7 mitos sobre EAD que você precisa parar de acreditar

mitos sobre ead

A Educação a Distância (EAD) é regulamentada no Brasil desde 1996, quando foi sancionada a Lei nº 9.394, também conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De lá para cá, os números de cursos ofertados nessa modalidade e de estudantes que dão preferência a ela só aumentaram, mas ainda existem alguns mitos sobre EAD que confundem muita gente.

Isso acontece porque, para quem se acostumou somente ao ensino presencial, a ideia de que é possível fazer um curso sem precisar frequentar fisicamente uma instituição gera um grande estranhamento. Para essas pessoas, a EAD acaba parecendo uma modalidade menos eficiente, o que não se confirma na realidade.

Diante disso, desenvolvemos este post para esclarecer 7 mitos sobre EAD nos quais você precisa parar de acreditar imediatamente. Quer saber quais são eles? É só continuar a leitura!

1. Cursos EAD são mais fáceis

O primeiro mito sobre EAD da nossa lista certamente é um dos mais difundidos. Como não há a necessidade de que o estudante frequente as aulas diariamente e fique cara a cara com os professores, algumas pessoas têm a impressão de que os cursos a distância são mais fáceis do que os presenciais.

A verdade, no entanto, é que na EAD os alunos precisam assistir às aulas e realizar inúmeras atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de dedicar tempo para estudar as matérias e se preparar para as avaliações. Os conteúdos curriculares são os mesmos dos cursos presenciais, e é preciso ter organização para montar uma rotina de estudos consistente.

2. Não é preciso fazer o TCC

Assim como tem quem acredite que os cursos a distância são mais fáceis, também há quem pense que não é preciso fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) quando se estuda nessa modalidade. Esses dois mitos sobre EAD partem da mesma ideia equivocada de que a Educação a Distância exige menos esforço por parte dos estudantes.

Contudo, o TCC é obrigatório em certos cursos, independentemente da modalidade de ensino escolhida. Por isso, o TCC EAD existe e funciona de forma bastante similar à dos TCCs em cursos presenciais. A diferença é que o contato entre estudante e orientador se dá por meio virtual. Já a apresentação do trabalho diante da banca avaliadora pode acontecer presencialmente, no polo EAD.

3. Não existe aula prática

Uma boa parte dos cursos que estão disponíveis na Educação a Distância são formações com foco em conteúdos mais teóricos, como as licenciaturas e os cursos de gestão. Isso leva as pessoas a pensarem que a formação EAD não oferece aulas práticas.

Esse é mais um dos mitos sobre EAD que você precisa esquecer. Isso porque existem vários cursos a distância que incluem aulas práticas, que são realizadas nos polos EAD ou até mesmo no campus. É possível encontrar, inclusive, graduações semipresenciais — uma metodologia que mescla características da EAD e do ensino presencial — que têm aulas em laboratórios e atividades práticas regularmente.

4. O diploma não tem a mesma validade

O quarto mito sobre EAD desta lista é motivo de grande preocupação entre os estudantes que se deparam como um mesmo curso sendo ofertado tanto na modalidade presencial quanto na Educação a Distância. Outra vez, isso é resultado da ideia errônea de que cursos EAD são inferiores e, portanto, não merecem o mesmo reconhecimento.

O fato, porém, é que graduações e cursos técnicos EAD passam por um minucioso processo de avaliação para serem autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e devem atender a uma série de exigências para seguirem funcionando. O mesmo acontece com os cursos presenciais. Assim, os diplomas obtidos nas duas modalidades têm a mesma validade.

5. Profissionais formados por EAD não possuem o mesmo destaque

A preocupação com a validade do diploma está ligada ao interesse em conquistar uma posição de destaque no mercado de trabalho. Os estudantes têm receio de que ter um diploma de um curso EAD possa ser uma desvantagem na hora de disputar uma vaga de emprego com concorrentes que fizeram cursos presenciais.

Mas isso não passa de mais um dos mitos sobre EAD. Além de os diplomas terem a mesma validade, eles também não incluem nenhuma informação que possa indicar que se trata de um curso EAD ou presencial. Assim, profissionais formados pela Educação a Distância têm as mesmas oportunidades e podem ter o mesmo destaque de quaisquer outros profissionais que se formaram em cursos presenciais.

6. O aluno precisa fazer tudo sozinho

Por se tratar de uma modalidade de ensino em que a pessoa estuda longe da sala de aula tradicional e não encontra pessoalmente professores e colegas, muito se fala que é preciso saber se virar só para cursar EAD. Embora seja mesmo necessário ter certa independência para se sair bem nesse formato, isso não significa que você não vai receber suporte.

Na verdade, os estudantes interagem constantemente com professores e colegas por meio dos fóruns de discussão, e podem tirar dúvidas utilizando o chat do AVA. Os professores monitoram todo o progresso de cada um e ficam à disposição para dar apoio especializado sempre que houver necessidade.

7. Curso EAD só tem aulas gravadas

O último item da nossa lista de mitos sobre EAD se refere ao formato das aulas nessa modalidade. É comum pensar que os alunos só podem contar com aulas já gravadas na hora de estudar. Entretanto, a Educação a Distância oferece diversas outras possibilidades.

Algumas instituições transmitem aulas ao vivo, permitindo a interação entre professores e alunos, e promovem debates sobre os conteúdos. Além disso, o AVA ainda propõe inúmeras atividades para estimular o aprendizado. Logo, não é verdade que um curso EAD gira em torno apenas de aulas gravadas.

Depois de esclarecer a verdade por trás de todos esses mitos sobre EAD que listamos aqui, você percebe que a Educação a Distância é uma excelente opção para quem quer conquistar uma formação. Basta encontrar uma boa instituição de ensino para ter certeza de que você terá à sua disposição toda a estrutura e suporte necessários ao longo do curso que você escolher.

Então, tem interesse em fazer um curso a distância? Entre em contato com a Cruzeiro do Sul Educacional e fique por dentro de todos os detalhes sobre os nossos cursos EAD!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0