crescimento de sua carreira. As novidades continuarão surgindo e você precisa estar a par do que está acontecendo. Você pode realizar cursos de especialização na sua área ou em áreas afins, que podem acrescentar conhecimento e ampliar suas possibilidades de emprego. Além disso, não se esqueça de procurar por um curso de idiomas.

Embora a entrada no mercado de trabalho possa ser um momento tenso, com essas dicas você tem tudo para aproveitar essa fase sem grandes problemas. Entenda que o processo de aprendizagem não terminou e um recém-formado ainda tem muito a aprender.

Agora que você já sabe o que pode atrapalhar seu início de carreira, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam quais erros não cometer!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *