Multitasking: por que parar de ser esse tipo de profissional?

Multitasking: por que parar de ser esse tipo de profissional?

Fazer várias tarefas simultaneamente parece ser algo positivo, certo? E, por muito tempo, o mercado de trabalho buscou pessoas que se autodenominavam como “multitasking”, ou seja, aquele que faz “mil coisas ao mesmo tempo”. No entanto, cuidado: se você é esse tipo de pessoa, chegou a hora de parar.

A verdade é que ser um profissional multitasking não é benéfico nem para a sua produtividade, nem para a sua saúde física e mental. Tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo faz com que você não consiga realizar nada da forma certa e em tempo hábil, gerando ansiedade e outros problemas.

Mas, afinal, como parar de fazer isso acontecer? É algo difícil, já que se tornou uma questão cultural. Mas não é impossível! Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema.

O que é ser multitasking?

O multitasking, ou multitarefa, é a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. No cenário profissional, essa habilidade é frequentemente considerada valiosa, pois sugere eficiência e flexibilidade.

Muitos buscam isso para demonstrar produtividade e capacidade de gerenciar várias atividades simultaneamente.

No entanto, isso está começando a mudar. Vamos continuar para que você entenda o porquê!

Por que muitas pessoas desejam ser assim?

Em um mundo acelerado e repleto de demandas, ser um profissional multitasking pode parecer a solução perfeita para lidar com várias tarefas simultaneamente. No entanto, o que parece ser uma habilidade impressionante pode, na verdade, prejudicar a produtividade e a qualidade do trabalho. 

Apesar disso, por muitos anos, esse tipo de atitude não foi só estimulada, como requerida por recrutadores de todo o mundo. Acreditava-se que seria uma boa ideia ter profissionais que tentavam abraçar o mundo com as mãos, sem entender que, na verdade, isso é algo impossível de ser feito.

Hoje, a situação começou a mudar e muitos recrutadores estão, finalmente, entendendo os malefícios dessa exigência a seus colaboradores. Mas você não precisa esperar por eles para entender como isso pode prejudicar a sua rotina profissional.

Quais são os riscos de ser um profissional multitasking?

Agora, é hora de você entender os riscos de investir em uma atitude com essa abordagem. Vamos lá?

Redução da qualidade

Dividir a atenção entre várias tarefas pode levar à negligência dos detalhes e à diminuição da qualidade do trabalho. Erros podem passar despercebidos, comprometendo a entrega de resultados e prejudicando fortemente a sua produtividade.

Impacto na efetividade

O multitasking frequentemente resulta em uma distribuição desigual de esforços. Cada tarefa pode receber apenas uma fração de sua atenção, o que prejudica a resolução eficaz de problemas e a tomada de decisões informadas, aumentando o risco de entregas erradas.

Queda no desempenho

Alternar constantemente entre tarefas exige tempo para adaptação mental, resultando em uma perda de produtividade. O cérebro precisa se ajustar cada vez que você muda de foco, retardando o ritmo de trabalho.

Aumento do estresse

O multitasking pode causar altos níveis de estresse, pois a mente está constantemente em estado de alerta, tentando lidar com várias demandas simultâneas. Isso pode levar a esgotamento mental e emocional. Sem contar, também, nos problemas de saúde física, como dores de cabeça e até mesmo musculares por conta da tensão elevada.

Como evitar ser um profissional multitasking?

Chegou a hora de você entender, também, os meios para evitar esse tipo de atitude. Afinal, é fácil cairmos em uma armadilha que, muitas vezes, pode ser armada por nós mesmos. Confira as dicas a seguir!

Priorize tarefas

Em vez de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, determine quais tarefas são mais importantes e se concentre nelas, uma de cada vez. Isso permite que você foque sua atenção e energia de maneira mais eficaz, resultando em um trabalho de mais qualidade.

Crie uma lista de afazeres

Anote todas as tarefas que precisam ser realizadas e, em seguida, classifique-as com base na urgência e importância. Isso ajuda a evitar a tentação de alternar constantemente entre tarefas, pois você terá uma visão clara do que deve ser feito primeiro.

Defina blocos de tempo

Atribua períodos específicos do seu dia para lidar com tarefas específicas. Isso permite que você se concentre completamente em algo durante um período definido, sem interrupções.

Desligue notificações

Desative as notificações de e-mail, mensagens e mídias sociais enquanto trabalha em tarefas importantes. Isso reduzirá as distrações e permitirá que você mantenha o foco e, consequentemente, termine mais rápido o que precisa ser feito.

Use a técnica Pomodoro

Trabalhe por um período de 25 minutos (um “Pomodoro”), seguido por uma pausa de 5 minutos. Após quatro tempos, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Essa abordagem ajuda a manter a produtividade e evita o esgotamento mental e físico.

Evite o perfeccionismo

Perfeccionismo pode levar a gastar tempo excessivo em uma única tarefa. Defina um limite de tempo para cada tarefa e concentre-se em concluí-la de maneira satisfatória, em vez de perseguir a perfeição absoluta. Mas, claro, isso não significa fazer tudo de qualquer jeito. Busque o equilíbrio.

Limite abas do navegador

Mantenha apenas as abas do navegador necessárias para o trabalho abertas. Isso reduzirá a tentação de alternar para outras atividades durante o trabalho.

Descanse adequadamente

Ter uma boa noite de sono e tirar pausas regulares durante o dia são essenciais para manter a clareza mental e a produtividade. O cansaço excessivo contribui para a falta de foco e a tomada de decisões precipitadas.

Defina limites de trabalho

Estabeleça um horário de trabalho definido e evite estender o expediente constantemente. Isso ajuda a criar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, reduzindo a necessidade de realizar multitarefas para acompanhar.

Aprenda a dizer não

Não assuma mais tarefas do que pode lidar. Dizer não quando necessário ajuda a evitar a sobrecarga de trabalho e a necessidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Agora que você já sabe os riscos de ser um profissional multitasking e sabe como evitar esse tipo de situação, não perca tempo: deixe isso para lá! Atitudes como essa prejudicam sua produtividade e seu bem-estar. Uma coisa de cada vez, certo?

Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajude seus colegas e amigos que também sofrem com esse problema. Juntos, vamos criar uma geração de profissionais mais produtivos e saudáveis!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0