6 dicas para ter um mindset de crescimento e melhorar sua carreira

mindset de crescimento

O poder do pensamento é capaz de motivar você a seguir em busca das maiores realizações pessoais. É nisso que consiste o mindset de crescimento, um conceito muito importante para o desenvolvimento, principalmente da carreira.

Essa mentalidade diz respeito a um conjunto de crenças, experiências, habilidades e conhecimentos que adquirimos e que servem para modelar como pensamos e nos comportamos. A partir disso, é possível construir o futuro dos sonhos para alcançar as metas profissionais e pessoais definidas.

Neste post, fique por dentro de 6 dicas que vão ajudar você a desenvolver o seu mindset de crescimento e confira outras informações imperdíveis sobre o assunto!

Quais são os tipos de mindset?

Antes de descobrir como você pode ter um mindset de crescimento, é interessante entender que existe outro tipo de mindset além desse — o mindset fixo. A seguir, explicamos melhor cada um deles.

Mindset fixo

O mindset fixo é aquela mentalidade de que as pessoas nascem — ou não — com talentos, e que nada se pode fazer para mudar essa situação. Acredita-se que inteligência, habilidades e competências não precisam ser estimuladas para melhorarem, nem podem ser desenvolvidas por quem, supostamente, não nasceu com elas.

Mindset de crescimento

Indo na contramão da mentalidade fixa, o mindset de crescimento, também conhecido como progressivo, acredita que, com esforço e dedicação, é possível desenvolver novas habilidades e competências. Essa forma de pensar permite que você se desafie, já que sabe que pode superar os obstáculos, para evoluir constantemente na carreira e em outros aspectos da sua vida.

Como o mindset se forma?

O mindset de uma pessoa é formado a partir das suas crenças, que, por sua vez, são definidas pelas suas vivências, suas experiências ao longo da vida. Assim, há quem tenha uma visão muito limitada de si mesmo, duvidando da própria capacidade de crescer e se desenvolver para alcançar objetivos que exigem certo esforço.

Por isso, ter um mindset de crescimento é essencial para a carreira. Sem essa mentalidade, você tende a ficar na zona de conforto, evitando desafios e, consequentemente, perdendo oportunidades de subir mais alguns degraus na vida profissional.

Para chegar a um cargo de liderança, por exemplo, é preciso que você se desafie e que saiba desafiar os outros, estimulando o aperfeiçoamento de habilidades e competências. Alguém com um mindset fixo não acredita que vale a pena apostar nessas transformações.

Quais são as dicas para ter um mindset de crescimento?

Agora que você já entendeu como o mindset se forma, confira 6 dicas que trouxemos para desenvolver um mindset de crescimento.

1. Pratique mindfulness

Já ouviu falar da meditação de atenção plena? Esse é o mindfulness. A prática busca fazer você se concentrar em cada aspecto em sua volta, tornando-se voluntariamente mais consciente sobre o ambiente, suas ações e a interação entre esses dois fatores.

A prática do mindfulness pode ser desenvolvida no dia a dia, ao tirar cerca de 5 a 10 minutos diários para meditar. Experimente prestar atenção na sua própria respiração, nos sons ao redor, na temperatura do ambiente em que você se encontra e em diversos outros estímulos, sem atribuir nenhum julgamento.

Por meio da atenção plena, você consegue desenvolver mais autonomia e consciência das próprias ações. Com isso, compreende melhor não apenas como planejar o seu crescimento pessoal, mas também a colocar em prática as metas definidas.

2. Pense em suas ações

O próximo passo para ter um mindset de crescimento é refletir sobre o que você tem feito. As atitudes e decisões tomadas são compatíveis com o futuro que deseja alcançar? Se a resposta é sim, é importante manter esse tipo de comportamento, a fim de se aproximar cada vez mais dos objetivos.

Caso seja não, é interessante se questionar sobre o que pode levar você a seguir na direção contrária ao lugar que deseja chegar. A partir disso, é possível reformular seus planos e promover ações que gerem bons resultados para a sua vida profissional e pessoal.

3. Encare desafios

Dificilmente conseguimos conquistar os nossos maiores sonhos sem sair da zona de conforto, apenas fazendo mais do mesmo todos os dias. É por esse motivo que é uma boa ideia aceitar alguns dos desafios que aparecem pelo seu caminho. Especialmente na carreira, você precisa mostrar que tem capacidade de ir além do que já faz.

Propor-se a realizar tarefas mais complexas, que envolvem um maior esforço e preparação, é uma excelente maneira de se motivar a seguir em frente, rumo ao caminho do sucesso. No entanto, só aceite os desafios que você sente que consegue superar no momento, respeitando os seus limites.

4. Utilize as ferramentas adequadas

Assim como uma planta precisa de água, sol, adubo, entre vários outros elementos para crescer, você também pode apostar em recursos que auxiliem no seu crescimento. É importante investir em você mesmo, garantindo que tenha condições práticas de se desenvolver cada vez mais.

Além disso, as ferramentas adequadas variam de pessoa para pessoa, pois os objetivos finais podem ser diferentes. Por esse motivo, reflita sobre as maiores realizações que deseja alcançar e identifique quais são os recursos que podem ajudar durante o processo, como:

  • curso superior;
  • networking;
  • experiência na área;
  • transição de carreira;
  • soft e hard skills.

5. Invista em capacitação

A capacitação, além de ser muito importante para a imagem profissional, é uma estratégia muito útil para aprender novas habilidades e atualizar os conhecimentos já existentes. Lembre-se de que a educação é fundamental para construir um futuro sólido e promissor.

Assim, faça novos cursos, treinamentos, participe de eventos da sua área e workshops, entre outras formas de capacitação. Também adote o hábito da leitura, caso ainda não tenha, e acompanhe as novidades do setor. Descubra as tendências e preste atenção ao que pode mudar, pois isso ajuda você a se adaptar às transformações do mercado.

6. Aprenda com os erros

Mesmo com muito esforço, nem sempre alcançamos nossos objetivos na primeira tentativa. É o caso de quem faz o vestibular e não consegue passar, por exemplo. Houve dedicação, mas o resultado não foi aquele tão esperado.

Diante de situações como essa, é importante encarar os erros como oportunidades de aprender onde precisa melhorar, e não como meros fracassos. Desse jeito, você pode tentar de novo, testando novas estratégias, até chegar onde você deseja.

Ter um mindset de crescimento, diferentemente de ter uma mentalidade fixa, permite que você se adapte a novos contextos e mude para alcançar os maiores objetivos. Por isso, vale a pena desenvolver esse método, a fim de estar em constante movimentação em busca do futuro desejado.

Conte conosco para alcançar as suas mais altas metas. Conheça os nossos cursos e saiba como se desenvolver profissionalmente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0