7 dicas para morar em república e ter uma boa relação com os moradores

morar em república

Viver perto da universidade facilita muito a rotina dos estudantes, principalmente daqueles que escolhem fazer faculdade fora do município onde residem com a família. Por isso, muitos jovens decidem morar em república — uma residência, que pode ser uma casa ou apartamento, compartilhada por estudantes que dividem todas as despesas e responsabilidades.

Além da chance de morar mais perto da instituição de ensino, outra vantagem que atrai os estudantes para as repúblicas é o baixo custo, já que dividir a moradia sai mais barato do que ter um lugar só para você. Por outro lado, manter uma boa relação com os outros moradores pode ser um verdadeiro desafio.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para ajudar você a morar em república sem ter tantos problemas de convivência. Confira!

1. Respeite os horários

Uma república de estudantes abriga pessoas que podem ter perfis e necessidades bem diferentes. Enquanto alguns frequentam a faculdade pela manhã, outros fazem isso à tarde, à noite ou em dois turnos. Também é possível que alguns façam estágios ou até tenham algum emprego para conseguir arcar com as despesas.

Então, diante de rotinas tão diversas, é muito difícil que todos tenham os mesmos horários de descanso ou de estudos. Mesmo assim, você pode fazer a sua parte e evitar fazer muito barulho nos momentos em que seus colegas precisam dormir ou estudar em casa para uma prova importante. Do mesmo modo, os outros também devem fazer isso por você.

2. Se for receber visita, avise antes

Morar em república por si só já significa que os moradores têm que lidar com várias pessoas que têm diferentes rotinas, como acabamos de comentar, o que faz com que o local seja um pouco movimentado. Se cada morador resolver receber amigos e parentes a qualquer dia e hora, sem nem se dar ao trabalho de avisar, a agitação será ainda maior.

Por esse motivo, é importante seguir as regras de convivência estabelecidas pelo grupo, que podem incluir limite de horários para receber visitas e realizar reuniões de amigos ou até mesmo festas. Também é bom deixar os outros avisados sobre a chegada de visitantes, para que eles possam se programar melhor.

3. Divida as tarefas

Enquanto vivem com os pais, muitos jovens estão acostumados a não ter que se preocupar com afazeres domésticos. Ao morar em república, no entanto, é fundamental que todos os moradores contribuam para manter os ambientes limpos e organizados.

Assim, participe da divisão das tarefas e cumpra as suas obrigações. Para facilitar, é interessante que o grupo utilize uma planilha para definir o que cada um deve fazer em cada dia e como será o revezamento das tarefas, para que ninguém tenha que fazer a mesma coisa sempre. Desse modo, vocês vão conseguir manter a limpeza da residência.

4. Preserve a organização

Além de realizar os afazeres domésticos — como varrer a casa, lavar banheiros e retirar o lixo —, é importante manter a organização em todos os momentos do dia. Isso ajuda a reduzir a desordem e, consequentemente, facilita as coisas para a próxima pessoa que tiver que arrumar os ambientes.

Na prática, estamos falando de não deixar objetos espalhados pela casa — se levou um copo para a sala, por exemplo, lembre-se de lavá-lo e guardá-lo — e de manter os seus pertences pessoais em ordem. Afinal, ninguém tem a obrigação de arrumar a sua bagunça, não é mesmo?

5. Pague as contas

Como dissemos, morar em república é uma boa maneira de economizar na faculdade quando você deseja viver mais perto da instituição de ensino. Por isso, é melhor pagar a sua parte das despesas em dia e, assim, evitar conflitos que podem levar você a ter que procurar outro lugar para morar.

Até porque a opção de viver em um lugar só seu certamente pesa mais no bolso. Nessa situação, você tem que pagar aluguel, água, luz, internet e gás, entre outras despesas, totalmente por conta própria. Já na república, tudo é dividido em partes iguais entre os moradores.

6. Respeite a privacidade de todos

Embora seja uma residência compartilhada, morar em república não significa que não há privacidade. Muito pelo contrário, o fato de que os outros moradores não são seus familiares e talvez nem mesmo seus amigos só reforça a necessidade de todos respeitarem a privacidade uns dos outros.

Para isso, é importante não entrar nos quartos dos outros sem ser convidado e muito menos mexer em gavetas e armários individuais. Também é bom não fazer perguntas indiscretas e entender caso alguém não esteja com disposição para conversar ou se divertir.

7. Respeite as diferenças

Fora as vantagens que já citamos, morar em república oferece a oportunidade de conviver com pessoas com os mais diferentes perfis e crenças. Ao mesmo tempo que é interessante conviver com tanta diversidade, isso também pode resultar em conflitos de ideias que têm grandes chances de prejudicar a relação entre os moradores.

O caminho para evitar esse problema é um só: respeitar as diferenças. Ao decidir se mudar para uma república, você deve ter em mente que, em um ambiente como esse, nem tudo vai ser do seu jeito. Porém, com respeito mútuo, é perfeitamente possível ter uma boa convivência com as pessoas que são diferentes de você.

Seguindo todas essas dicas, você certamente vai conseguir fazer a sua parte para ter uma boa relação com os demais moradores. No entanto, o fato é que a boa convivência não depende apenas de você. Todos precisam obedecer às regras que o grupo definiu, colaborar com a resolução dos problemas do dia a dia e saber respeitar o espaço dos outros.

Portanto, morar em república é algo que precisa de bastante diálogo para funcionar bem. Assim, adote uma postura pacífica diante das dificuldades e tente estimular seus colegas a fazerem o mesmo. Se cada um souber ouvir o que o outro tem a dizer, vocês serão capazes de tornar a moradia um lugar mais tranquilo e agradável para todos.

Então, será que tem mais alguma coisa que pode ser feita para facilitar a convivência em república? Deixe um comentário nos contando o que você acha!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0