Há muito tempo sem estudar? Veja se vale a pena voltar à ativa!

muito tempo sem estudar

Está há muito tempo sem estudar e, agora, considera se ainda vale a pena se empenhar em novas jornadas de aprendizado? Saiba que você não é a única pessoa se sentindo assim e que essa dúvida tem se tornado cada vez mais comum.

Os estudos têm um forte impacto na vida de qualquer indivíduo, permitindo não apenas o desenvolvimento pessoal como também a construção de uma carreira na área de interesse. É por esse motivo que se dedicar a um curso ou a qualquer oportunidade de aprendizado é uma boa ideia.

Neste post, vamos mostrar como é possível voltar à ativa, independentemente de quanto tempo faz que você já não estuda. Gostou do assunto? Então, acompanhe e confira ótimas dicas!

Como ter ânimo para estudar?

Apesar da enorme quantidade de benefícios que os estudos trazem, eles também demandam bastante tempo e energia ao longo da rotina. Desse modo, depois de muitos anos sem estudar, pode ser difícil encontrar ânimo para manter a constância no aprendizado.

Mas a boa notícia é que isso tem várias soluções práticas. A seguir, veja o que você pode fazer para ter mais motivação para estudar!

Comece aos poucos

Se você ficou muito tempo longe das salas de aula e agora quer começar com tudo, pode ser que desanime com mais facilidade ao longo da jornada. Agora, ao dar um passo por vez, é possível criar uma rotina produtiva, equilibrada e com disciplina.

Esta segunda opção é bem mais atraente, não é mesmo? Então, comece aos poucos. Primeiro, analise o seu dia a dia e tente encontrar horários que podem ser dedicados aos estudos. Em seguida, procure cursos que despertam o seu interesse e analise cada um deles.

Por fim, quando a ideia amadurecer, é só se inscrever e se organizar para acompanhar as aulas. Reserve horários para fazer as atividades, mas sem deixar que o seu tempo de descanso seja prejudicado. Assim, você encontra mais equilíbrio e tira muito mais proveito dos estudos.

Estude o que você gosta

Outra coisa que anima muito é aprender um tema com o qual você tem afinidade. Inclusive, isso ajuda até a espantar o sono ao estudar à noite ou quando o cansaço já está batendo. Afinal, é sempre ótimo estar próximo daquilo que faz bem e que estimula os seus interesses.

Pense nas motivações

Um hábito que ajuda a persistir em busca de um objetivo é pensar sobre o que fez com que você quisesse dar o primeiro passo. Por exemplo, se o que motivou a retomada dos estudos foi a procura de um novo emprego ou de um aumento no salário, tenha sempre essa meta em mente ao longo da rotina.

Quando é muito tarde para voltar às salas de aula?

Essa é uma das perguntas mais fáceis de responder: nunca é tarde demais para voltar a estudar. Afinal, existem infinitas possibilidades de resgatar o seu sonho de aprender mais sobre uma determinada área.

Se você nunca teve a oportunidade de saber como é a vida na universidade, é possível iniciar uma graduação. Ou, então, se já tem o Ensino Superior completo, mas quer buscar novos rumos na carreira, é possível fazer um novo curso ou iniciar uma pós-graduação.

Contudo, caso você não se adapte bem à ideia de ingressar em uma graduação, há a possibilidade de fazer um curso técnico. Além disso, existe o tecnólogo, que tem validade de nível superior, mas apresenta uma duração menor que o bacharelado ou a licenciatura.

Mas, e se a ideia de passar horas em uma sala de aula e se locomover diariamente para um campus não agrada ou não se encaixa na rotina atual? Há sempre a possibilidade de estudar a distância. O EAD oferece mais flexibilidade, economia e praticidade nos estudos.

O melhor de tudo é que você pode optar por fazer um curso técnico, bacharelado, licenciatura, tecnólogo ou, até mesmo, uma pós-graduação EAD. Atualmente, é possível encontrar os mais variados tipos de curso na modalidade a distância, o que facilita ainda mais a retomada dos estudos. 

Como me adaptar à rotina de estudos depois de tanto tempo?

Uma das grandes preocupações das pessoas que buscam voltar a estudar depois de um tempo paradas é a adaptação da rotina. Afinal, muitas vezes, é necessário conciliar o aprendizado com outros compromissos da vida profissional, social e pessoal.

No entanto, existem também soluções práticas que facilitam a adaptação da rotina. Veja algumas delas!

Faça um planejamento

O primeiro passo é planejar como será a retomada dos estudos. Para começar, analise o seu dia a dia e verifique quanto tempo livre tem disponível. A partir disso, é possível escolher o curso, a instituição de ensino e a modalidade.

Monte um cronograma de estudos

Depois de planejar a volta às aulas, entender o que deve ser feito para se inscrever no curso e se matricular, é hora de planejar a rotina. Um grande facilitador é o cronograma de estudos. Com ele, você organiza cada conteúdo que deve ser estudado nos horários livres do cotidiano.

Mantenha o equilíbrio

De início, pode parecer assustador assumir um novo compromisso no dia a dia. Mas, quando você busca conciliar todas as atividades com equilíbrio, é possível ter uma rotina tranquila e produtiva. Sendo assim, não dispense os momentos de descanso, busque seguir os planos com disciplina e peça ajuda da sua rede de apoio, sempre que necessário.

Qual é a importância da escolha da faculdade para o seu retorno?

Viu só como é possível voltar à ativa depois de muito tempo sem estudar? No entanto, ao abordar esse assunto, é necessário também mencionar a importância da escolha da instituição de ensino. Afinal, o local onde você estuda faz toda a diferença no seu desenvolvimento e nos resultados alcançados.

O ideal é encontrar uma instituição que ofereça recursos modernos, metodologias de ensino compatíveis com a sua forma de aprendizado e benefícios para manter o ritmo. Nesse contexto, a boa infraestrutura, o corpo docente qualificado e o atendimento de qualidade são indispensáveis.

Com essas dicas, você vai se sentir mais confiante para retomar as atividades após muito tempo sem estudar, não é mesmo? Lembre-se de que sempre é um bom momento para voltar à ativa e que a educação abre portas para diversas oportunidades valiosas na vida de uma pessoa.

Conte com a Cruzeiro do Sul Educacional nesse processo. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a retomar os estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0